cab hoquei

Chegado o final do ano de 2013, é tempo de olhar para trás e fazer um balanço.

Este ano vai ficar na história no Benfica http://thumbs.sapo.pt
Este ano vai ficar na história no Benfica
http://thumbs.sapo.pt

Este foi um ano cheio de emoções para o hóquei português. Comecemos pelo Benfica. Este ano, a nível internacional, foi o melhor de sempre. O Benfica tocou o estrelato e viu, primeiro, a Europa e, depois, o Mundo ficarem a seus pés. Tudo começou na final four da Liga Europeia, disputada no Porto, e onde Benfica e FC Porto chegaram à final (aqui também mais uma vitória para o hóquei português). Depois de ter eliminado o Hockey Valdagno, o Benfica encontrava o FC Porto, que tinha derrotado o Barcelona, numa final inédita entre dois clubes portugueses, e que teve polémica à sua volta. Depois de se ter sentido intimidado durante o jogo da meia-final por parte de adeptos do Porto, o Benfica considerou não ir ao jogo da final, tendo a decisão de jogar sido tomada na manhã do dia do jogo. Em pleno Dragão Caixa, o Benfica conquistou a sua primeira Liga Europeia, graças a um golo de ouro de Diogo Rafael. Começava aqui uma caminhada cheia de glória para o Benfica. A próxima conquista seria a Taça Continental, onde os encarnados derrotaram, de forma contundente, o vencedor da Taça CERS, o Vendrell, por 5-3 fora e 5-0. E tudo culminaria na Taça Intercontinental. Frente ao campeão sul-americano, o Sport Recife, o Benfica goleou por 10-3, resultado que mostra o grande desequilíbrio que há entre o hóquei português e o brasileiro. Com o estatuto de campeão nesta edição da Liga Europeia, o Benfica lidera o seu grupo só com vitórias. A nível interno, as coisas não foram tão brilhantes. O clube não foi capaz de ganhar o campeonato e a Taça de Portugal e ocupa neste momento o 2º lugar.

O FC Porto também foi um dos vencedores do ano. Conquistou o campeonato, a Taça e a Supertaça, conseguiu uma grande vitória frente ao Barcelona e lidera o seu grupo na Liga Europeia. Faltou a cereja no topo do bolo, que seria a conquista da Liga Europeia no seu pavilhão. No campeonato, os azuis e brancos seguem em 3º.

A selecção de sub-20 voltou a ser feliz no Mundial http://cdn.record.xl.pt
A selecção de sub-20 voltou a ser feliz no Mundial
Fonte: Record

Em termos de selecções, este ano foi mais do mesmo. Muita esperança, muita qualidade, mas, no final, frustração. Por diversos factores já aqui referidos, Portugal voltou a falhar. No Mundial, Portugal apresentava-se como um dos favoritos, mas, num jogo onde o azar e a arbitragem não ajudaram, o país foi eliminado frente à Argentina e não conseguiu realizar o seu sonho. O mesmo se passou no Europeu feminino. Depois de uma série de resultados que deixavam o público esperançado, a selecção portuguesa caiu na final perante a Espanha por uns expressivos 7-0. Mais uma vez, Portugal morreu na praia. Mas, no panorama da selecção, nem tudo é negativo. Os sub-20 conquistaram o Mundial, um troféu que escapava há três finais consecutivas, com um trajecto impecável. Estes jovens mostraram que o futuro do hóquei está em boas mãos.

Em 2013, assistimos também à saída de Carlos Feriche da selecção espanhola. Depois de ter conquistado quatro Europeus e cinco Mundiais, abandonou o cargo deixando Espanha no topo da modalidade.

A AD Valongo termina 2013 num grande momento http://www.advalongo.pt
A AD Valongo termina 2013 num grande momento
Fonte: advalongo.pt

E acabo os destaques com a equipa sensação. Nesta época natalícia, há uma equipa que está a viver um verdadeiro conto de Natal. Falo da AD Valongo, a equipa sensação do campeonato. Líder isolado, líder do seu grupo na Liga Europeia e, ainda sem perder, a AD Valongo vive o melhor momento na sua história e não podia ter pedido melhor fim de ano. Para 2014, o desejo é o de continuar a ser uma força emergente no hóquei português e, quem sabe, causar uma surpresa no campeonato.

São estes os destaques de 2013. Desejo a todos um óptimo ano de 2014, agradecendo o apoio que têm dado ao Bola na Rede e desejando que assim continuem.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.