📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paris 2024, Atletismo #3: É Duplantis contra Duplantis

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Parece que já nem estranhamos que Duplantis seja o último a sair do estádio, até conseguir bater mais um recorde. A verdade é que, mais uma vez, a fasquia dos 6,00 metros parecia ser o seu aquecimento e só quando os seus adversários não fossem capazes de mais, é que viria a competir “a sério”. O ícone sueco, admirado e celebrado por todos, é: Armand Gustav  Duplantis ou “Mondo”, para os amigos.

Pouco se pode dizer sobre este atleta que, aos 24 anos, é bicampeão olímpico e mundial e já derrubou o recorde mundial por nove vezes. Desde 2020 que é dono do recorde da vara e não parece que possa surgir outro talento capaz de “assaltar” essa sua marca. É dono e senhor da modalidade e, tendo em conta a sua idade, deixa que pensemos sobre qual poderá ser o seu limite.

Desta vez, compartilhou o pódio com Sam Kendricks, norte-americano e campeão do mundo em 2017 e 2019, que passou a fasquia de 5,95, e com Emmanouil Karalis, grego, que superou os 5,90. Os medalhados de prata e bronze precisaram de esperar que Duplantis decidisse acabar com a espera para receberem as suas medalhas e foram mais dois adeptos ansiosos por ver o sueco brilhar.

Depois de superar, facilmente, a barreira dos 6,00 metros e já ter garantido o seu segundo ouro olímpico, começou a dar espetáculo e só parou nos 6,25 metros. Bateu o seu próprio recorde do mundo à terceira tentativa, com o estádio em silêncio preparado para festejar com um jovem que não parece ser feito da mesma matéria que os outros.

É mais rápido do que os seus adversários e atinge uma velocidade impressionante antes de voar e passar por mais uma fasquia, onde todos já esperam que seja anunciada a sua tentativa de passar por mais uma marca mundial. Tudo isto, enquanto parece relaxado, deitado a olhar para o céu, como se o que fizesse fosse uma casualidade.

Ele luta contra si próprio e é a sua única concorrência, sendo o protagonista dos momentos mais marcantes do salto com vara. Duplantis faz parte da nova história do atletismo e não há quem não queira ver esta lenda do “Mondo”.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

Kylian Mbappé falha treino antes da receção ao Manchester City na Champions League

Más notícias para o Real Madrid: Kylian Mbappé não participou na sessão de treinos desta terça-feira, antes do encontro com o Manchester City.

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha: Ricardo Sousa vai deixar Vizela

Ricardo Sousa vai deixar o Vizela. Quem assumirá os treinos será Ronald Ramírez, treinador dos sub-23 da equipa.

Novidades no Mundial 2026: jogos vão ter uma pausa para hidratação em cada parte

A FIFA anunciou que os jogos do Mundial 2026 serão interrompidos por uma pausa para hidratação em cada parte, com a duração de 3 minutos.

Benfica na Champions League: Onde ver o jogo contra o Nápoles?

O Benfica vai receber esta quarta-feira o Nápoles na Champions League. Jogo será transmitido na Sport TV 5.