Tóquio 2020, Atletismo #2: Patrícia Mamona magistral garante a prata!

- Advertisement -

“PRAT’ÍCIA” MAMONA, UMA VÉNIA!

O terceiro dia das provas de Atletismo ficou marcado pela segunda medalha de Portugal. Patrícia Mamona arrecadou a prata, no Triplo Salto feminino, depois de bater o recorde nacional e pessoal, com a marca de 15.01 metros. Na mesma prova, a venezuelana Yulimar Rojas venceu e conseguiu o recorde do mundo na especialidade.

Logo no primeiro salto, Patrícia já tinha entrado para os livros da história do Atletismo português. A marca de 14.91 garantia o recorde pessoal e nacional, mas a atleta ainda se superou. Apesar de o segundo e terceiro (nulo) saltos não terem sido perfeitos, voltou à quarta tentativa para conseguir pulverizar em 10 centímetros os seus próprios recordes.

O ouro foi uma miragem, tendo em conta a grande prova da nova campeã olímpica, Yulimar Rojas. A venezuelana bateu, logo na primeira tentativa, o recorde olímpico (15,41m) e arriscou tudo nos saltos seguintes, na busca da melhor marca de sempre.

Rojas partiu para o sexto e último salto sem pressão depois de garantir o ouro. A saltadora fez o ritual habitual antes da corrida e, depois dos três saltos, aterrou e percebeu que conseguiu bater o recorde do mundo. O juiz validou o salto e os placards do Estádio Olímpico anunciaram: 15.67m, mais 17 cm que a melhor marca anterior, que pertencia à ucraniana Kravets, desde 1995.

A fechar o pódio, ficou a espanhola Ana Peleteiro. A marca de 14.87 metros foi suficiente para a medalha de bronze, atrás de Yulimar Rojas e Patrícia Mamona. No final, a confraternização entre as atletas foi um dos melhores momentos de todos os Jogos Olímpicos.

Mais cedo no dia, a atleta portuguesa, Auriol Dongmo, terminou a prova de lançamento do peso no quarto lugar. Apenas cinco centímetros a separaram do sonho de uma medalha de bronze para a lançadora lusa.

A especialidade teve um pódio constituído pela chinesa Gong Lijiao, medalha de ouro, a americana Raven Saunders, medalha de prata e a australiana Valerie Adams, que conquistou o bronze no lançamento do peso.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa rendido a médio do Real Madrid: «Vai ser importante para nós»

Álvaro Arbeloa reconhece Eduardo Camavinga como um «grande jogador». Técnico do Real Madrid deixa vários elogios ao médio francês.

Luciano Spalletti e Juventus chegam a acordo para a renovação de contrato: eis os detalhes

Luciano Spalletti chegou a acordo para a renovação de contrato com a Juventus. Técnico continuará no clube.

Dominik Szoboszlai acredita na reviravolta do Liverpool: «Acho que posso falar em nome de todos»

Dominik Szoboszlai acredita na reviravolta do Liverpool frente ao PSG na Champions League. Reds perderam por 2-0.

Benfica lança novo empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros e propõe troca a investidores de 2023: eis os detalhes

A SAD do Benfica lançou um novo empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros, oferece uma taxa de juro de 4,65% para novos investidores e propõe uma troca com uma taxa de 5,75% a quem investiu em 2023.

PUB

Mais Artigos Populares

O grande problema do Benfica quando termine a época

O Benfica deverá realizar uma série de mudanças no plantel principal, com vários jogadores a saírem do Estádio da Luz. O verão de 2025 ficou marcado por contratações que não resultaram e alguns atletas não terão lugar nas ideias de José Mourinho para 2026/27.

Conflito entre Álvaro Arbeloa e Raúl Asencio afasta o defesa das opções do Real Madrid

Raúl Asencio e Álvaro Arbeloa desentenderam-se no encontro frente ao Elche. Este desentendimento tem afastado o defesa das opções dos merengues.

Viktor Gyokeres aponta ao tricampeonato do Sporting no regresso a Alvalade e garante: «Um sentimento excelente estar de volta a este lugar especial com...

Viktor Gyokeres aproveitou o final do duelo europeu com o Arsenal para agradecer o carinho dos adeptos e desejar a conquista do tricampeonato aos antigos companheiros do Sporting.