Tóquio 2020, Ténis de Mesa #1: Continuaremos a lutar em equipa contra o “Adamastor”, mas primeiro a Alemanha

- Advertisement -

Deitando um olho ao panorama atual, é no mínimo curioso pensar que o desporto mais praticado do mundo começou por ser, há 200 e poucos anos atrás, um simples passatempo para as famílias da classe alta em… Inglaterra. E só depois do jantar.

O Ténis de Mesa chegou a ser dominado pelos países da Europa Central, como a Hungria, a Áustria, a Alemanha e a República Checa, até meados do século XX. Contudo, a verdade é que não há ninguém no mundo alheio ao facto de que Portugal (ou qualquer outro país), ao enfrentar a China nestes mares, sente sempre que está a fazer uma viagem parecida à dos navegadores portugueses quando passaram o Cabo das Tormentas. Mas sem o final feliz.

Posto isto, é perfeitamente normal contar-vos aqui que, desde que o Ténis de Mesa se juntou à lista de desportos olímpicos, em Seul 1988, a China já colocou no baú 30 das 35 medalhas de ouro disponíveis até agora.

No que toca à campanha portuguesa, a primeira ronda começou da melhor forma com vitórias de Jieni Shao, por 4-3 frente à sueca Christina Kaellberg, e de Tiago Apolónia, com um expressivo 4-0 face ao nigeriano Olajide Omotayo.

Infelizmente, os dois atletas acabariam por abandonar a competição individual em confrontos bastante desnivelados, principalmente no caso da portuguesa. Na ronda seguinte, Jieni Shao cedeu um 4-0 sem resposta contra Mengyu Yu, enquanto Tiago Apolónia foi derrotado, por 4-2, face ao tenista de mesa Kamal Achanta.

O passado dia 26, porém, trouxe-nos algumas alegrias, protagonizadas por Fu Yu, que arrebatou uma vitória por 4-0, ainda na ronda dois da competição feminina, face à indiana Sutirtha Mukherjee. Do lado masculino, Marcos Freitas, já na ronda três, brilharia na disputa intensa contra o austríaco Daniel Habesohn e avançaria para os últimos 16, com uma vitória por 4-3.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva e o Benfica x Estoril Praia: «A chave estava muitas vezes no Dahl a vir como terceiro homem no corredor esquerdo»

Marco Silva analisou o Benfica x Estoril Praia. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e encerrou a 4.ª jornada da Primeira Liga.

Vasco Matos: «Aquilo que temos vindo a falar da criação de uma cultura de trabalho e hoje acho que demos um passo em frente...

Vasco Matos analisou o Benfica x Estoril Praia. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e encerrou a 4.ª jornada da Primeira Liga.

Eis a análise de Marco Silva da vitória do Benfica sobre o Estoril Praia em conferência de imprensa

Marco Silva analisa o Benfica x Estoril Praia em conferência. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e águias venceram.

João Palhinha: «Estes últimos minutos foram mais sofridos, mas isso não apaga a exibição coletiva que fizemos»

João Palhinha analisou o Benfica x Estoril Praia. Jogo realizou-se no Estádio da Luz e encerrou a 4.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 6 destaques da vitória do Benfica sobre o Estoril Praia

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-1 na Luz. Fica com os seis destaques do triunfo encarnado na 4.ª jornada da prova.

Eis os 5 destaques do Braga x Vitória SC

O Braga derrotou o Vitória SC por 1-0 no escaldante dérbi do Minho por 1-0, na 4ª jornada da Primeira Liga. Fica com os x destaques da partida

Diego Rodrigues decide o derbi do Minho e Braga vence pela primeira vez na época frente ao Vitória SC

O Braga saiu vitorioso do primeiro dérbi do Minho, batendo o Vitória SC por 1-0, num encontro relativo à quarta jornada da Primeira Liga.