Tóquio 2020, Canoagem #1: O “tempero” que faltava ao nosso medalheiro

Era tempo da Canoagem de velocidade fazer a sua aparição na presente olimpíada com os primeiros dias a contarem com três atletas lusos à partida: Fernando Pimenta, Teresa Portela e Joana Vasconcelos.

Pimenta, legítimo candidato às medalhas, atuaria na vertente de K1 1000, entrando em água logo na primeira eliminatória, da qual os melhores tempos se apurariam diretamente para as meias-finais, não tendo de disputar a regata relativa aos quartos.

O canoísta limiano, já medalhado em conjunto com Emanuel Silva em Londres 2012, não revelou dificuldades no controlo, bem como na gestão de uma prova na qual a intensidade do vento, que soprava de frente, era uma dificuldade adicional, fazendo com que o ritmo da regata não fosse tão “vivo”. Aí veio ao de cima toda a experiência do lusitano que, liderando do início ao fim da competição, ainda teve tempo para abrandar ligeiramente na reta final.

Seria, portanto, e sem dificuldades, registada uma marca de 3.40.123, que venceria com uma diferença superior a um segundo face ao seu mais direto oponente, o eslovaco Peter Gelle. Deste modo, e sem necessitar de voltar a despender energias, Pimenta seguiu rumo à fase seguinte.

Teresa Portela, em K1 200, tentava repetir o feito conseguido pelo limiano. Mostrando-se em forma para lutar por uma presença na regata de atribuição das medalhas da referida categoria, a desportista natural de Esposende, classificando-se no segundo posto da sua eliminatória, anotou o tempo de 42,050, apenas atrás da atleta da China, Mengdie Yin. Assim, Teresa também assegurava passaporte direto para as meias-finais sem necessitar de horas extra!

Sorte distinta teria a sua compatriota Joana Vasconcelos, que na mesma categoria, e após a quinta posição assinalada na eliminatória, viu-se relegada para a regata alusiva aos quartos de final, onde, ao ficar no quarto posto, se despediu desta especialidade, registando o tempo de 43.1.379, a mais de um segundo da canadiana Andreanne Langlois, vencedora da regata. Agora, Joana direciona atenções para o K1 500, que marcará a sua despedida  deste certame olímpico.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Yann Karamoh a caminho do FC Porto: quem é o reforço fora de horas dos dragões?

Yann Karamoh está muito perto de se transformar no próximo reforço do FC Porto. O jogador está livre no mercado.

Eis os números da 2ª passagem de Bruno Lage como treinador do Benfica

Bruno Lage foi demitido do comando técnico do Benfica. O técnico não resistiu à derrota com o Qarabag e deixa as águias cerca de um ano depois.

Antigo jogador do Famalicão com vida complicada o Villarreal: já apontam ex-PSG ao seu lugar

Luiz Júnior foi uma das figuras pela negativa da partida entre o Villarreal e o Tottenham, contando com grande culpa no golo dos londrinos.

Quem são os 4 treinadores do Benfica na era Rui Costa?

O Benfica procura o quinto treinador da era Rui Costa. Despedimento de Bruno Lage vai fazer a lista aumentar nos próximos dias, com José Mourinho a chegar.

PUB

Mais Artigos Populares

Antes de ser despedido, Bruno Lage foi responsável pelo mercado do Benfica: eis os 8 reforços contratados no verão

Bruno Lage já não é treinador do Benfica. Antes da demissão, o treinador confessou ter tido impacto no mercado das águias, num verão em que chegaram oito jogadores aos encarnados.

Francesco Farioli não vai mexer: Pablo Rosario continua na lateral direita do FC Porto

Pablo Rosario vai manter-se como lateral direito nos próximos jogos do FC Porto, devido às ausências por lesão.

Martim Mayer fala em ‘Special One’ e comenta momento do Benfica: «A inevitável decisão de despedir Bruno Lage peca por tardia»

Martim Mayer comentou a saída de Bruno Lage do Benfica e a iminente chegada de José Mourinho ao clube. Candidato à presidência dos encarnados reagiu.