SL Benfica 5-2 UD Oliveirense: Contra-ataques mortíferos garantem mais três pontos

- Advertisement -

Na tarde deste domingo, o Benfica recebeu a Oliveirense para mais um clássico do hóquei em patins nacional. Após cinquenta minutos de jogo, os encarnados, mais competente nas manobras defensivas e ofensivas, foram quase sempre superiores e bateram a União por 5-2. Resultado que faz as águias encostar aos dragões no topo do campeonato.

As duas equipas entraram em pista a querer marcar, mas nem o Benfica ou a Oliveirense conseguiram aproveitar as oportunidades de que dispuseram. Contudo, em cima da marca dos cinco minutos e através de uma jogada já bem conhecida, Nicolia serviu João Rodrigues que, no interior da área adversária, fez o 1-0. Segundos depois, num lance idêntico, a Oliveirense ficou perto da igualdade, mas Pedro Henrique manteve a vantagem das águias.

O golo não mexeu no equilíbrio registado dentro de pista. Contudo, através de um lance de contra-ataque de dois para um, à passagem dos oito minutos, Nicolia voltou a servir João Rodrigues e o “matador” do Benfica fez o 2-0. De seguida, Valter Neves ficou perto do terceiro, mas Puigbí evitou um novo golo dos encarnados.

Mesmo em desvantagem, a Oliveirense apostava num estilo de jogo mais em posse. Porém, não estava a conseguir visar a baliza benfiquista em boas condições. O Benfica, por sua vez, sempre que tinha o esférico em seu poder, procurava aumentar o ritmo em pista, de forma a criar algum desequilíbrio que pudesse dar origem a uma chance de golo. Para além disso, os comandados de Pedro Nunes tentavam, também, aproveitar as transições rápidas e apanhar a União em contrapé.

A faltarem cerca de sete minutos e meio para o intervalo, numa jogada de insistência da Oliveirense, Pedro Moreira ficou isolado perante Pedro Henriques, fez a colher, mas o guardião encarnado, com uma defesa a dois tempos, impediu o golo da equipa visitante. Passados noventa segundos, João Rodrigues enrolou o esférico da zona da linha de meio campo e surpreendeu Puigbí, que não ficou nada bem na fotografia, fazendo o 3-0.

O conjunto orientado por Renato Garrido tentava reagir, mas apenas em situações de superioridade numérica momentânea ou de stickadas de meia distância conseguia chegar à baliza das águias. No entanto, os primeiros vinte e cinco minutos estavam a ser o Benfica e com cerca de quatro minutos para a pausa, Diogo Rafael, isolado diante de Puigbí, esperou a queda do guarda-redes espanhol e colocou o esférico ao angulo superior esquerdo. Estava feito o 4-0. Pouco depois, numa jogada entre Diogo Rafael e Jordi Adroher, o catalão ficou a milímetros do quinto, mas a bola passou por cima.

Terminada a primeira parte, o Benfica vencia por quatro golos sem resposta. Vantagem justa e que espelhava a eficácia dos encarnados, tanto a defender como a atacar. Pedro Henriques fez algumas defesas de qualidade, sim, mas a Oliveirense não estava a conseguir furar a defesa das águias, o que obrigava a União a recorrer, por várias ocasiões, a stickadas de longa distância ou de zonas mais remotas do campo.

O retomar do encontro foi muito parecido com o começo, tendo sido a Oliveirense a conseguir criar as melhores oportunidades de golo. Com cerca de quatro minutos e meio jogados, numa situação de contra-ataque de três para dois, Valter Neves foi travado em falta por Jordi Bargalló no interior da área da União. Adroher podia ter feito o quinto, mas stickou muito ao lado da baliza de Puigbí.

