Paris 2024, Andebol #1: Dinamarca diz presente, anfitriões aos repelões

modalidades cabeçalho

A fase preliminar de andebol decorreu sem grandes surpresas, no que toca aos apurados. Divididas em dois grupos de seis seleções, as quatro melhores formações nacionais apuravam-se para os quartos de final.

Nota negativa para a menor dispersão intercontinental dos participantes no andebol masculino. De cinco seleções fora da Europa nos Jogos Olímpicos de Tóquio passaram só a três.

O Bola na Rede faz uma sumula do que se passou na fase preliminar.

Masculino

No grupo A, existiu bastante equilíbrio. A Alemanha comprovou a sua superioridade no conjunto de seleções, mas ainda se deixou surpreender pela Croácia que acabou por ficar pelo caminho.

Eslovénia, Espanha e Suécia acabaram ambos com três vitórias e duas derrotas, assegurando também lugar nos quartos do final.  A Eslovénia conseguiu cumprir perante os adversários menos favoritos, Japão, Croácia e Suécia.

A Espanha caiu perante a Alemanha e Suécia e revelou algumas dificuldades defensivas perante a Croácia. Mesmo frente ao Japão que terminou a participação nos Jogos Olímpicos só com derrotas, os espanhóis só conseguiram três golos à maior.

A Suécia já um outsider teve uma explosão ofensiva perante os nipónicos, mas acabou por revelar muitas dificuldades ofensivas contra outros adversários, mas foi o suficiente para assegurar também um lugar nos quartos.

Já no grupo B, a França, atual campeã em título, teve uma fase de grupos periclitante. As derrotas frente a Noruega, e uma das mais fortes candidatas ao título, a Dinamarca prevêem as dificuldades para a fase a eliminar. Pelo meio, um surpreendente empate frente ao Egipto que acabou à frente dos Les Bleus na fase de grupos aumenta ainda mais as interrogações sobre uma revalidação do título olímpico.

À frente dos gauleses, ficaram os três adversários que não perderam no confronto direto.

A Dinamarca mostrou um poderio ofensivo impressionante, só não fez mais de 30 golos perante a Hungria. Trata-se do mais forte candidato a vencer os Jogos Olímpicos.

Feminino

No grupo A, domínio total nórdico. Mais uma vez, é a demonstração que a escola nórdica feminina de andebol tem um poderio importante na modalidade.

Dinamarca, Suécia e Noruega garantiram a qualificação só com uma derrota.

A última vaga foi garantida pela Alemanha em igualdade pontual com Coreia do Sul e Eslovénia. Os germânicos garantiram a única vitória frente aos eslovenos chegando aos 18 golos de diferença e garantindo a vaga pelo confronto direto.

Já no grupo B, a França mostrou pelo qual é a candidata mais forte a revalidar o título. Pleno de cinco vitórias sem qualquer contestação. Os Países Baixos mostraram também que têm argumentos para chegar ao longe, só caindo perante a campeã olímpica.

Já Hungria e Brasil, o único representante fora da Europa, conseguiram garantir as últimas vagas, mas mostraram as fragilidades já esperadas e prevê-se que fiquem pelos quartos de final.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto perto de garantir ex-Benfica

O FC Porto está muito perto de anunciar a contratação de Maria Negrão. A jogadora representa atualmente o Braga.

Zépiqueno Redmond troca o Feyenoord pelo Aston Villa

O Aston Villa confirmou a contratação de Zépiqueno Redmond. O avançado neerlandês deixou o Feyenoord em definitivo.

Benfica a um passo de renovar contrato com peça importante da equipa de futsal

O Benfica deverá oficializar em breve a renovação de Léo Gugiel. O guarda-redes vai assim continuar no emblema da Luz.

Arsenal oficializa contratação de Kepa Arrizabalaga

Kepa Arrizabalaga é reforço confirmado pelo Arsenal. O guarda-redes espanhol deixou o Chelsea por cerca de seis milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Já há árbitra definida para o Portugal x Espanha do Euro 2025 Feminino

O Portugal x Espanha do Europeu de 2025 de Futebol Feminino vai ser arbitrado pela romena Iuliana Demetrescu.

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal. O treinador argentino rumou a Buenos Aires sem assinar a rescisão com o FC Porto.

Famalicão trabalha para contratar médio brasileiro do Flamengo

O Famalicão está interessado na contratação de Victor Hugo. O médio brasileiro está ligado contratualmente ao Flamengo.