📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Adaptar ao desporto adaptado

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

Os Jogos Paralímpicos de 2016 terminaram no dia 18 e Portugal trouxe do Brasil quatro medalhas de bronze (duas no Atletismo e duas no Boccia), trazendo assim mais uma medalha do que as que trouxe de Londres, mas não conseguindo nenhuma de prata, ao contrário de 2012.

Os nossos medalhados foram Luís Gonçalves, nos 400M, a equipa de Boccia BC1-BC2 composta por Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira, José Macedo, igualmente no Boccia, e Manuel Mendes, na Maratona. Estas medalhas valeram o lugar 73 no ranking de medalhas contra o 61.º de 2012.

Os resultados de 2012 e 2016 mostram que o desporto adaptado português já viveu melhores dias. João Paulo Fernandes é o último ouro paralímpico português, título este de 2008, e foi o único ouro deste ano. Antes de o Rio’2016 começar Portugal tinha uma média de 3,13 ouros por edição e uma média de 12,14 medalhas por edição, números que mostram bem a diferença entre o passado e o presente.

O desporto adaptado está cada vez mais estabelecido no mundo todo e como tal torna-se mais difícil ganhar medalhas. Portugal não se adaptou a estes novos tempos e continua a encarar o desporto adaptado e, como consequência, a participação nos Jogos Paralímpicos como algo secundário e sem grande importância. Este pensamento tem de ser mudado de forma a que se possa melhorar as condições de trabalho destes atletas e potenciar novos atletas, pois a equipa portuguesa presente no Brasil já é algo envelhecida no geral.

Luís Gonçalves levou a bandeira portuguesa no encerramento do Rio'2016 Fonte: FPA
Luís Gonçalves levou a bandeira portuguesa no encerramento do Rio’2016
Fonte: FPA

As palavras de Rui Oliveira, chefe da missão paralímpica, no final da competição são muito claras e objetivas e servem para o desporto português no geral e não só para o desporto adaptado. Tal como referi após os Jogos Olímpicos a disciplina de Educação Física tem de ser mais bem aproveitada para a captação de atletas para as mais diversas modalidades. Uma verdadeira aposta no desporto escolar tem de existir também, mesmo que isto implique que os clubes só tenham os seus jogadores a partir de uma certa idade, estando eles antes integrados nas equipas escolares ou criando acordos entre as escolas e os clubes.

As próprias federações desportivas precisam de se envolver mais no desporto adaptado, uma aposta que já tem existido nos últimos anos mas que tem de ser efectiva. Não há qualquer lógica no facto de existirem duas federações para a mesma modalidade; é apenas preciso que haja pessoas especializadas nas duas vertentes, sob o risco de o desporto adaptado ser esquecido.

Utilizando novamente as palavras de Rui Oliveira, «muita coisa terá de ser feita», mas parece-me que os primeiros passos já começaram a ser dados. Apesar disso, a caminhada ainda é muito longa.

Foto de Capa: CPP

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández revela conversa com Rui Costa antes de deixar Benfica: «Se eu não tivesse falado com ele, penso que o negócio não teria...

Enzo Fernández recordou a transferência do Benfica para o Chelsea. Médio argentino contou conversa com o presidente Rui Costa.

A astúcia do Estoril Praia e as dificuldades criadas ao FC Porto: as nuances táticas apresentadas por Ian Cathro no Estádio do Dragão

As nuances táticas introduzidas por Ian Cathro no jogo do Estoril Praia frente ao FC Porto foram determinantes para a qualidade exibicional apresentada.

Leonardo Jardim garante acerca do futuro: «Presidente sabe muito bem o que quero para a minha vida»

Leonardo Jardim prestou declarações à CNN Brasil, onde falou sobre vários temas. Entre eles, o futuro no Cruzeiro.

Benfica partilha vídeo de Lukebakio de muletas: «Vemo-nos em breve»

Dodi Lukebakio está lesionado com uma paragem a ronda os três meses. Extremo belga mostra-se animado e deixa mensagem.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto antevê Portugal x Brasil: «Será um jogo de muito desgaste»

Francisco Neto falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a antever o Portugal x Brasil, jogo particular.

Gonçalo Inácio prioritário para o Barcelona: eis a situação (preocupante) dos catalães no centro da defesa

Gonçalo Inácio é um dos grandes alvos do Barcelona para as próximas janelas de transferências. O jogador representa o Sporting.

Atenção, Sporting: Athletic pondera saída de ponta de lança

O Athletic vai enfrentar o Sporting para a Champions League. Urko Izeta pode não faz parte dessa ficha de jogo.