Tóquio 2020, Atletismo #2: Patrícia Mamona magistral garante a prata!

- Advertisement -

“PRAT’ÍCIA” MAMONA, UMA VÉNIA!

O terceiro dia das provas de Atletismo ficou marcado pela segunda medalha de Portugal. Patrícia Mamona arrecadou a prata, no Triplo Salto feminino, depois de bater o recorde nacional e pessoal, com a marca de 15.01 metros. Na mesma prova, a venezuelana Yulimar Rojas venceu e conseguiu o recorde do mundo na especialidade.

Logo no primeiro salto, Patrícia já tinha entrado para os livros da história do Atletismo português. A marca de 14.91 garantia o recorde pessoal e nacional, mas a atleta ainda se superou. Apesar de o segundo e terceiro (nulo) saltos não terem sido perfeitos, voltou à quarta tentativa para conseguir pulverizar em 10 centímetros os seus próprios recordes.

O ouro foi uma miragem, tendo em conta a grande prova da nova campeã olímpica, Yulimar Rojas. A venezuelana bateu, logo na primeira tentativa, o recorde olímpico (15,41m) e arriscou tudo nos saltos seguintes, na busca da melhor marca de sempre.

Rojas partiu para o sexto e último salto sem pressão depois de garantir o ouro. A saltadora fez o ritual habitual antes da corrida e, depois dos três saltos, aterrou e percebeu que conseguiu bater o recorde do mundo. O juiz validou o salto e os placards do Estádio Olímpico anunciaram: 15.67m, mais 17 cm que a melhor marca anterior, que pertencia à ucraniana Kravets, desde 1995.

A fechar o pódio, ficou a espanhola Ana Peleteiro. A marca de 14.87 metros foi suficiente para a medalha de bronze, atrás de Yulimar Rojas e Patrícia Mamona. No final, a confraternização entre as atletas foi um dos melhores momentos de todos os Jogos Olímpicos.

Mais cedo no dia, a atleta portuguesa, Auriol Dongmo, terminou a prova de lançamento do peso no quarto lugar. Apenas cinco centímetros a separaram do sonho de uma medalha de bronze para a lançadora lusa.

A especialidade teve um pódio constituído pela chinesa Gong Lijiao, medalha de ouro, a americana Raven Saunders, medalha de prata e a australiana Valerie Adams, que conquistou o bronze no lançamento do peso.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva aponta erros do Benfica na derrota na estreia: «Temos de cuidar mais da bola e tratar melhor da bola»

O Benfica e o St. Gallen enfrentaram-se num encontro da segunda eliminatória de acesso à Europa League. Marco Silva já reagiu à derrota.

Benfica arranca época com o pé esquerdo e perde frente ao St. Gallen

O St. Gallen e o Benfica enfrentaram-se durante esta quinta-feira, num encontro da segunda eliminatória de acesso à Europa League.

Tom Gaal coloca St. Gallen a vencer o Benfica e preocupa Marco Silva

St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League. Tom Gaal colocou o marcador em duas bolas a uma.

Para repetir-se e gerar possível jackpot ao Sporting? Última promessa trabalhada pelo Leganés deve render transferência superior aos 100 milhões de euros

O Sporting está interessado em Djibril Gueye, defesa que pertence ao Leganés. Yan Diomande também passou pelo Butarque.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona liga os alarmes: médio está lesionado e não há data prevista para o regresso

O Barcelona confirmou em comunicado que Frenkie de Jong está lesionado, mas não vai ser operado, pelo menos para já.

Rafa Silva marca 1º golo do Benfica em 2026/27: eis o momento do empate contra o St. Gallen

Rafa Silva empatou o duelo em solo suíço e estreou-se a marcar. St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League.

Benfica em maré de contratações: chegada de avançado leva a que sejam 4 as opções para a posição 9 da equipa B

O Benfica deve anunciar em breve a contratação de Felipe Lima, jogador que será integrado na equipa B dos encarnados.