Paris 2024, Atletismo #3: É Duplantis contra Duplantis

modalidades cabeçalho

Parece que já nem estranhamos que Duplantis seja o último a sair do estádio, até conseguir bater mais um recorde. A verdade é que, mais uma vez, a fasquia dos 6,00 metros parecia ser o seu aquecimento e só quando os seus adversários não fossem capazes de mais, é que viria a competir “a sério”. O ícone sueco, admirado e celebrado por todos, é: Armand Gustav  Duplantis ou “Mondo”, para os amigos.

Pouco se pode dizer sobre este atleta que, aos 24 anos, é bicampeão olímpico e mundial e já derrubou o recorde mundial por nove vezes. Desde 2020 que é dono do recorde da vara e não parece que possa surgir outro talento capaz de “assaltar” essa sua marca. É dono e senhor da modalidade e, tendo em conta a sua idade, deixa que pensemos sobre qual poderá ser o seu limite.

Desta vez, compartilhou o pódio com Sam Kendricks, norte-americano e campeão do mundo em 2017 e 2019, que passou a fasquia de 5,95, e com Emmanouil Karalis, grego, que superou os 5,90. Os medalhados de prata e bronze precisaram de esperar que Duplantis decidisse acabar com a espera para receberem as suas medalhas e foram mais dois adeptos ansiosos por ver o sueco brilhar.

Depois de superar, facilmente, a barreira dos 6,00 metros e já ter garantido o seu segundo ouro olímpico, começou a dar espetáculo e só parou nos 6,25 metros. Bateu o seu próprio recorde do mundo à terceira tentativa, com o estádio em silêncio preparado para festejar com um jovem que não parece ser feito da mesma matéria que os outros.

É mais rápido do que os seus adversários e atinge uma velocidade impressionante antes de voar e passar por mais uma fasquia, onde todos já esperam que seja anunciada a sua tentativa de passar por mais uma marca mundial. Tudo isto, enquanto parece relaxado, deitado a olhar para o céu, como se o que fizesse fosse uma casualidade.

Ele luta contra si próprio e é a sua única concorrência, sendo o protagonista dos momentos mais marcantes do salto com vara. Duplantis faz parte da nova história do atletismo e não há quem não queira ver esta lenda do “Mondo”.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Welcome to Portuguese League | Estrela da Amadora x Alverca

Não foi preciso esperar muito tempo para, no mesmo palco, ver a representação extremada do surrealismo que por vezes a Primeira Liga nos presenteia. O Estrela da Amadora x Alverca teve de tudo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.