Tóquio 2020, Canoagem #1: O “tempero” que faltava ao nosso medalheiro

- Advertisement -

Era tempo da Canoagem de velocidade fazer a sua aparição na presente olimpíada com os primeiros dias a contarem com três atletas lusos à partida: Fernando Pimenta, Teresa Portela e Joana Vasconcelos.

Pimenta, legítimo candidato às medalhas, atuaria na vertente de K1 1000, entrando em água logo na primeira eliminatória, da qual os melhores tempos se apurariam diretamente para as meias-finais, não tendo de disputar a regata relativa aos quartos.

O canoísta limiano, já medalhado em conjunto com Emanuel Silva em Londres 2012, não revelou dificuldades no controlo, bem como na gestão de uma prova na qual a intensidade do vento, que soprava de frente, era uma dificuldade adicional, fazendo com que o ritmo da regata não fosse tão “vivo”. Aí veio ao de cima toda a experiência do lusitano que, liderando do início ao fim da competição, ainda teve tempo para abrandar ligeiramente na reta final.

Seria, portanto, e sem dificuldades, registada uma marca de 3.40.123, que venceria com uma diferença superior a um segundo face ao seu mais direto oponente, o eslovaco Peter Gelle. Deste modo, e sem necessitar de voltar a despender energias, Pimenta seguiu rumo à fase seguinte.

Teresa Portela, em K1 200, tentava repetir o feito conseguido pelo limiano. Mostrando-se em forma para lutar por uma presença na regata de atribuição das medalhas da referida categoria, a desportista natural de Esposende, classificando-se no segundo posto da sua eliminatória, anotou o tempo de 42,050, apenas atrás da atleta da China, Mengdie Yin. Assim, Teresa também assegurava passaporte direto para as meias-finais sem necessitar de horas extra!

Sorte distinta teria a sua compatriota Joana Vasconcelos, que na mesma categoria, e após a quinta posição assinalada na eliminatória, viu-se relegada para a regata alusiva aos quartos de final, onde, ao ficar no quarto posto, se despediu desta especialidade, registando o tempo de 43.1.379, a mais de um segundo da canadiana Andreanne Langlois, vencedora da regata. Agora, Joana direciona atenções para o K1 500, que marcará a sua despedida  deste certame olímpico.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.