📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

- Advertisement -

EM CLIMA DE GUERRA FRIA, A AFIRMAÇÃO DE UM BLOCO – Parte II

A vingança soviética viria a concretizar-se, quatro anos depois, quando Los Angeles (Estados Unidos) voltaria a receber os Jogos Olímpicos, em 1984. Apesar do boicote soviético, o evento teve a presença de um total de 140 países e foi um sucesso total! Ainda assim, 14 nações ficaram de fora desta edição e 58% das medalhas de ouro dos Jogos de 1976 tinham sido conquistadas por essas mesmas nações.

A memória curta pode ser um dos grandes problemas da Humanidade… Ora aqui está um exemplo! Os norte-americanos, que não tinham participado em 1980 por a invasão do Afeganistão por parte da União Soviética, acabaram em 1983, um ano antes dos de Los Angeles, por invadir Granada, uma pequena ilha nas Caraíbas. Razão suficiente para os soviéticos não participarem? Sim! E também de o invocar publicamente, contudo, não o fizeram.

A cerimónia de abertura da edição de 1984 dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Estados Unidos (Fonte: Olympic)

Mas passando para 1984: só os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas (Grécia), em 1896, é que foram organizados sem qualquer financiamento do Estado do país que estava a organizar. Porém, 88 anos mais tarde e também no outro lado do Mundo, nos Estados Unidos, os Jogos não foram financiados pela Casa Branca. A organização teve de se suportar nas infraestruturas já existentes dos Jogos Olímpicos de 1932 e no financiamento das grandes marcas. Apesar de muito criticada, esta nova organização começou por ser adotada e os Jogos Olímpicos têm-se baseado muito neste tipo de organização, atualmente.

Em 1984, a Chama Olímpica voltava a arder nos Estados Unidos e pela segunda vez em Los Angeles. Depois de ter recebido a primeira vez em 1932, a «cidade dos Anjos» tornava-se a primeira cidade no Mundo a receber os Jogos Olímpicos por duas vezes e o mesmo em relação ao Los Angeles Memorial Coliseum. Engraçado, que já se fez história por ser duas vezes e ainda há a possibilidade de ser a terceira com a possível escolha para acolher também em 2028.

Esta foi a primeira vez que se introduziu no Programa Olímpico a Ginástica Rítmica e a Natação Sincronizada. Mas as estreias não ficaram por aí porque as atletas femininas puderam também participar nestes Jogos Olímpicos na Maratona (Atletismo) – e que linda história se escreveu para Portugal! – e também de participar na corrida de fundo de Ciclismo.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal pondera avançar por internacional português para fazer companhia a Viktor Gyokeres: jogador do Real Madrid também está a ser apontado

O Arsenal está interessado em contratar um novo extremo. Rafael Leão é um dos nomes que agrada aos ingleses.

Clayton Silva está a brilhar pelo Rio Ave e tem pretendente na Premier League

Clayton Silva pode ser a próxima grande venda do Rio Ave. O jogador está a ser pretendido pelo West Ham United, emblema da Premier League.

O plano tático do Benfica que dominou o Nápoles

Há muitos méritos na vitória do Benfica sobre o Nápoles na Champions League. O que as águias fizeram em casa roçou a perfeição, tanto no delineamento do plano, como na sua execução.

Rafa Silva deve voltar a jogar pelo Besiktas neste fim de semana após 4 encontros de ausência

Rafa Silva está perto de voltar ao ativo. O avançado português de 32 anos deve ser utilizado pelo Besiktas no Clássico frente ao Trabzonspor.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto planeia pequeno estágio de inverno para atacar a segunda metade da época

Francesco Farioli confirmou a intenção de fechar o grupo por quatro ou cinco dias após a deslocação aos Açores. O destino ainda é incerto, mas pode passar pelo estrangeiro.

FC Porto com baixa de peso na convocatória para a partida contra o Malmo

Gabri Veiga não vai poder ir a jogo na partida entre o FC Porto e o Malmo. O jogador ainda está a recuperar de lesão.

Rui Borges olha para dentro de casa no Sporting: o jovem que poderá somar minutos devido às baixas no ataque

Rui Borges não vai poder contar nas próximas semanas com Geny Catamo e Geovany Quenda, tendo que explorar alternativas.