Sporting CP 3-2 UD Oliveirense: Sporting volta a vencer e apura-se para a Final-Four

- Advertisement -

Na tarde deste sábado e perante um pavilhão João Rocha com meia casa, o Sporting confirmou a vantagem trazida de Oliveira de Azeméis e voltou a derrotar a Oliveirense por 3-2, confirmando a qualificação para a Final-Four da Liga Europeia.

Numa partida com um começo dinâmico, o Sporting foi a equipa a conseguir as duas primeiras grandes oportunidades de golo, mas nem Pedro Gil ou Toni Pérez, que enrolou o esférico à barra, conseguiram inaugurar o marcador. Contudo, o golo não demorou muito a surgir. Em cima da marca dos três minutos, João Pinto, com um movimento diagonal, aproveitou um buraco existente na defesa da Oliveirense para fazer o 1-0.

A Oliveirense respondeu, mas Nuno Araújo não conseguiu bater Girão, que começava a abrir o livro. Isto, no que a defesas diz respeito.

Na frente, os leões cederam a iniciativa de jogo à Oliveirense que, apesar do muito tempo de posse de bola, não estava a conseguir incomodar o guardião leonino. As melhores chances surgiam a meio da primeira metade, com João Souto a disparar para uma bela defesa, com a máscara, de Girão e depois de uma perda de bola de Pedro Gil, também parada pelo guarda-redes da seleção nacional.

Jogados cerca de quatorze minutos, o Sporting que, quando em posse só arriscava pela certa, ficou perto do segundo, após uma belíssima movimentação que só não resultou em golo, devido a uma enorme parada de Puigbí.

Já com menos de dez minutos para se disputar, as redes voltaram a ficar perto de balançar. Primeiro, Jepi Selva, isolado, não conseguiu restabelecer o empate e no seguimento do lance, Ferran Font ficou perto de aumentar a vantagem sportinguista.

A cerca de seis minutos para o intervalo e na sequência de um lance de laboratório, Vítor Hugo disse sim a um passe aéreo de Font e apontou o 2-0. Minutos depois, a Oliveirense teve uma grande oportunidade para reduzir a diferença, mas Souto, que “apenas” tinha Girão pela frente, falhou a receção e deixou escapar o esférico.

Perto da entrada para os últimos sessenta segundos antes da pausa, o Sporting ficou perto do terceiro, mas Font não conseguiu dar o melhor seguimento a um passe aéreo de Vítor Hugo, tendo feito a redondinha esbarrar na trave.

Chegado o intervalo, o Sporting, com o seu pragmatismo e eficácia habituais, vencia por 2-0, 5-3 no total, de forma justa, contra uma Oliveirense que não conseguia encontrar o antídoto para superar a teia defensiva montada por Paulo Freitas.

Numa das principais jogadas de tarde, Ferran Font não conseguiu marcar, enviando o esférico ao travessão
Fonte: Carlos Silva Photography/BnR

A Oliveirense reentrou bem e ainda nem estavam jogados dois minutos quando Pedro Moreira, com uma grande stickada de meia distância, reduziu o marcador para 2-1. Passados alguns minutos, a equipa de Oliveira de Azeméis beneficiou de uma grande penalidade, devido a um atleta leonino ter cortado o esférico com o patim. Ricardo Barreiros assumiu a marcação da grande penalidade, mas Girão defendeu a stickada que saiu à figura.

Disputados oito minutos do segundo tempo, surgiu a 10ª falta da Oliveirense. Vítor Hugo foi o escolhido para a conversão do lance, mas acabou por enviar a bola ao poste direito da baliza defendida por Puigbí. Pouco depois, o Sporting voltou a ficar perto de marcar, mas Xevi travou um desvio de João Pinto. Sem arriscar muito, os leões iam tendo algumas oportunidades para marcar e a meio da segunda parte, Vítor Hugo aproveitou um ressalto de bola de uma stickada de Henrique Magalhães para fazer o 3-1.

Numa partida muito “morninha”, o Sporting ia controlando, não só, o resultado, como esforço despendido em pista. A União, por sua vez, não demonstrava ter capacidade para mudar o rumo dos acontecimentos e quando em posse, eram raras as situações em que conseguiam criar perigo real junto à baliza de Girão. Isto, também, devido a uma boa postura defensiva do conjunto verde e branco.