Diogo Rafael, através da sua grande velocidade em cima dois patins, conseguiu bisar na partida
Fonte: Carlos Silva

A Oliveirense tinha a bola muito mais tempo em seu puder, mas não estava a conseguir ter grandes oportunidades de golo, exceção à norma foi uma stickada ao poste, por volta dos oito minutos, de Jordi Bargalló. Balançada no ataque, a União deixava espaços nas suas costas. Situação que as “flechas” do Benfica tentavam aproveitar, mas, que ao contrário do que havia acontecido no primeiro tempo, não estavam a conseguir concretizar.

Disputados dez minutos da segunda parte, a Oliveirense cometeu a sua 10ª falta. João Rodrigues, chamado à responsabilidade, conseguiu retirar Puigbí do lance, mas os postes impediram o quarto tento do número nove do Benfica no jogo. Logo a seguir, a União beneficiou de uma grande penalidade. Ricardo Barreiros, um dos especialistas da equipa visitante neste tipo de lances, stickou ao angulo superior esquerdo e reduziu a desvantagem para 4-1. Pouco depois, Nuno Araújo, com uma bela stickada cruzada, reduziu o score para 4-2. O encontro estava relançado.

Os golos da Oliveirense animaram a partida e o Benfica respondeu, mas sem efeitos práticos. Exemplo disso, foi uma grande penalidade desperdiçada por João Rodrigues, a segunda dos encarnados no jogo, que enviou o esférico ao poste. Porém, foi outra vez numa situação de contra-ataque que as águias voltaram a marcar. Diogo Rafael, isolado perante Puigbí, tirou o espanhol da frente e com a baliza totalmente deserta fez o 5-2. Praticamente na jogada a seguir, João Rodrigues recuperou a bola a meio campo, mas apenas com Xavi pela frente, permitiu a defesa do guardião internacional espanhol.

Na frente e com três golos de diferença no marcador, o Benfica passou a esticar o tempo de ataque e a fazer a bola circular, arriscando só pela certa, procurando aproveitar os espaços concedidos pela defensiva da União.

Com cerca de um minuto para se jogar, Vieirinha, que havia entrado à instantes, ainda dispôs de uma enorme oportunidade para fazer o sexto, mas isolado perante Puigbí permitiu a defesa do guarda-redes da Oliveirense.

Finalizado o jogo, o Benfica venceu a Oliveirense por 5-2. Resultado que demonstra a exibição competente realizada pelos jogadores liderados de Pedro Nunes que, mesmo ao sofrerem dois golos num curto espaço de tempo, souberam reerguer-se, voltar a marcar e controlar a partida até ao final. Este resultado permite aos encarnados encostar ao Porto no topo da tabela classificativa com 60 pontos, que ontem ganhou em Paço de Arcos por 8-3 e ultrapassar o Sporting, que na noite de sábado empatou no municipal de Barcelos contra o Óquei a 2-2. A Oliveirense, por seu lado, sofreu a terceira derrota nos últimos cinco jogos do campeonato e fica à mercê do Valongo (Oliveirense-42 pontos/Valongo-41 pontos), que ontem goleou, em casa, o Grândola por 8-0.

Cincos Iniciais:

SL Benfica: 1-Pedro Henriques (GR), 2-Valter Neves (CAP.), 4-Diogo Rafael, 5-Carlos Nicolia e 9-João Rodrigues

Jogaram ainda: 7-Jordi Adroher, 14-Tiago Rafael, 44-Miguel Rocha e 74-Vieirinha

Banco: 10-Guillem Trabal (GR)

 

UD Oliveirense: 88-Xavier Puigbí (GR), 7-Pedro Moreira, 9-Jordi Bargalló, 44-João Souto e 77-Ricardo Barreiros (CAP.)

Jogaram ainda: 4-Nuno Araújo, 29-Jepi Selva e 74-Pablo Cancela

Banco: 26-Domingos Pinho (GR) e 87-Jordi Burgaya

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

Amarante e Belenenses vencem e cimentam lideranças: eis os resultados do dia na Liga 3

Dia cheio de jogos importantes na Liga 3. Os líderes das duas séries, Belenenses e Amarante, venceram.

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.