📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

- Advertisement -

EM CLIMA DE GUERRA FRIA, A AFIRMAÇÃO DE UM BLOCO – Parte II

A vingança soviética viria a concretizar-se, quatro anos depois, quando Los Angeles (Estados Unidos) voltaria a receber os Jogos Olímpicos, em 1984. Apesar do boicote soviético, o evento teve a presença de um total de 140 países e foi um sucesso total! Ainda assim, 14 nações ficaram de fora desta edição e 58% das medalhas de ouro dos Jogos de 1976 tinham sido conquistadas por essas mesmas nações.

A memória curta pode ser um dos grandes problemas da Humanidade… Ora aqui está um exemplo! Os norte-americanos, que não tinham participado em 1980 por a invasão do Afeganistão por parte da União Soviética, acabaram em 1983, um ano antes dos de Los Angeles, por invadir Granada, uma pequena ilha nas Caraíbas. Razão suficiente para os soviéticos não participarem? Sim! E também de o invocar publicamente, contudo, não o fizeram.

A cerimónia de abertura da edição de 1984 dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Estados Unidos (Fonte: Olympic)

Mas passando para 1984: só os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas (Grécia), em 1896, é que foram organizados sem qualquer financiamento do Estado do país que estava a organizar. Porém, 88 anos mais tarde e também no outro lado do Mundo, nos Estados Unidos, os Jogos não foram financiados pela Casa Branca. A organização teve de se suportar nas infraestruturas já existentes dos Jogos Olímpicos de 1932 e no financiamento das grandes marcas. Apesar de muito criticada, esta nova organização começou por ser adotada e os Jogos Olímpicos têm-se baseado muito neste tipo de organização, atualmente.

Em 1984, a Chama Olímpica voltava a arder nos Estados Unidos e pela segunda vez em Los Angeles. Depois de ter recebido a primeira vez em 1932, a «cidade dos Anjos» tornava-se a primeira cidade no Mundo a receber os Jogos Olímpicos por duas vezes e o mesmo em relação ao Los Angeles Memorial Coliseum. Engraçado, que já se fez história por ser duas vezes e ainda há a possibilidade de ser a terceira com a possível escolha para acolher também em 2028.

Esta foi a primeira vez que se introduziu no Programa Olímpico a Ginástica Rítmica e a Natação Sincronizada. Mas as estreias não ficaram por aí porque as atletas femininas puderam também participar nestes Jogos Olímpicos na Maratona (Atletismo) – e que linda história se escreveu para Portugal! – e também de participar na corrida de fundo de Ciclismo.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal com ou sem Ronaldo, eis a (eterna) questão

Dizer que Cristiano Ronaldo já não cabe nesta equipa pode soar a crueldade, mas os números dizem que Portugal marca o dobro sem ele

Atenção, Sporting: há uma nova pérola a crescer no Athletic e é primo de Roberto Firmino

O Athletic é um dos adversários do Sporting na Champions League. O nome de Selton Sánchez tem sido um dos destaques no País Basco.

Benfica: jogo contra o Atlético CP pode ser a última oportunidade para jogador encarnado

O Benfica vai enfrentar o Atlético CP para a Taça de Portugal. Rafael Obrador pode somar minutos durante o encontro.

Gabri Veiga fala sobre jogador no FC Porto: «Quando entras aqui é que dás conta da grandeza que tem o FC Porto»

Gabri Veiga falou sobre a sua chegada ao FC Porto. O jogador espanhol regressou à Europa depois de um período no Al Ahli.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting x Marinhense: onde vai ser transmitido o encontro da Taça de Portugal?

A partida entre o Sporting e o Marinhense vai ser disputada a partir das 18 horas de sábado, no Estádio José de Alvalade.

Pedro Proença vai reunir-se esta sexta-feira com Frederico Varandas, Rui Costa, André Villas-Boas e António Salvador

Pedro Proença tem reunião marcada para esta sexta-feira com Frederico Varandas, Rui Costa, André Villas-Boas e António Salvador.

Atenção: Sporting pode deixar sair históricos no final da temporada

O Sporting está a preparar algumas mexidas no seu plantel no futsal. Certos nomes relevantes podem sair no final da época.