O diário de um atleta olímpico: Tamila Holub

- Advertisement -

O FUTURO INCERTO PARA TUDO

Incerteza deve ser a palavra correta para qualificar aquilo que será o nosso futuro, ainda para mais no que ao Desporto diz respeito. Em muitos países, o confinamento obrigatório já terminou e já se começa a verificar movimento nas ruas, mas é cedo para pensar na retoma das competições desportivas. O perigo é eminente e, neste momento, mais vale não arriscar.

Para a jovem atleta parar de um dia para o outro foi uma situação desconfortável não só pelo facto de ter de estar parada em casa como também pela necessidade de se manter em forma e não conseguir: «assim de repente é bom ter descanso, mas sabe a errado. Não consegues relaxar a 100%, porque estás sempre a pensar que deverias estar a fazer algo».

Em preparação para os Jogos Olímpicos, Tamila Holub procurou intensificar o seu treino ao ponto de não querer repetir o processo… contudo, o “karma”, como a atleta disse, pregou uma partida. A nadadora olímpica contou que: «se já aguentei [os treinos] se calhar dá para puxar ainda mais um bocado. Por um lado, é chato repetir a época, por outro, dá para analisar o que fizemos até este momento, ver se fizemos alguns erros e é basicamente uma segunda tentativa».

A 15 de junho de 2019, Tamila Holub conseguia a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Nenhuma preparação foi por “água abaixo” mesmo que este tinha sido um ano em que metade da temporada tenha sido completamente desperdiçada. E se dúvidas restar quanto ao período que falta para os Jogos em 2021, Tamila responde: «daqui a duas semanas vou estar de volta à água e vou ter um ano e alguns meses para me preparar outra vez. Por isso, em um ano consigo perfeitamente voltar à forma».

O foco eram os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, mas face à pandemia este terá de ser adiado um ano. A vontade de nadar a representar as cores nacionais é enorme e completamente visível em cada emoção que a atleta transmite ao falar sobre o assunto. A verdade é que nós, portugueses, estaremos aqui para ver o sucesso dos nossos atletas olímpicos. Por isso, desejamos à Tamila Holub o melhor para esta nova preparação para o seu grande objetivo: chegar bem preparada aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020(1).

Foto de Capa: SC Braga

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Rumo à qualificação atencipada já em outubro | Portugal x Irlanda

O jogo será importante, uma vez que Portugal pode matematicamente se qualificar para o Campeonato do Mundo já em outubro

Atlético Madrid pondera contratar antigo avançado do Barcelona no verão de 2026

Ansu Fati está a chamar a atenção dos dirigentes do Atlético Madrid, depois do bom arranque de temporada no AS Mónaco.

Selecionador da Ucrânia comenta lesão de Georgiy Sudakov e revela: «Percebi que estava com muitas dores»

Serhiy Rebrov comentou a saída de Georgiy Sudakov por lesão, após a vitória da Ucrânia sobre a Islândia por 5-3.

Presidente da Liga Portugal abre porta a bebidas alcoólicas nos estádios: «O que importa é garantir segurança adequada»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, abordou temas como o combate à pirataria, os direitos audiovisuais e as bebidas alcoólicas nos estádios.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto deve contratar mais um defesa-central em janeiro e já está definido o perfil

O FC Porto deve avançar para a contratação de mais um defesa-central em janeiro. O novo jogador será jovem e com margem de progressão.

Fafe recebe e vence confortavelmente o Amarante para a Liga 3

O Fafe venceu o Amarante por 3-0, esta sexta-feira, num jogo a contar para a quinta jornada da série A da Liga 3.

Ucrânia vence Islândia em jogo de 8 golos e Georgiy Sudakov sai lesionado: Eis os resultados dos jogos da Qualificação para o Mundial 2026

A Ucrânia deslocou-se à Islândia e venceu por 5-3, em jogo de Qualificação para o Mundial 2026. Georgiy Sudakov saiu lesionado ainda na primeira parte.