Tóquio 2020, Canoagem #1: O “tempero” que faltava ao nosso medalheiro

- Advertisement -

Era tempo da Canoagem de velocidade fazer a sua aparição na presente olimpíada com os primeiros dias a contarem com três atletas lusos à partida: Fernando Pimenta, Teresa Portela e Joana Vasconcelos.

Pimenta, legítimo candidato às medalhas, atuaria na vertente de K1 1000, entrando em água logo na primeira eliminatória, da qual os melhores tempos se apurariam diretamente para as meias-finais, não tendo de disputar a regata relativa aos quartos.

O canoísta limiano, já medalhado em conjunto com Emanuel Silva em Londres 2012, não revelou dificuldades no controlo, bem como na gestão de uma prova na qual a intensidade do vento, que soprava de frente, era uma dificuldade adicional, fazendo com que o ritmo da regata não fosse tão “vivo”. Aí veio ao de cima toda a experiência do lusitano que, liderando do início ao fim da competição, ainda teve tempo para abrandar ligeiramente na reta final.

Seria, portanto, e sem dificuldades, registada uma marca de 3.40.123, que venceria com uma diferença superior a um segundo face ao seu mais direto oponente, o eslovaco Peter Gelle. Deste modo, e sem necessitar de voltar a despender energias, Pimenta seguiu rumo à fase seguinte.

Teresa Portela, em K1 200, tentava repetir o feito conseguido pelo limiano. Mostrando-se em forma para lutar por uma presença na regata de atribuição das medalhas da referida categoria, a desportista natural de Esposende, classificando-se no segundo posto da sua eliminatória, anotou o tempo de 42,050, apenas atrás da atleta da China, Mengdie Yin. Assim, Teresa também assegurava passaporte direto para as meias-finais sem necessitar de horas extra!

Sorte distinta teria a sua compatriota Joana Vasconcelos, que na mesma categoria, e após a quinta posição assinalada na eliminatória, viu-se relegada para a regata alusiva aos quartos de final, onde, ao ficar no quarto posto, se despediu desta especialidade, registando o tempo de 43.1.379, a mais de um segundo da canadiana Andreanne Langlois, vencedora da regata. Agora, Joana direciona atenções para o K1 500, que marcará a sua despedida  deste certame olímpico.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Nélson Semedo confiante para o embate entre Portugal e Espanha: «Sabemos o que temos de melhorar e os erros que temos de corrigir»

Nuno Mendes e Nélson Semedo marcaram presença na conferência de imprensa deste sábado. Portugal bateu a Croácia e enfrenta Espanha nos oitavos.

Paraguai x França em risco de ser adiado: eis o motivo

O encontro entre o Paraguai e a França, relativo aos oitavos de final do Mundial 2026, corre o risco de ser adiado.

Nélson Semedo dá os parabéns a Cabo Verde: «Independentemente do resultado, Cabo Verde venceu»

Nuno Mendes e Nélson Semedo marcaram presença na conferência de imprensa deste sábado. Portugal bateu a Croácia e enfrenta Espanha nos oitavos.

Mercado: imprensa internacional aponta extremo da Bundesliga ao Benfica

Jakub Kaminski é o mais recente nome associado ao Benfica. O extremo pertence aos quadros do Colónia, conjunto da Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: projeto dos merengues pode sofrer mudança importante com investimento de apenas 380 mil euros

O Real Madrid pode conseguir colocar a sua equipa C na Segunda Federación, apesar do escalão ter sido despromovido.

Nuno Mendes responde a Lamine Yamal: «Gosto de jogar contra ele. Vai ser um bom duelo»

Nuno Mendes e Nélson Semedo marcaram presença na conferência de imprensa deste sábado. Portugal bateu a Croácia e enfrenta Espanha nos oitavos.

Benfica: conjunto da Luz já fez quase 40 milhões de euros em vendas

O Benfica já realizou algumas vendas no começo do mercado de transferências, sem perder nomes muito relevantes.