📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal nos Jogos Olímpicos

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

Os Jogos Olímpicos começam já no dia 3, com o futebol feminino, apesar de a cerimónia de abertura ser só no dia 5. Este artigo não será tanto de opinião, como é apanágio do Bola na Rede, mas sim mais de juntar algumas curiosidades sobre as participações de Portugal no maior evento desportivo mundial, com algumas outras curiosidades históricas.

Portugal está no quinto grupo de países com participações ao ter 23 presenças em conjunto com a Índia, sendo o 17.º país com mais participações, indo ter a sua 24.ª partipação no Rio de Janeiro. Como curiosidades, Austrália, Grécia, Reino Unido e Suíça são os únicos totalistas com 27 participações (28 no Rio’2016), e em 2016 dois países vão estrear-se em Jogos Olímpicos: Kosovo e Sudão do Sul.

Tudo começou em 1912, com a presença em Estocolmo, Suécia, na quinta edição dos Jogos, e desde então não falhou mais nenhuma edição dos Jogos Olímpicos. Portugal foi representado por apenas seis atletas, a mais pequena delegação da história olímpica portuguesa a par de Los Angeles. Os atletas foram António Stromp, Armando Luzarte-Cortesão e Francisco Lázaro no Atletismo, Fernando Correia na Esgrima e António Pereira e Joaquim Victal na Luta Greco-Romana. O grande destaque desta participação é negativo. Francisco Lázaro, que participou na Maratona e era um dos principais candidatos à vitória, morreu durante a prova por desidratação. Foi a primeira morte nuns Jogos Olímpicos da era moderna. Quanto a resultados, os atletas foram todos eliminados na primeira ronda ou na fase de grupos, tirando Armando Marques nos 800M, que chegou à segunda ronda.

Os seis atletas que estiveram em Estocolmo'1912 Fonte: COP
Os seis atletas que estiveram em Estocolmo’1912
Fonte: COP

As 23 participações resultaram em 23 medalhas ganhas por atletas portugueses. As medalhas estão divididas em quatro ouros, oito pratas e 11 bronzes. Os Estados Unidos são o país com mais medalhas, 2399 em 26 participações, seguidos da União Soviética, com 1010 em nove participações, e a fechar o pódio de países com mais medalhas conquistadas está o Reino Unido, com 780 em 27 participações.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.