Paris 2024, Ciclismo #2: Evenepoel e Brown conquistam ouro e Nelson Oliveira consegue o primeiro diploma para Portugal

    modalidades cabeçalho

    O ciclismo de estrada já arrancou nos Jogos Olímpicos, com as provas masculina e feminina  de contrarrelógio. Remco Evenepoel, da Bélgica e Grace Brown, da Austrália, foram os grandes campeões. Destaque para o português Nelson Oliveira que terminou no 7.º lugar e conquistou o primeiro diploma olímpico de Portugal em Paris.

    FINALMENTE, GRACE BROWN É CAMPEÃ

    A chuva não faltou em Paris e tornou a estrada bem perigosa para as ciclistas. Que o diga Taylor Knibb que caiu duas vezes e sofreu uma avaria mecânica. Já Cecilie Uttrup Ludwig caiu exatamente na mesma curva que a norte-americana.

    Na meta, nenhum registo ficava no topo durante muito tempo. Eugenia Bujak baixou dos 43 minutos e fez o primeiro tempo de referência, que ainda aguentou alguns minutos antes de ser batida por Mieke Kröger, da Alemanha, por 26 segundos. Depois, foi a neozelandesa Kim Cazdow a conseguir um excelente registo: 41:46.

    Mas ainda faltavam as favoritas. Lotte Kopecky fazia o melhor registo no ponto intermédio e preparava-se para lutar pelas medalhas, mas caiu pouco depois, o que acabou com quaisquer hipóteses da belga lutar pelo título.

    Neste ponto, ficava a impressão de que a luta pela medalha de bronze seria entre a Anna Henderson e Christina Schweinberger. O ouro esse estava em disputa entre Grace Brown e Chloe Dygert.

    Mas tudo se decidiu quando Dygert caiu, perdendo já 51 segundos para a rival australiana no segundo ponto intermédio. Schweinberger estava em quebra, enquanto Juliette Labous fez o contrarrelógio de menos a mais, passando a 11 segundos do terceiro lugar de Henderson.

    Labous bateu Kopecky na meta. Depois foi Henderson, da Grã-Bretanha a fazer o melhor registo por uma vantagem de 10 segundos. Mas não havia como parar Grace Brown. A ciclista australiana estava imparável, fez uma marca de 39 minutos e 38 segundos, sendo a única a baixar da marca dos 40, sagrando-se campeã olímpica depois de perder dois mundiais de contrarrelógio por segundos. É a primeira medalha da Austrália no contrarrelógio feminino.

    Já Dygert pagou bastante pela queda, perdeu o ouro e a prata. Como tal, Anna Henderson conquistou a prata para a Grã-Bretanha e o bronze foi para Dygert, dos Estados Unidos.

    REI EVENEPOEL

    Depois era a vez de os homens entrarem em ação. Amir Ansari, da Equipa Olímpica de Refugiados foi o primeiro a ir para a estrada. Jan Tratnik acusava o peso de ter o Tour de France e o Giro D’Italia nas pernas e mostrou rapidamente que ia passar ao lado desta corrida.

    Rui Costa passou na meta em quinto lugar, mas terminou em 25. Mathias Vacek fez o primeiro tempo de referência. Entretanto Wout van Aert partiu com a dupla roda lenticular que tanto deu que falar durante a semana. E resultou porque o belga foi quase intocável. Fez o melhor tempo no primeiro ponto intermédio até que passaram os dois melhores contrarrelogistas do Mundo: Filippo Ganna e Remco Evenepoel.

    Magnus Sheffield caiu, num dia desastroso para os ciclistas dos Estados Unidos, assim como o australiano, Luke Plapp. Joshua Tarling também sofreu um furo que o obrigou a trocar de bicicleta e que lhe custou a medalha de bronze, porque o britânico ficou apenas a 2 segundos do terceiro lugar.

    Wout van Aert fazia um tempo na meta que ameaçava compensar andar com uma bicicleta “à pista” para a estrada. Mas simplesmente não era possível derrotar os outros dois. Ganna garantia uma medalha para Itália ao bater o homem da Bélgica por 9 segundos. Depois, foi a vez de Remco Evenepoel garantir a vitória no contrarrelógio, por uma margem de 14 segundos sobre o homem da INEOS Grenadiers. Evenepoel é o melhor contrarrelogista do Mundo, campeão mundial e agora campeão olímpico.

    Nelson Oliveira também brilhou naqueles que provavelmente são os seus últimos Jogos Olímpicos. O ciclista de 35 anos ficou no sétimo lugar e conquistou o primeiro diploma olímpico de Portugal, em Paris 2024

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Salvio rendido a Jorge Jesus: «Se for para o Brasil, não tenho dúvidas de que vão voltar a ser muito fortes»

    Eduardo Salvio está atualmente no Lanús, da Argentina. Antigo extremo do Benfica falou sobre Jorge Jesus na Seleção do Brasil.

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Sporting e o passaporte para o Jamor confirmado

    Não foi uma noite épica, mas também nem precisava de o ser. Em Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave, o Sporting tratou de carimbar o passaporte para o Jamor.

    As 2 opções mais prováveis para o futuro da carreira de João Félix

    João Félix vai mudar de clube no próximo verão visto que não entra nas contas do Chelsea. Avançado entre Benfica e Arábia Saudita.

    Vincent Chyla tem interessados em Portugal

    Vincent Chyla é um médio eslovaco de 21 anos que joga no Podbrezová, da Eslováquia. Há alguns interessados em Portugal.

    Manchester United de Ruben Amorim fecha contratação de reforço e empréstimo de seguida

    O Manchester United garantiu a contratação de um jovem jogador. Enzo Kana-Biyik será emprestado no primeiro ano.

    Benfica: Manchester United não deve ativar cláusula de Álvaro Carreras

    Álvaro Carreras foi contratado pelo Benfica ao Manchester United. Red Devils ainda têm cláusula de recompra de 18 milhões de euros.

    Jordan Barrera na lista de alvos do FC Porto e de outros 3 clubes e com preço definido pelo Junior Barranquilla

    O FC Porto é um dos clubes que demonstrou interesse na contratação de Jordan Barrera. Extremo de 19 anos representa o Junior Barranquilla.

    FC Porto fecha renovação de Rodrigo Mora com cláusula de rescisão de 70 milhões de euros

    O FC Porto já acertou todos os detalhes para a renovação de contrato de Rodrigo Mora. Terá uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros.

    Hidemasa Morita regressa aos treinos no Sporting

    O Sporting voltou a treinar esta quarta-feira. Hidemasa Morita, de regresso após lesão, foi a grande novidade nas opções de Rui Borges.

    Vitória SC olha para defesa da Liga 3

    O Vitória SC manifestou interesse em Bruno Faria. Defesa de 20 anos representa o Lusitânia de Lourosa desde 2022/2023.

    Diogo Costa falhou o treino do FC Porto e está a contas com lesão muscular

    Diogo Costa juntou-se ao lote de indisponíveis às ordens de Martín Anselmi. Guarda-redes falhou o treino dos dragões desta manhã.