📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal nos Jogos Olímpicos

- Advertisement -

A primeira medalha conquistada por Portugal foi em 1924. Nos Jogos de Paris de 1924, a terceira participação portuguesa na maior competição do mundo, o Hipismo, deu a primeira medalha a Portugal pelas mãos de Aníbal Borges d’Almeida, Hélder de Souza Martins e José Mouzinho d’Albuquerque no Prémio das Nações de Hipismo na vertente de obstáculos.

Os vencedores da primeira medalha lusa Fonte:cavaloseequitacao
Os vencedores da primeira medalha lusa
Fonte: cavaloseequitacao

Para o primeiro ouro a espera foi de mais 60 anos. Em 1984 Carlos Lopes venceu a Maratona em Los Angeles. Aos 37 anos Carlos Lopes correu os 42,195 kms em 2h09m21s, marca que foi recorde olímpico até aos Jogos Olímpicos de 2008.

Em 1984 aconteceu outro momento importante para o desporto português. Rosa Mota deu a primeira medalha feminina de Portugal ao ficar em terceiro na Maratona. Como curiosidade adicional, Charlotte Cooper foi a primeira mulher a ganhar um ouro olímpico ao vencer o torneio de Ténis individual e de pares mistos.

Quatro portugueses repetiram o ganho de medalhas nos Jogos Olímpicos. São eles Carlos Lopes, com uma prata nos 10000M em Montreal’1976 e o ouro na Maratona de Los Angeles’1984, Rosa Mota, com o bronze de 1984 e ouro em Seul’1988, ambas na Maratona; Fernanda Ribeiro, nos 10000M, ganhou o ouro em Atlanta’1996 e o bronze em Sidney’2000; e por fim Luís Mena e Silva ganhou dois bronzes no Hipismo, em Berlim’1934 em obstáculos e em Londres’1948 em dressage. Michael Phelps, com 22 medalhas, é quem tem mais medalhas.

Carlos Lopes a cortar a meta Fonte: norteatlentico
Carlos Lopes a cortar a ganhar o primeiro ouro
Fonte: norteatlentico

O recorde de medalhas de Portugal numa edição é três. Aconteceu por duas vezes, em Los Angeles’1984 por intermédio do ouro de Carlos Lopes e do bronze de Rosa Mota na Maratona, como já está escrito, mas também através do bronze de António Leitão nos 5000M. Em Atenas’2004 Sérgio Paulinho, no ciclismo, e Francis Obikwelu, nos 100M, ganharam medalhas de prata enquanto Rui Silva ganhou a medalha de bronze nos 1500M.

A modalidade com mais medalhas é o Atletismo, com 10 (quatro ouros, duas pratas e dois bronzes). A Vela segue-se, com quatro medalhas, duas pratas e dois bronzes; a Equitação deu três bronzes. Canoagem, Ciclismo, Tiro e Triatlo deram uma prata cada, e Esgrima e Judo um bronze cada.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.