Sonho do Olimpo #2: Quanto mais alto, maior a queda

UM VELOCISTA, UMA CINEASTA E UM DITADOR ENTRAM NOS JOGOS OLÍMPICOS – Parte Dois

Luz Long

Agora, vamos voar com Jesse Owens, que tinha também ele qualidades de «saltador», e com Luz Long, o atleta alemão que era o recordista europeu da disciplina. Mas porque é que é tão importante este atleta no enredo? Bem, nem faria sentido introduzi-lo quando a história só tem três personagens no título, mas este vai ser um dos principais personagens da história original dos Jogos Olímpicos de 1936.

Long reparou nas dificuldades de Owens na qualificação para a final do Salto em Comprimento e tentou ajudá-lo. Uma amizade que acabaria por vingar nesta Olimpíada. Foi das disciplinas mais disputadas nesse ano e até valeu a Owens um recorde olímpico ao saltar 8.06 metros, para além do segundo ouro que viria a arrecadar nestes Jogos.

Luz Long ficou também para a história pelo seu ato, após a vitória de Owens, quando deu uma volta olímpica a congratular o seu adversário. Um verdadeiro murro no estômago nas intenções nazis de fazer com que a “raça ariana” fosse considerada a mais forte nesta edição de 1936. O atleta alemão teria um destino trágico, pois acabaria por falecer, em 1943, na Segunda Guerra Mundial na frente italiana.

Leni Riefenstahl

Temos de referir a cineasta alemã que estava encarregue de filmar todo o evento organizada pela então Alemanha Nazi. Seria ela que teria o papel de conseguir passar todas as emoções de um evento desta dimensão para o “pequeno e grande ecrã”. Digamos que foi a grande responsável pela possibilidade de muitos alemães conseguirem ver os Jogos Olímpicos sem estarem presentes no estádio.

Dos Jogos Olímpicos de 1936, saiu o filme “Olympia” e foi importante para até hoje sabermos muitos detalhes do que realmente aconteceu neste evento. Desta forma, foi, sem dúvida, também ela peça fundamental, sobretudo, através das câmaras.

Adolf Hitler

Foram os primeiros Jogos com mais importância a nível de meios de comunicação e, sobretudo, com transmissão no novo aparelho: a televisão. A juntar a isto também a rádio foi, novamente, um grande veículo de informação, porém, esta já se tinha estreado muito antes no ano de 1926.

Segundo o Olympic.org, foram vendidos mais de quatro milhões de bilhetes ao longo da competição e também a grande cobertura televisiva permitiu que todos os alemães vissem que afinal judeus, “negros” e até outras nacionalidades podiam vencer também medalhas olímpicas… Afinal, eram assim tão poderosos os “Arianos” como Hitler dizia? Pois, ficou à vista de todos que não. Estes Jogos mostraram o enorme fracasso de Adolf Hitler, contudo, já nada podia ser apagado da história.

Foi ironicamente o grande derrotado em 1936 e o que se procedeu depois deste ano foi algo que a Europa e o Mundo não estava (estavam, mas não agiram) à espera: a Segunda Guerra Mundial (1939-45) e com ela o Holocausto.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting não muda de ideias em relação a Jota Silva

O Sporting não quer comprar Jota Silva em definitivo e vai avançar para a contratação do jogador somente por empréstimo. Vai haver uma nova ronda negocial com o Nottingham Forest.

Ex-Benfica critica árbitro após derrota frente ao Galatasaray: «Querem ser respeitados e não demonstram respeito»

O ex-Benfica Lionel Carole deixou várias críticas para o árbitro do último encontro entre o Kayserispor e o Galatasaray. O lateral de 34 anos falou após a partida.

Jogador do Manchester United revela estratégia de Ruben Amorim com Benjamin Sesko: «Tentámos fazer mais cruzamentos»

Patrick Dorgu analisou o empate do Manchester United frente ao Fulham na segunda jornada da Premier League. O lateral dinamarquês explicou a estratégia da equipa com Benjamin Sesko.

Atenção, Benfica: Shakhtar Donetsk define valor para aceitar saída de Georgiy Sudakov

Georgiy Sudakov é um dos alvos do Benfica neste mercado e o Shakhtar Donetsk está a pedir 30 milhões de euros. A negociação entre as duas partes promete ser complicada.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Hungria: Nem os novos circuitos assustam Marc Márquez

Nada parece travar Marc Márquez nos dias de hoje, nem mesmo os circuitos que o espanhol não conhece. Os pilotos entravam no Balaton Park para o Grande Prémio da Hungria, uma novidade no calendário, mas o homem da Ducati voltou a dominar o fim de semana, com pole position e vitória em ambas as corridas.

Eis o salário que Conrad Harder vai auferir no AC Milan

Conrad Harder prepara-se para trocar o Sporting pelo AC Milan, numa transferência avaliada em 24 milhões de euros, com mais três milhões de euros em variáveis.

Fotis Ioannidis quer jogar no Sporting

Fotis Ioannidis quer ser jogador do Sporting a partir deste mercado de transferências. O jogador atua no Panathinaikos e já foi alvo do emblema de Alvalade no verão de 2024.