Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

A MODALIDADE: NATAÇÃO ARTÍSTICA

Não mudámos muito, visto que continuamos em estado líquido para falar da modalidade deste artigo. Sintonia, elasticidade, perfeição, coreografia, tudo e mais alguma coisa. São as competências necessárias para uma atleta da Natação Artística. Sim! A alteração em 2017 deu este novo nome àquilo a que estávamos habituados a chamar de «Natação Sincronizada».

Uma modalidade que combina natação, dança e ginástica e é considerado um desporto completo por combinar tantas competências. Com uma elevada popularidade nos Estados Unidos, não é surpreendente que a sua primeira presença em Jogos Olímpicos seja nos de 1984, em Los Angeles.

A federação internacional que coordena a modalidade é a Federação Internacional de Natação (FINA) e em Portugal quem está responsável é a Federação Portuguesa de Natação (FPN). Esta modalidade, juntamente com a Ginástica Rítmica, é exclusivamente dedicada às atletas femininas. Atualmente, só estão incluídas na agenda olímpica a prova de dueto e de equipas, um esquema seguido desde Sydney 2000. Antigamente, existia também a prova de solo, porém, foi retirada em Barcelona 1992.

Mas esta é uma modalidade em que há muitos pontos em avaliação e, consequentemente, muito que explicar em termos de pontuações! Pelas duas provas existentes, há três paneis de júris constituídos por cinco indivíduos, que avaliam as participantes de zero a dez. A pontuação mais alta e a pontuação mais baixa são sempre descartadas e a soma dos três resultados restantes darão o resultado final. Nas provas, o total de pontos é apresentado com a soma entre a «technical routine» e a «free routine».

A equipa russa que venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 (Fonte: Olympic)

Na «technical routine» os júris avaliam a execução (30%), a impressão (30%) e os elementos necessários para a prova (40%). Os primeiros dois painéis têm de dar apenas uma nota enquanto que o último é necessário dar cinco notas para os cinco elementos necessários, que devem ser apresentados por uma ordem específica. Cada elemento tem um Grau de Dificuldade específico. No «free routine» há três painéis de júris que avaliam a execução (30%), a impressão artística (40%) e a dificuldade dos movimentos (30%).

Na competição de equipas há apenas uma sessão de «technical routine» e outra de «free routine», que é a Final. Na competição de duetos há duas sessões (uma «technical routine» e outra «free routine») antes mesmo da grande Final.

Há muitas regras a serem respeitadas e caso alguma seja quebrada pode levar a penalidades que vão afetar o resultado final das atletas. Estas são algumas regras que podem dar penalidades às atletas: o limite do tempo, uso do fundo da piscina ou o movimento incorreto dos elementos necessários nas «routines».

Em termos de medalhas, temos Anastasia Davydova (Rússia) como a mais medalhada de sempre na modalidade com cinco medalhas de ouro entre três Jogos Olímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012). Portugal não tem qualquer medalha e também nunca teve nenhuma participação na modalidade em nenhuma das competições desde criação da mesma.

Ainda faltam 136 dias para o início dos Jogos Olímpicos na cidade de Tóquio, mas ainda há muito para (revi)ver connosco nesta viagem pela história Olímpica e portuguesa nesta competição. A nossa travessia ainda nem vai a meio e esperemos que você, caro leitor, continue a ser presença assídua para que possamos mostrar-lhe tudo. «Não perca o próximo artigo, porque nós também não!».

Foto de Capa: Comité Olímpico de Portugal

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe retira oferta por Kerem Akturkoglu, Benfica suspende negociações e o negócio está em risco de cair

A transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe está em risco de cair. Turcos retiraram a oferta e o Benfica reagiu. O negócio complicou-se com estas mudanças inesperadas.

Landerson oficializado como novo reforço do Moreirense

O Moreirense oficializou a chegada de Landerson. Avançado brasileiro chega a Portugal proveniente dos sub-20 do Fortaleza e vai fazer a primeira época fora do Brasil na carreira.

Rio Ave fecha contratação de novo avançado por 600 mil euros

O Rio Ave garantiu a contratação de Dario Spikic. Avançado de 26 anos vai chegar proveniente do Dínamo Zagreb e reforçar as opções às ordens de Sotiris Silaidopoulos.

Henrique Arreiol confirma saída do Sporting e deixa mensagem de despedida: «É o dia de dizer adeus»

Henrique Arreiol confirmou a saída do Sporting. Médio deixou mensagem de despedida nas redes sociais e está a caminho do Legia Varsóvia.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto é um dos 3 clubes de topo interessados em contratar Giovanni Fabbian ao Bolonha

Giovanni Fabbian foi um dos destaques do Bolonha nas últimas duas épocas. FC Porto perguntou pelo médio italiano.

AS Roma faz proposta de 23 milhões de euros por descarte de Ruben Amorim no Manchester United

A AS Roma entrou na corrida por Jadon Sancho com força. Giallorossi com proposta superior aos 23 milhões de euros pelo jogador do Manchester United. A sua colocação no mercado é encarada como prioritária.

Treinador do Wolfsburgo comenta interesse do Benfica em Mohamed Amoura

O Benfica está muito interessado em contratar Mohamed Amoura. Paul Simonis, treinador do Wolfsburgo, foi questionado quanto à possível saída do jogador.