Paris 2024, Ciclismo #3: Ferrand-Prévot triunfa em casa e Pidcock faz remontada histórica

modalidades cabeçalho

Pauline Ferrand-Prévot e Thomas Pidcock são campeões olímpicos de BTT. Para a francesa, é uma vitória particularmente doce, ao ganhar em casa o grande título que faltava à sua carreira. Já Thomas Pidcock fez uma remontada histórica, depois de um furo, recuperando de uma desvantagem de 37 segundos para se sagrar bicampeão olímpico, ao repetir o triunfo em Tóquio 2020.

Á QUARTA É DE VEZ PARA FERRAND-PRÉVOT

Pauline Ferrand-Prévot não demorou a mostrar ao que vinha. A veterana francesa distanciou-se logo na primeira volta com a neerlandesa Puck Pieterse e com a compatriota, Loana Lecomte. Na segunda, distanciou-se das rivais e não mais foi alcançada. A história da corrida passaria a ser sobre a prata e o bronze.

Quando a vantagem de Ferrand-Prévot já era de cerca de 30 segundos, Pieterse distanciou-se de Lecomte ainda antes da 3ª volta. A francesa de 24 anos estava em quebra e foi alcançada por um grupo perseguidor, antes de ficar envolvida numa queda que a deixou inconsciente, mas que felizmente não foi assim tão grave, deixando Lecomte “apenas” com uma concussão e pontos no queixo.

Com isto, a luta pela medalha de bronze ficava completamente em aberto e a prata seguiu o mesmo caminho, graças a um furo de Puck Pieterse. Na penúltima volta, Haley Batten, dos Estados Unidos, deixava Jenny Rissveds, da Suécia, para trás e confirmava a sua medalha de prata, com Rissveds a ficar com o bronze. Já Pauline Ferrand-Prévot ganhou um título histórico em casa, com 3 minutos e 57 segundos de vantagem para a segunda, e deixou o Presidente da UCI, David Lappartient em lágrimas pela compatriota.

A EPOPEIA DE PIDCOCK

No arranque, Charlie Aldridge e Riley Amos foram quem saiu melhor, com este último a assumir a liderança. Enquanto o norte-americano alternava na liderança com Alan Hatherly, da África do Sul, o grande favorito Tom Pidcock tinha um mau arranque, o que dificultava a sua vida depois de ter começado na 2ª fila.

Charlie Aldridge assumiu a liderança e conseguiu ganhar uma pequena vantagem antes da zona de assistência. Hatherly encabeçava a perseguição, mas acabaria por voltar ao 1º lugar, depois do britânico sentir problemas físicos. Começavam a existir cortes, com ciclistas como Pidcock. Nino Schurter, Alan Hatherly, Mathias Flueckiger e Victor Koretzky.

Na 2ª volta, Flueckiger aumentava o ritmo, deixando Schurter e Hatherly em dificuldades. Apenas Pidcock e Koretzky seguiam a roda do corredor helvético, mas nunca quebrou completamente o grupo principal. E depois, quando 13 ciclistas estavam juntos e Fluckiger passava a maior parte do tempo na frente, Tom Pidcock lançava um grande ataque, apenas seguido por Victor Koretzky. Na perseguição direta, seguiam Fluckiger, Hatherly e Aldridge que recuperara depois do percalço físico.

E então, Pidcock furou! O ciclista britânico parou e perdeu vários segundos, deixando o francês isolado na frente, com Alan Hatherly em 2º lugar, a 9 segundos. Já Pidcock ficava a 37 segundos de Koretzky, acabando a 4ª volta a 34 segundos. O campeão de Tóquio não tardou a apanhar o grupo que discutia a medalha de bronze, com Charlie Aldridge, Nino Schurter, entre outros.

Pidcock não parava quieto e não tardou a meter um ritmo diabólico na frente do grupo, primeiramente seguido por Samuel Gaze e depois por Mathias Fluckiger. Desta forma, os dois primeiros de Tóquio 2021 estavam na luta pelo bronze em Paris. Victor Koretzky continuava na frente, deixando o público francês ao rubro e Alan Hatherly começava a quebrar, perdendo já 15 segundos para o francês, com o grupo de Pidcock a 25. O campeão do Mundo apanhava o rival sul-africano antes do fim da 6ª volta e já só estava a 17 segundos do rival gaulês que alcançou a meio da penúltima volta, juntamente com o sul-africano.

Pidcock não estava para grandes descansos e atacou, levando apenas Koretzky consigo.Voltou a fazê-lo várias vezes, com Hatherly a fazer uma homenagem a João Almeida, recolando e descolando do grupo. Até que na última volta antes da zona técnica, foi Victor Koretzky a atacar, abrindo um espaço para o britânico que conseguiu fechar e lançar um contra-ataque, o que Koretzky também tentou de seguida.

E já nos metros finais, as rodas dos dois ciclistas tocaram-se quando Pidcock fez a ultrapassagem que lhe garantiu o 2º título olímpico consecutivo. Victor Koretzky ficou no 2º lugar e Alan Hatherly completou o pódio. Thomas Pidcock é o 1º bicampeão olímpico desde Julian Absalon.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal apresenta proposta por lateral esquerdo espanhol após nega de Theo Hernández

Al Hilal apresentou uma proposta de 20 milhões de euros por Angeliño. O defesa esquerdo tem contrato com a AS Roma até 2028.

Claudio Ranieri pode vir a ser o novo selecionador de Itália

Claudio Ranieri é o grande candidato a assumir o comando da seleção italiana. O técnico está livres desde que saiu da AS Roma.

Unai Simón comenta penáltis do Portugal x Espanha: «Acho que me precipitei nos remates do Bruno Fernandes e do Vitinha»

Unai Simón reagiu à derrota frente a Portugal na final da Liga das Nações, reconhecendo que se precipitou no momento das grandes penalidades.

Lamine Yamal não aplaudiu Portugal e deixou o relvado do Allianz Arena

Lamine Yamal não ficou no relvado do Allianz Arena para aplaudir a seleção de Portugal, enquanto a mesma erguia o troféu da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reage à conquista da Liga das Nações e menciona jogadores do Sporting

Rui Borges reagiu à conquista da Liga das Nações por parte de Portugal. O técnico deixou menção especial aos jogadores do Sporting.

Cristiano Ronaldo é o único jogador com 3 títulos por Portugal

Cristiano Ronaldo ajudou a seleção de Portugal a conquistar a Liga das Nações durante a noite deste domingo.

Benfica analisa lateral do Palmeiras de Abel Ferreira

O Benfica está a analisar uma possível contratação de Agustín Giay. O lateral pertence aos quadros do Palmeiras de Abel Ferreira.