A faltarem menos de cinco minutos para o final, num contra-ataque de três para um, o quarto tento leonino esteve à vista, mas o “tiro” de Caio acertou em cheio na barra. Logo de seguida, o Sporting voltou a ficar bem perto de marcar, mas Puigbí impediu Vítor Hugo de chegar ao hat-trick. De seguida, os leões cometeram a sua 10.ª falta. Pedro Moreira, chamado à conversão, não desperdiçou e reduziu para 3-2.

Se se poderia pensar que o segundo golo da Oliveirense ia animar os últimos minutos da partida, isso acabou por não acontecer, pois, o Sporting, competente, controlava o esférico, preferindo manter a posse do mesmo ao invés de tentar mais um golo. A Oliveirense, ainda teve um ou outro lance através do génio de Bargalló, mas o resultado não mais se voltaria a alterar.

Finalizado o encontro, o Sporting levou de vencida a Oliveirense por 3-2 e conseguiu o apuramento para a Final-Four da Liga Europeia. Regressando à fase final da principal competição europeia de clubes de hóquei em patins, cerca de 30 anos depois da presença na final da Taça dos Campeões Europeus.

Nos restantes jogos da 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europeia, o Porto atropelou o Benfica, ao golear os encarnados por 9-2 e em Espanha, o Barcelona recebeu e venceu o Follonica por 2-0, enquanto que o Reus deu a volta à eliminatória o derrotar o Liceo por 7-2.

Assim, os jogos das meias-finais da Final-Four que está marcada para os dias 12 e 13 de maio, em localização ainda por definir, são os seguintes:

Sporting CP – FC Porto

FC Barcelona – Reus Deportiu

Equipas:

Sporting CP

1-Ângelo Girão (GR), 9-Pedro Gil, 16-João Pinto (CAP.), 17-Matías Platero e 57-Toni Pérez

Jogaram ainda: 4-Ferran Font, 8-Caio, 30-Vítor Hugo e 88-Henrique Magalhães

Banco: 91-Zé Diogo Macedo

UD Oliveirense

88-Xevi Puigbí (GR), 4-Nuno Araújo, 7-Pedro Moreira, 9-Jordi Bargalló e 77-Ricardo Barreiros (CAP.)

Jogaram ainda: 29-Jepi Selva, 44-João Souto e 74-Pablo Cancela

Banco: 26-Domingos Pinho (GR) e 87-Jordi Burgaya

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Real Madrid x Benfica do playoff da Champions League

O Real Madrid recebe o Benfica na 2.ª mão do playoff da Champions League. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Lucas Paquetá junta-se em defesa de Vinícius Júnior: «É muito triste continuar a ver as coisas que acontecem ao Vini»

Lucas Paquetá saiu em defesa de Vinícius Júnior no caso com Gianluca Prestianni e pediu ao colega de seleção para voltar para o Flamengo.

AVS SAD renova contrato com Cristian Devenish

O AVS SAD assegurou que Cristian Devenish continuará no clube até 2028, estendendo por mais duas temporadas. O defesa-central chegou ao clube em 2024.

West Brom encerra ciclo de Eric Ramsay no comando técnico

O West Bromwich Albion decidiu afastar o treinador Eric Ramsay depois de uma série de maus resultados que deixou a equipa muito perto dos lugares de descida. O empate frente ao Charlton Athletic agravou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Já se conhecem os árbitros da jornada 24 da Primeira Liga: eis todas as nomeações

Já são conhecidas todas as equipas de arbitragem para os jogos referentes à jornada 24 da Primeira Liga. Segue em baixo.

Luis Suárez é o reforço de 2025/26 com mais golos no futebol europeu

Luis Suárez já acumulou 27 golos em 36 jogos pelo Sporting, batendo nomes como Luís Diaz, Viktor Gyokeres e Hugo Ekitiké.

Benfica goleia AZ Alkmaar e está nos quartos de final da Youth League

O Benfica goleou em casa o AZ Alkmaar por 6-2 e qualificou-se para os quartos de final da Youth League. Francisco Silva fez hat-trick.