📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal nos Jogos Olímpicos

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

Os Jogos Olímpicos começam já no dia 3, com o futebol feminino, apesar de a cerimónia de abertura ser só no dia 5. Este artigo não será tanto de opinião, como é apanágio do Bola na Rede, mas sim mais de juntar algumas curiosidades sobre as participações de Portugal no maior evento desportivo mundial, com algumas outras curiosidades históricas.

Portugal está no quinto grupo de países com participações ao ter 23 presenças em conjunto com a Índia, sendo o 17.º país com mais participações, indo ter a sua 24.ª partipação no Rio de Janeiro. Como curiosidades, Austrália, Grécia, Reino Unido e Suíça são os únicos totalistas com 27 participações (28 no Rio’2016), e em 2016 dois países vão estrear-se em Jogos Olímpicos: Kosovo e Sudão do Sul.

Tudo começou em 1912, com a presença em Estocolmo, Suécia, na quinta edição dos Jogos, e desde então não falhou mais nenhuma edição dos Jogos Olímpicos. Portugal foi representado por apenas seis atletas, a mais pequena delegação da história olímpica portuguesa a par de Los Angeles. Os atletas foram António Stromp, Armando Luzarte-Cortesão e Francisco Lázaro no Atletismo, Fernando Correia na Esgrima e António Pereira e Joaquim Victal na Luta Greco-Romana. O grande destaque desta participação é negativo. Francisco Lázaro, que participou na Maratona e era um dos principais candidatos à vitória, morreu durante a prova por desidratação. Foi a primeira morte nuns Jogos Olímpicos da era moderna. Quanto a resultados, os atletas foram todos eliminados na primeira ronda ou na fase de grupos, tirando Armando Marques nos 800M, que chegou à segunda ronda.

Os seis atletas que estiveram em Estocolmo'1912 Fonte: COP
Os seis atletas que estiveram em Estocolmo’1912
Fonte: COP

As 23 participações resultaram em 23 medalhas ganhas por atletas portugueses. As medalhas estão divididas em quatro ouros, oito pratas e 11 bronzes. Os Estados Unidos são o país com mais medalhas, 2399 em 26 participações, seguidos da União Soviética, com 1010 em nove participações, e a fechar o pódio de países com mais medalhas conquistadas está o Reino Unido, com 780 em 27 participações.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.