Tóquio 2020, Atletismo #1: O tiro de partida no Estádio Olímpico

Ao sétimo dia, depois de acendida a Chama Olímpica, começaram as provas de Atletismo. Tendo em conta que é a modalidade com maior quantidade de atletas portugueses (20), existe uma grande expectativa de bons resultados. Além disso, também temos a oportunidade de ver atletas mais conhecidos e outros que se dão a conhecer ao mundo.

Na estreia dos atletas lusos em pista esteve Lorene Bazolo. A competir nas eliminatórias dos 100 metros, a velocista ficou no 25.º lugar da geral e foi eliminada. De seguida, na qualificação para a final do triplo salto, Patrícia Mamona garantiu a passagem no primeiro salto, mas pior sorte teve Evelise Veiga, que terminou no 19.º lugar e ficou fora do palco das grandes decisões.

Auriol Dongmo, campeã europeia de pista coberta, obteve, logo na primeira tentativa (18,80m), o bilhete de passagem à final de lançamento do peso. No dia seguinte, Irina Rodrigues terminou a participação nos Jogos Olímpicos depois de acabar a qualificação do lançamento do disco em 25.º lugar. Por outro lado, Liliana Cá conseguiu o apuramento e vai estar na final da especialidade.

A fechar o segundo dia, terminou o sonho do estreante Carlos Nascimento na prova dos 100 metros masculinos, uma das categorias mais aguardadas. Os 10.37 segundos não foram suficientes para seguir em frente na competição, que foi encabeçada pelo velocista canadiano Andre De Grasse.

Nos dois primeiros serões de competição, já houve espaço para vitórias e muitas surpresas. O pódio do Estádio Olímpico foi inaugurado com a prova dos 10.000 metros, que foi vencida por Selemon Barega, atleta da Etiópia, seguido de dois corredores do Uganda, Joshua Cheptegei e Jacob Kiplimo, prata e bronze, respetivamente.

Já no dia 31 de julho, Daniel Stahl, da Suécia, sagrou-se campeão olímpico do lançamento do disco. A fechar o top 3, esteve o também sueco Simon Pettersson, com a medalha de prata, e Lukas Weisshaindinger, da Áustria, que colocou o bronze ao peito.

A maior surpresa até agora, no Atletismo, veio nos 100 metros femininos. Elaine Thompson-Herah venceu a prova e bateu o recorde Olímpico de Florence Griffith Joyner, que subsistia desde Seul 1988. Na segunda posição, ficou a grande favorita, Shelly-Ann Fraser-Pryce e, com o bronze e a completar um pódio 100% jamaicano, ficou Shericka Jackson.

Nos primeiros dias de agosto, a competição de Atletismo continua. No dia 1, Auriol Dongmo será a representante portuguesa na final do lançamento do peso – a prova começa às 02h35 de Portugal continental. Mais tarde, às 12h20, Patrícia Mamona vai, também ela, tentar dar uma alegria na final do triplo salto.

No dia 2, será a vez de Liliana Cá entrar em pista para a final do lançamento do disco feminino – competição prevista para começar às 12h. Durante os intervalos das provas lusas, existe muito desporto para ver e esperam-se mais surpresas e boas prestações dos atletas.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt recorda vitória diante do Sporting: «Poderá ser importante para ter vantagem no final da época»

Victor Froholdt concedeu uma entrevista à Betano Mag. O médio do FC Porto falou sobre a adaptação a Portugal e ao conjunto azul e branco.

Victor Froholdt lança Clássico contra o Benfica: «Espero seja um daqueles jogos para recordar»

Victor Froholdt concedeu uma entrevista à Betano Mag. O médio do FC Porto falou sobre a adaptação a Portugal e ao conjunto azul e branco.

Pânico do Benfica antes do Clássico: vários jogadores e José Mourinho com sintomas virais a 48 horas do jogo

José Mourinho e vários jogadores do Benfica estão com sintomas virais. Caso gera preocupação numa altura em que águias preparam Clássico contra o FC Porto.

Rodrigo Muniz renova contrato com o Fulham até 2030

O Fulham anunciou a renovação de contrato com o avançado brasileiro Rodrigo Muniz, que fica ligado ao clube até 2030, com mais um ano de opção.

PUB

Mais Artigos Populares

FIFA revela «Trionda» a bola oficial do Mundial 2026

A FIFA revelou a «Trionda», a nova bola oficial do Mundial 2026, produzido pela Adidas. O design presta homenagem aos três países anfitriões da competição, Estados Unidos, Canadá e México .

Barcelona de Luís Frade conquista o 6º Mundial de Clubes de Andebol

Barcelona vence Veszprém no prolongamento (31-30) e volta a erguer o troféu, cinco anos depois da última conquista. Luís Frade marcou três golos na final.

Inacreditável: AS Roma falha três penáltis e perde com o Lille

A Roma desperdiçou três grandes penalidades seguidas nos minutos finais e acabou derrotada pelo Lille em casa, 0-1.