Tóquio 2020, Atletismo #2: Patrícia Mamona magistral garante a prata!

- Advertisement -

“PRAT’ÍCIA” MAMONA, UMA VÉNIA!

O terceiro dia das provas de Atletismo ficou marcado pela segunda medalha de Portugal. Patrícia Mamona arrecadou a prata, no Triplo Salto feminino, depois de bater o recorde nacional e pessoal, com a marca de 15.01 metros. Na mesma prova, a venezuelana Yulimar Rojas venceu e conseguiu o recorde do mundo na especialidade.

Logo no primeiro salto, Patrícia já tinha entrado para os livros da história do Atletismo português. A marca de 14.91 garantia o recorde pessoal e nacional, mas a atleta ainda se superou. Apesar de o segundo e terceiro (nulo) saltos não terem sido perfeitos, voltou à quarta tentativa para conseguir pulverizar em 10 centímetros os seus próprios recordes.

O ouro foi uma miragem, tendo em conta a grande prova da nova campeã olímpica, Yulimar Rojas. A venezuelana bateu, logo na primeira tentativa, o recorde olímpico (15,41m) e arriscou tudo nos saltos seguintes, na busca da melhor marca de sempre.

Rojas partiu para o sexto e último salto sem pressão depois de garantir o ouro. A saltadora fez o ritual habitual antes da corrida e, depois dos três saltos, aterrou e percebeu que conseguiu bater o recorde do mundo. O juiz validou o salto e os placards do Estádio Olímpico anunciaram: 15.67m, mais 17 cm que a melhor marca anterior, que pertencia à ucraniana Kravets, desde 1995.

A fechar o pódio, ficou a espanhola Ana Peleteiro. A marca de 14.87 metros foi suficiente para a medalha de bronze, atrás de Yulimar Rojas e Patrícia Mamona. No final, a confraternização entre as atletas foi um dos melhores momentos de todos os Jogos Olímpicos.

Mais cedo no dia, a atleta portuguesa, Auriol Dongmo, terminou a prova de lançamento do peso no quarto lugar. Apenas cinco centímetros a separaram do sonho de uma medalha de bronze para a lançadora lusa.

A especialidade teve um pódio constituído pela chinesa Gong Lijiao, medalha de ouro, a americana Raven Saunders, medalha de prata e a australiana Valerie Adams, que conquistou o bronze no lançamento do peso.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o motivo para a ausência de Wendel Silva da ficha de jogo do Santa Clara x Benfica

O Santa Clara recebe o Benfica nos Açores sem Wendel Silva. Avançado vai regressar ao Brasil e reforçar o Ceará.

Galatasaray goleia o Eyupspor em casa com hat-trick de Mauro Icardi

O Galatasaray chegou à terceira vitória consecutiva na Liga Turca, após bater o Eyupspor por cinco bolas a uma num encontro da 22.ª jornada.

Vangelis Pavlidis marca de cabeça e o Benfica já vence o Santa Clara nos Açores

O Santa Clara recebe o Benfica nos Açores. Vangelis Pavlidis adiantou as águias numa jogada de assistência encarnada.

Joan Laporta aponta o dedo à arbitragem após a goleada sofrida contra o Atlético Madrid: «É por isso que temos de lutar contra tudo...

Joan Laporta já reagiu à derrota do Barcelona contra o Atlético Madrid na Taça do Rei. Arbitragem e campo em más condições na mira dos presidentes culés.

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Santos partilha sonho para o Mundial: «Que Portugal possa ser campeão do mundo»

O antigo selecionador Fernando Santos revelou que acredita que Portugal pode vencer o Mundial 2026, apesar de enfrentar seleções de grande qualidade.

3 treinadores portugueses apontados ao Atlético Mineiro nas últimas horas

O Atlético Mineiro continua a procurar um novo treinador para render Jorge Sampaoli. Três portugueses foram apontados ao cargo.

Carlo Ancelotti prestes a renovar por quatro anos como selecionador do Brasil

Carlo Ancelotti continuará como selecionador do Brasil por mais quatro anos. O italiano comandará a canarinha durante o Mundial de 2030.