Lenine Cunha: Um exemplo de persistência e superação

Esta semana, a escassos dias do início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, falaremos daquele que ostenta o título de atleta nacional mais medalhado de sempre internacionalmente. Lenine Cunha, apesar de não conseguir obter mínimos para aquela que seria a sua quarta presença em competições do género, impressiona pela força, garra e combatividade demonstradas. Sem dúvida, um exemplo a seguir e um modelo a replicar.

UM HERÓI QUE “DERRUBA” PRECONCEITOS

Nascido há 38 anos na freguesia da Afurada em Vila Nova de Gaia, o trajeto de Lenine Francisco da Silva Cunha parecia fadado ao sucesso, assim como bastante conturbado. As primeiras dificuldades surgiriam e, por mais estranho que possa parecer, quando o “atleta mais medalhado de sempre” ainda mal tinha saído do berço. Como o próprio já confessou, o episódio data do dia do seu batizado e está relacionado com o facto de a sua família de ideais comunistas, e fortemente ligada ao mar, querer batizá-lo de Lenine. Pois bem, o padre da pequena vila piscatória somente o batizou perante ameaça da família. Mas o ato lá seria consumado e, com isto começava, um percurso, desde sempre pautado pela dificuldade,  pelo preconceito, pela discriminação, mas também pela superação.

UMA MENINGITE QUE NÃO LHE “ROUBOU” OS SONHOS

Por altura dos dois ou três anos de idade deu-se um momento aparentemente devastador para uma ainda tão curta existência. Após vários minutos de uma estagnação aterradora, o “menino” foi diagnosticado com uma meningite, que o atacou em força.

A doença, que por esses anos era, na grande maioria das ocasiões, sinónimo de morte, ou de sequelas irreversíveis, afetou-o a vários níveis: em termos intelectuais, influenciando a sua aprendizagem e na concentração indispensáveis à realização de tarefas escolares: a nível motor, visto que Lenine ficou quase que paralisado do lado esquerdo; bem como causou problemas de memorização e dificuldades em reter a informação apreendida. Tanto assim foi que mesmo, perdendo o avô que o criou, aos sete anos, revelou, de modo bastante frustrante, não possuir qualquer lembrança do mesmo.

Os anos iam passando e, mesmo apesar da débil condição por ele patenteada, os pais, percebendo que o filho era uma pessoa igual a tantas outras, que apenas necessitava de um maior apoio, conduziram-no ao ingresso no ensino primário. Aí chegado, Lenine era visto por alguns dos seus pares como alguém estranho, sendo por várias vezes discriminado e vítima de bullying pelos restantes companheiros. Algo que, na verdade, estava relacionado com a falta de educação para a inclusão registada aos dias de então.

É, precisamente como combate a um isolamento e a uma deficitária integração do gaiense na escola, bem como a conselho médico na sequência do déficit de concentração por este revelado, que a família acaba por encontrar no desporto uma forma de motivação e um escape para as adversidades com que Lenine convivia.

Após uma curta e tímida passagem pelo Andebol, rapidamente se perceberia que o Atletismo seria a sua vida. Começando na marcha, tendo, com oito anos, conquistado o ceptro de campeão regional, não seria aí o seu pouso, visto ter-se fartado da disciplina. As suas grandes paixões, as provas de velocidade, o salto em comprimento e em altura e o triplo salto, apareceram teria Lenine cerca de 12 ou 13 anos, e com resultados quase que imediatos. Por essa altura, a prática desportiva assumia apenas um papel de integração e sociabilização, mas rapidamente passaria a ser algo bem mais sério.

Foi pelos 15 anos, e após vários sucessos entre muros, nomeadamente em certames regionais, que o seu treinador de sempre, José da Costa Pereira, vendo que o seu pupilo até revelava alguma capacidade para a coisa, lhe falou da possibilidade de competir em grandes eventos paralímpicos. Inicialmente, fruto de alguma falta de noção da realidade, levou uma ‘nega’ de pronto, mas, após o responsável ter levado o jovem a vivenciar de perto um estágio da formação paralímpica nacional, a perceção errada de então mudava de modo completo, aceitando de imediato a tão tentadora e aliciante proposta.

Reforce-se que, mesmo levando em linha de conta todos os êxitos, reforçados com a obtenção do recorde mundial do triplo salto na categoria T20 no Qatar, o nortenho não se dedicava de corpo e alma ao desporto, trabalhando durante o dia como ajudante de eletricista numa empresa da zona.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo não quer jogar contra o Benfica no Mundial de Clubes 2025: «Foi a equipa que me fez chegar aqui»

João Cancelo vai ao Mundial de Clubes 2025 com o Al Hilal. Lateral português não quer enfrentar o Benfica na prova.

Manchester City já tem princípio de acordo com lateral do Wolverhampton

O Manchester City está a trabalhar na contratação de Rayan Ait-Nouri. Partes já chegaram a um princípio de acordo.

Benfica toma decisão quanto ao futuro de Belotti

Andrea Belotti está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica até ao final da temporada. Águias pretendem continuidade do italiano.

Rio Ave: Há mais um clube interessado em contratar Clayton

O Al Gharafa de Pedro Martins entrou na corrida por Clayton. Avançado brasileiro na lista do clube do Catar.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

Rui Borges toma decisão sobre o plantel do Sporting diferente de Ruben Amorim

Rui Borges pretende um plantel mais alargado. O técnico do Sporting quer cerca de 26 ou 27 jogadores para 2025/26.