Sonho do Olimpo #2: Quanto mais alto, maior a queda

- Advertisement -

UM VELOCISTA, UMA CINEASTA E UM DITADOR ENTRAM NOS JOGOS OLÍMPICOS – Parte Dois

Luz Long

Agora, vamos voar com Jesse Owens, que tinha também ele qualidades de «saltador», e com Luz Long, o atleta alemão que era o recordista europeu da disciplina. Mas porque é que é tão importante este atleta no enredo? Bem, nem faria sentido introduzi-lo quando a história só tem três personagens no título, mas este vai ser um dos principais personagens da história original dos Jogos Olímpicos de 1936.

Long reparou nas dificuldades de Owens na qualificação para a final do Salto em Comprimento e tentou ajudá-lo. Uma amizade que acabaria por vingar nesta Olimpíada. Foi das disciplinas mais disputadas nesse ano e até valeu a Owens um recorde olímpico ao saltar 8.06 metros, para além do segundo ouro que viria a arrecadar nestes Jogos.

Luz Long ficou também para a história pelo seu ato, após a vitória de Owens, quando deu uma volta olímpica a congratular o seu adversário. Um verdadeiro murro no estômago nas intenções nazis de fazer com que a “raça ariana” fosse considerada a mais forte nesta edição de 1936. O atleta alemão teria um destino trágico, pois acabaria por falecer, em 1943, na Segunda Guerra Mundial na frente italiana.

Leni Riefenstahl

Temos de referir a cineasta alemã que estava encarregue de filmar todo o evento organizada pela então Alemanha Nazi. Seria ela que teria o papel de conseguir passar todas as emoções de um evento desta dimensão para o “pequeno e grande ecrã”. Digamos que foi a grande responsável pela possibilidade de muitos alemães conseguirem ver os Jogos Olímpicos sem estarem presentes no estádio.

Dos Jogos Olímpicos de 1936, saiu o filme “Olympia” e foi importante para até hoje sabermos muitos detalhes do que realmente aconteceu neste evento. Desta forma, foi, sem dúvida, também ela peça fundamental, sobretudo, através das câmaras.

Adolf Hitler

Foram os primeiros Jogos com mais importância a nível de meios de comunicação e, sobretudo, com transmissão no novo aparelho: a televisão. A juntar a isto também a rádio foi, novamente, um grande veículo de informação, porém, esta já se tinha estreado muito antes no ano de 1926.

Segundo o Olympic.org, foram vendidos mais de quatro milhões de bilhetes ao longo da competição e também a grande cobertura televisiva permitiu que todos os alemães vissem que afinal judeus, “negros” e até outras nacionalidades podiam vencer também medalhas olímpicas… Afinal, eram assim tão poderosos os “Arianos” como Hitler dizia? Pois, ficou à vista de todos que não. Estes Jogos mostraram o enorme fracasso de Adolf Hitler, contudo, já nada podia ser apagado da história.

Foi ironicamente o grande derrotado em 1936 e o que se procedeu depois deste ano foi algo que a Europa e o Mundo não estava (estavam, mas não agiram) à espera: a Segunda Guerra Mundial (1939-45) e com ela o Holocausto.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto com baixa importante no último treino de preparação para o jogo com o Rangers

Diogo Costa foi a grande baixa no treino FC Porto desta quarta-feira. Francesco Farioli chamou três jovens da equipa B.

Exclusivo Bola na Rede: «Jogar diante do seu público é sempre uma grande vantagem para o Athletic»

Pablo Fuentenebro, jornalista do Diario As esteve à conversa com o Bola na Rede, com o Athletic x Sporting a ser o tema de relevo.

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

Javi García recorda passagem pelo Benfica como jogador e treinador: «Foi uma das decisões mais felizes da minha vida»

Javi García recordou a sua carreira no Real Madrid e no Benfica e falou sobre os momentos que marcaram a sua passagem pelos dois clubes.

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.