📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tóquio 2020, Canoagem #2: À quarta foi de vez!

- Advertisement -

A participação portuguesa na Canoagem, nos dias 4 e 5 de agosto, nos Jogos Olímpicos, ocorreu apenas com duas participantes, e ambas na prova de Kayak monolugar em 500 metros (K1 500).

Por um lado, tivemos a presença de Teresa Portela, atleta oriunda de Esposende e com 33 anos que representa o SL Benfica e que, depois do afastamento inglório da Final A de K1 200, tentava fazer um resultado de relevo na prova mais longa, pese embora não fosse essa a sua prova predileta.

Também tivemos em competição Joana Vasconcelos, atleta de Vila Nova de Gaia com 30 anos e que representou o clube encarnado até ao início deste ano, período no qual o contrato expirou, e que conseguiu um apuramento à última oportunidade, numa Taça do Mundo na Rússia.

No primeiro destes dois dias, disputavam-se as eliminatórias e os quartos de final, se necessário. Para passar diretamente das eliminatórias para a meia final, era necessário terminar a primeira ronda entre os dois melhores classificados (os restantes iriam voltar a competir nesse dia.

Teresa provou que estava entre as atletas em melhor forma, ao conseguir o apuramento direto para as meias finais e em grande estilo, ao ser segunda na sua eliminatória, terminando antecipadamente a sua prova nesse dia, estando já apurada para a ronda de acesso à final, disputada no dia seguinte.

Joana Vasconcelos, por seu turno, terminou em quinto lugar na sua série e foi relegada para a ronda seguinte, voltando a correr nesse dia para tentar o acesso às regatas do dia seguinte. Nesta fase seguinte, Joana mostrou estar numa fase descendente da sua forma, cujo pico deverá ter sido atingido em finais de maio, na Taça do Mundo, onde conseguiu a vaga olímpica. Terminou em sexto lugar e, portanto, fora das rondas decisivas.

MEIA-FINAL DE SONHO E DIPLOMA GARANTIDO!

No dia seguinte, teríamos apenas Teresa a lutar por uma inédita final A olímpica, na sua quarta participação. Não seria nada fácil, mas o espírito lutador da atleta portuguesa permitia sonhar com um apuramento histórico.

Antes da participação brilhante de Pedro Pablo Pichardo, havia o atrativo da prova da nortenha, e quem presenciou em direto pôde assistir a uma exibição categórica e fabulosa da portuguesa, que conseguiu a vaga entre as melhores do nundo, a tão ansiada e merecida final A.

A história já tinha sido feita e, agora, o importante era dar tudo e desfrutar desta final, tentando o tão ambicionado pódio olímpico. Tal não sucedeu, mas o sétimo lugar não deixa de ser absolutamente brilhante, garantindo assim um diploma (atribuído aos atletas entre o quarto e o oitavo lugar) e tendo alcançado um resultado maravilhoso, tendo em conta que esta não é a sua prova de eleição.

Hoje, entra em ação a equipa portuguesa de Canoagem K4 500m e só lhe posso desejar a melhor das sortes, numa prestação que será a última de Portugal em Tóquio 2020, na canoagem.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Canoagem

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Tondela x FC Porto que se segue à 1ª derrota dos dragões em Portugal em 2025/26?

O Tondela recebe o FC Porto na 13.ª jornada da Primeira Liga. Em jornada de dérbi, dragões querem ganhar pontos aos rivais de Lisboa.

Sorteio do Mundial 2026: Chat GPT indica o grupo de Portugal

O sorteio do Mundial 2026 realiza-se durante esta sexta-feira. Portugal está no pote 1 e evita os adversários mais fortes.

Onde ver a final da MLS entre o Inter Miami de Lionel Messi e o Vancouver Whitecaps de Thomas Muller?

A final da MLS joga-se este sábado. Duelo coloca frente a frente o Inter Miami e o Vancouver Whitecaps no derradeiro jogo.

LeBron James abdica de recorde de 18 anos e contribui para a vitória dos Los Angeles Lakers

A série de 1297 jogos consecutivos de LeBron James a marcar 10 ou mais pontos na NBA terminou, mas a estrela dos Los Angeles Lakers mostrou que continua decisivo, dando o passe para o cesto da vitória sobre os Toronto Raptors.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Real Madrid recorda ensinamentos de José Mourinho: «Estou-lhe muito grato»

Marcelo revelou o momento decisivo da sua carreira com José Mourinho, destacando o papel do atual treinador do Benfica na sua evolução defensiva durante os anos de maior rivalidade com o Barcelona de Pep Guardiola.

Leonardo Jardim revela conversa que mudou a época no Cruzeiro: «Foi o clique para que eles conseguissem demonstrar o real valor»

Leonardo Jardim assumiu risco antes do jogo com o São Paulo e colocou cargo à disposição para provocar reação.

Melhor jogador da CAN 2023 anuncia que não joga mais pela Nigéria e falha próxima edição da prova

William Troost-Ekong, defesa central com 83 internacionalizações, anuncia a sua retirada da seleção nigeriana antes da CAN 2025.