Portugal nos Jogos Olímpicos

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

Os Jogos Olímpicos começam já no dia 3, com o futebol feminino, apesar de a cerimónia de abertura ser só no dia 5. Este artigo não será tanto de opinião, como é apanágio do Bola na Rede, mas sim mais de juntar algumas curiosidades sobre as participações de Portugal no maior evento desportivo mundial, com algumas outras curiosidades históricas.

Portugal está no quinto grupo de países com participações ao ter 23 presenças em conjunto com a Índia, sendo o 17.º país com mais participações, indo ter a sua 24.ª partipação no Rio de Janeiro. Como curiosidades, Austrália, Grécia, Reino Unido e Suíça são os únicos totalistas com 27 participações (28 no Rio’2016), e em 2016 dois países vão estrear-se em Jogos Olímpicos: Kosovo e Sudão do Sul.

Tudo começou em 1912, com a presença em Estocolmo, Suécia, na quinta edição dos Jogos, e desde então não falhou mais nenhuma edição dos Jogos Olímpicos. Portugal foi representado por apenas seis atletas, a mais pequena delegação da história olímpica portuguesa a par de Los Angeles. Os atletas foram António Stromp, Armando Luzarte-Cortesão e Francisco Lázaro no Atletismo, Fernando Correia na Esgrima e António Pereira e Joaquim Victal na Luta Greco-Romana. O grande destaque desta participação é negativo. Francisco Lázaro, que participou na Maratona e era um dos principais candidatos à vitória, morreu durante a prova por desidratação. Foi a primeira morte nuns Jogos Olímpicos da era moderna. Quanto a resultados, os atletas foram todos eliminados na primeira ronda ou na fase de grupos, tirando Armando Marques nos 800M, que chegou à segunda ronda.

Os seis atletas que estiveram em Estocolmo'1912 Fonte: COP
Os seis atletas que estiveram em Estocolmo’1912
Fonte: COP

As 23 participações resultaram em 23 medalhas ganhas por atletas portugueses. As medalhas estão divididas em quatro ouros, oito pratas e 11 bronzes. Os Estados Unidos são o país com mais medalhas, 2399 em 26 participações, seguidos da União Soviética, com 1010 em nove participações, e a fechar o pódio de países com mais medalhas conquistadas está o Reino Unido, com 780 em 27 participações.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.