Tóquio 2020, Atletismo #2: Patrícia Mamona magistral garante a prata!

- Advertisement -

“PRAT’ÍCIA” MAMONA, UMA VÉNIA!

O terceiro dia das provas de Atletismo ficou marcado pela segunda medalha de Portugal. Patrícia Mamona arrecadou a prata, no Triplo Salto feminino, depois de bater o recorde nacional e pessoal, com a marca de 15.01 metros. Na mesma prova, a venezuelana Yulimar Rojas venceu e conseguiu o recorde do mundo na especialidade.

Logo no primeiro salto, Patrícia já tinha entrado para os livros da história do Atletismo português. A marca de 14.91 garantia o recorde pessoal e nacional, mas a atleta ainda se superou. Apesar de o segundo e terceiro (nulo) saltos não terem sido perfeitos, voltou à quarta tentativa para conseguir pulverizar em 10 centímetros os seus próprios recordes.

O ouro foi uma miragem, tendo em conta a grande prova da nova campeã olímpica, Yulimar Rojas. A venezuelana bateu, logo na primeira tentativa, o recorde olímpico (15,41m) e arriscou tudo nos saltos seguintes, na busca da melhor marca de sempre.

Rojas partiu para o sexto e último salto sem pressão depois de garantir o ouro. A saltadora fez o ritual habitual antes da corrida e, depois dos três saltos, aterrou e percebeu que conseguiu bater o recorde do mundo. O juiz validou o salto e os placards do Estádio Olímpico anunciaram: 15.67m, mais 17 cm que a melhor marca anterior, que pertencia à ucraniana Kravets, desde 1995.

A fechar o pódio, ficou a espanhola Ana Peleteiro. A marca de 14.87 metros foi suficiente para a medalha de bronze, atrás de Yulimar Rojas e Patrícia Mamona. No final, a confraternização entre as atletas foi um dos melhores momentos de todos os Jogos Olímpicos.

Mais cedo no dia, a atleta portuguesa, Auriol Dongmo, terminou a prova de lançamento do peso no quarto lugar. Apenas cinco centímetros a separaram do sonho de uma medalha de bronze para a lançadora lusa.

A especialidade teve um pódio constituído pela chinesa Gong Lijiao, medalha de ouro, a americana Raven Saunders, medalha de prata e a australiana Valerie Adams, que conquistou o bronze no lançamento do peso.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Almeida confirma que não vai participar no Paris-Nice devido a problemas de saúde

João Almeida assumiu que não vai competir no Paris‑Nice devido a um problemas de saúde. O corredor português garantiu que vai estar recuperado e com foco total nos próximos objetivos da temporada, a Volta à Catalunha e o Giro. 

Volkan Demirel regressa ao comando do Gençlerbirligi depois de ter sido despedido em dezembro

O Gençlerbirligi confirmou o regresso de Volkan Demirel ao cargo de treinador técnico da equipa. O técnico turco já tinha orientado o clube esta temporada, entre 31 de outubro e 7 de dezembro de 2025.

Rafa Silva vai chegar aos 600 jogos como sénior frente ao FC Porto

Rafa Silva pode atingir uma marca histórica no clássico do Benfica frente ao FC Porto, ao completar 600 jogos na carreira ao mais alto nível, entre clubes e Seleção Nacional.

Cassiano Klein analisa derrota do Benfica na Champions League de Futsal: «Feliz pela coragem da equipa e pela forma como encararam o jogo»

Cassiano Klein já reagiu ao desfecho do Sporting x Benfica. Águias perderam por 7-4 e foram eliminadas da Champions League de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Famalicão bate Arouca na Primeira Liga com golo nos minutos finais

O Famalicão venceu em casa o Arouca por 1-0 na jornada 25 da Primeira Liga. Rodrigo Pinheiro marcou o único golo da partida.

Real Madrid vence Celta de Vigo com golo aos 90+4′ e regressa às vitórias na La Liga

Real Madrid derrotou o Celta de Vigo por 2-1, no jogo que abriu a 27.ª jornada da La Liga. Os merengues regressaram às vitórias na competição.

Liverpool vinga-se da derrota na Premier League e elimina Wolverhampton da Taça da Inglaterra

O Liverpool foi ao terreno do Wolverhampton vencer por 3-1, no primeiro jogo dos oitavos de final da Taça de Inglaterra. Foi o segundo jogo entre as duas equipas num curto espaço de tempo.