Tóquio 2020, Canoagem #1: O “tempero” que faltava ao nosso medalheiro

- Advertisement -

Era tempo da Canoagem de velocidade fazer a sua aparição na presente olimpíada com os primeiros dias a contarem com três atletas lusos à partida: Fernando Pimenta, Teresa Portela e Joana Vasconcelos.

Pimenta, legítimo candidato às medalhas, atuaria na vertente de K1 1000, entrando em água logo na primeira eliminatória, da qual os melhores tempos se apurariam diretamente para as meias-finais, não tendo de disputar a regata relativa aos quartos.

O canoísta limiano, já medalhado em conjunto com Emanuel Silva em Londres 2012, não revelou dificuldades no controlo, bem como na gestão de uma prova na qual a intensidade do vento, que soprava de frente, era uma dificuldade adicional, fazendo com que o ritmo da regata não fosse tão “vivo”. Aí veio ao de cima toda a experiência do lusitano que, liderando do início ao fim da competição, ainda teve tempo para abrandar ligeiramente na reta final.

Seria, portanto, e sem dificuldades, registada uma marca de 3.40.123, que venceria com uma diferença superior a um segundo face ao seu mais direto oponente, o eslovaco Peter Gelle. Deste modo, e sem necessitar de voltar a despender energias, Pimenta seguiu rumo à fase seguinte.

Teresa Portela, em K1 200, tentava repetir o feito conseguido pelo limiano. Mostrando-se em forma para lutar por uma presença na regata de atribuição das medalhas da referida categoria, a desportista natural de Esposende, classificando-se no segundo posto da sua eliminatória, anotou o tempo de 42,050, apenas atrás da atleta da China, Mengdie Yin. Assim, Teresa também assegurava passaporte direto para as meias-finais sem necessitar de horas extra!

Sorte distinta teria a sua compatriota Joana Vasconcelos, que na mesma categoria, e após a quinta posição assinalada na eliminatória, viu-se relegada para a regata alusiva aos quartos de final, onde, ao ficar no quarto posto, se despediu desta especialidade, registando o tempo de 43.1.379, a mais de um segundo da canadiana Andreanne Langlois, vencedora da regata. Agora, Joana direciona atenções para o K1 500, que marcará a sua despedida  deste certame olímpico.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga tem de pagar mais 500 mil euros por reforço de janeiro e custo total da operação chega aos 7,5 milhões de euros

Demir Tiknaz ficou 500 mil euros mais caro ao Braga. Objetivos estipulados foram atingidos pela seleção da Turquia.

Revelado o autor e o custo dos cartazes sobre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus e rejeita estatuto de incendiário: «Não pretende criar mais polémica»

Já é conhecido o autor dos cartazes sobre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Chama-se Fernando Maia e garante que foi tudo orquestrado em nome individual.

Benfica vence Estoril Praia por 3-1 em jogo particular: eis os marcadores dos golos

O Benfica realizou esta sexta-feira um jogo particular diante do Estoril Praia. Vitória sorriu às águias por 3-1.

Imprensa nacional avança que Pedro Proença quer marcar nova reunião com Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo

Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo e Pedro Proença poderão sentar-se novamente na mesma mesa. Dirigente quer reaproximar as duas figuras.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgios Vagiannidis corre contra o tempo e dá razões para o Sporting sorrir

Georgios Vagiannidis voltou ao Sporting lesionado, mas as primeiras sensações são positivas. Lesão grave temida está descartada.

3 cartazes de apoio a Cristiano Ronaldo e contra Jorge Jesus afixados em Lisboa

Depois de toda a polémica, uma ação insólita de protesto. Foram afixados três cartazes de apoio a Cristiano Ronaldo e contra Jorge Jesus.

Gianluca Prestianni atrai interesse de 5 clubes da Premier League depois do arranque de época pelo Benfica

Há cinco clubes da Premier League a acompanhar a temporada de Gianluca Prestianni. Extremo tem estado em destaque no Benfica.