bola-na-rede-bnr-olimpico

Nesta quinta-feira, tivemos um total de 6 atletas nacionais a competir em diversas modalidades, nomeadamente vela, natação, golfe, badminton e judo. No judo, tivemos um jovem atleta, Jorge Fonseca, a cumprir a sua estreia em Jogos Olímpicos. E foi uma estreia em cheio, com o judoca a “despachar” o seu adversário afegão em apenas nove (!) segundos, após uma projeção onde o adversário caiu completamente de costas, chamada ippon, que terminou de imediato o combate. Na segunda ronda, o nosso Jorge caiu, mas caiu de pé, num combate quase brilhante, onde apenas a 22 segundos do fim sofreu um wazari, que deu vantagem ao lutador checo Lukas Krpalek, o futuro medalhado de ouro. Houve algumas decisões algo polémicas, nomeadamente não punir o judo passivo claro do checo nos primeiros minutos do combate, mas não vale a pena ir por aí.

Pouco depois, a ainda teenager luso-ucraniana Tamila Holub, de apenas 17 anos, não foi além do 24º lugar nas eliminatórias dos 800 metros livres, falhando a conquista de um novo recorde nacional. Fica assim encerrada a estreia da nadadora lusa em Jogos, com a promessa de voltar ainda mais forte na edição de 2020, em Tóquio.

O porta-estandarte da bandeira portuguesa, o velejador João Rodrigues, teve um dia fenomenal nas três regatas do dia na classe RS:X, pois subiu até ao 11º lugar, estando agora a apenas dois pontos do top 10, que garante entrada na regata das medalhas.

João Rodrigues tenta hoje chegar à corrida pelas medalhas Fonte: COP
João Rodrigues tenta hoje chegar à corrida pelas medalhas
Fonte: COP

No golfe, José-Filipe Lima teve um primeiro dia positivo, com uma primeira volta ao campo com 70 pancadas, uma abaixo do PAR, estando atualmente no 17º lugar. Já Ricardo Melo Gouveia não teve um dia tão positivo, estando com 73 pancadas, duas acima do PAR, quedando-se pelo 42º posto.

Anúncio Publicitário

Finalmente, Telma Santos entrou em cena logo contra a campeã olímpica de Londres 2012, a chinesa Li Xuerui, perdendo naturalmente por 21-12 e 21-7. Ainda volta a jogar, pois existe uma fase preliminar de grupos, em que a jogadora natural de Peniche ainda joga mais duas vezes no Rio’2016.

Agenda dia 12:

Golfe: Filipe Lima

Dia 2 Hora: 14h36

Ricardo Melo Gouveia

Dia 2 Hora: 12h14

Vela: Gustavo Lima

Laser – Dia 4 Hora: 17h00

João Rodrigues

RS:X – Dia 4 Hora: 17h00

Sara Carmo

Laser Radial – Dia 4 Hora: 17h00

Jorge Lima e José Costa

49er – Dia 1 Hora: 17h00

Atletismo: Salomé Rocha

Salomé Rocha é a primeira portuguesa no Atletismo Fonte: COP
Salomé Rocha é a primeira portuguesa no Atletismo
Fonte: COP

10000m Hora: 15h10

João Vieira

20Km Marcha Hora: 18h30

Sérgio Vieira

20Km Marcha Hora: 18h30

Marta Pen

1500m – Eliminatórias Hora: 0h30

Lorene Bazolo

100m – Eliminatórias Hora: 2h40

Ginástica: Ana Rente

Trampolim Individual – Eliminatórias Hora: 18h03

Badminton: Telma Santos vs Iris Wang

Fase de Grupos Hora: 23h30

Imagem de capa: COP