Athlete A: A história que está a chocar todo o mundo

- Advertisement -

2016 foi o ano em que o verniz estalou na equipa de Ginástica dos Estados Unidos da América. Pouco depois dos Jogos Olímpicos, realizados no Rio de Janeiro, os abusos às atletas conheceram a praça pública. Esse momento mudou para sempre a forma como víamos uma organização que parecia perfeita, depois de tantas medalhas de ouro conquistadas.

O nome de Larry Nassar foi o mais repetido, mas os métodos agressivos de Martá e Béla Karolyi não podem passar despercebidos. Durante décadas, as ginastas eram colocadas à prova, física e mentalmente, num campo no Texas, onde não tinham acesso ao mundo exterior. Os donos da propriedade conseguiam esconder muitas das práticas com a mentalidade vencedora que a US Gymnastics transparecia para todo o mundo.

Os romenos aproveitaram a fama de uma atleta do país de origem, Nadia Comaneci, para virar do avesso as práticas existentes. Com isso, a partir dos anos 80, assistiu-se a uma “infantilização” da equipa, criada com ginastas de tenra idade. Naturalmente, era mais fácil introduzir o método agressivo, dominando personalidades que estavam longe de estar criadas.


Era percetível a formatação das atletas para aquele tipo de submissão. Mas, quando Maggie Nichols alertou para os abusos, um burburinho enorme foi criado dentro da “bolha” do campo de treinos dos Karolyi. No entanto, como seria de esperar, tudo foi negado e “tapado” pelos responsáveis, sendo enorme o risco de estragar a imagem perfeita da organização.

Pouco tempo depois, os abusos sexuais e mentais da US Gymnastics foram expostos pelo Indianapolis Star, um jornal regional do estado do Indiana. A partir desse momento, centenas de atletas começaram a ganhar coragem de contar a sua versão da história. Tudo desaguou numa grande investigação policial, contando com detenções de algumas personalidades, vistas quase como “deuses” no contexto da modalidade.

O fisiatra Larry Nassar, que foi protegido durante demasiados anos, foi preso e espera uma pena de prisão perpétua. Ganhar, mas a que custas? A seleção de Ginástica norte-americana vai pagar durante muito tempo este episódio triste da sua história. No entanto, os casos de sucesso mantêm-se, e espera-se uma força renovada para os Jogos Olímpicos do próximo ano, em Tóquio.

Foto de capa: Oklahoma University Gymnastics

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan de Ruben Amorim anuncia lista de 33 convocados para o estágio no Pacífico com Gonçalo Ramos e Rafael Leão chamados a bordo

O AC Milan deu a conhecer a lista de 33 convocados para o estágio no Pacífico. Ruben Amorim vai orientar pré-época do clube.

Al Hilal disposto a bater recordes: sauditas querem ex-FC Porto e podem oferecer mais de 130 milhões de euros

O Al Hilal está interessado em garantir a contratação de Luis Díaz, que representa atualmente o Bayern Munique.

Guerra no Irão muda calendário da Formula 1: eis o Grande Prémio adicionado

O Grande Prémio da Malásia está de volta ao calendário da Formula 1, entrando para o lugar da corrida que seria disputada no Barém.

Neemias Queta dá garantia quanto à seleção e projeta próximos passos: «Tenho um futuro brilhante pela frente se continuar com a mesma fome»

Neemias Queta marcou presença no Estoril Open. Basquetebolista português dos Boston Celtics falou de vários temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva dá aval a nome escolhido pelo Benfica para reforçar a defesa

Marco Silva aprova a contratação de Josip Sutalo. Defesa central croata é o alvo do Benfica para render António Silva, de saída do clube.

Titouan Droguet e Kyrian Jacquet vencem torneio de pares no Estoril Open na estreia nesta vertente

A vitória no torneio de pares do Estoril Open sorriu a Titouan Droguet e Kyrian Jacquet. Duo francês nunca tinha jogado nesta vertente.

Já são conhecidos os mentores dos árbitros para 2026/27

O Conselho de Arbitragem deu a conhecer os mentores dos árbitros profissionais. Lista contempla nome por cada Associação de Futebol.