Dejá vu – Os Patriots voltam à final

LA Rams visitam New Orleans Saints (Vencedor: Rams)

No primeiro jogo de domingo, os adeptos dos Saints conseguiram criar um ambiente ensurdecedor ao ponto de, a certa altura, Jared Goff ter tido de ir falar ao ouvido de um receiver. Foi um jogo onde os Saints começaram a todo o gás mas no qual os Rams foram conseguindo equilibrar até chegarem ao empate e consequente prolongamento, onde um pontapé de Greg Zuerlein garantiu a viagem até Atlanta.

O jogo fica ainda marcado por um momento decisivo. Num dos últimos drives dos Saints, e em excelente posição para marcar o touchdown que virtualmente garantiria a vitória no tempo regular, ficou por marcar uma falta ostensiva de Pass Interference. Num momento em que se fala tanto em VARs no futebol Português é interessante evidenciar que ainda hoje existem problemas a este nível na NFL.

Dois rivais na Universidade e duas figuras centrais do embate de dia 3 de Fevereiro
Fonte: NFL

New England Patriots visitam Kansas City Chiefs (Vencedor: Patriots)

Segundo jogo do dia e segundo prolongamento. Foi um jogo de mais parada e resposta onde o mais que provável MVP Patrick Mahomes mostrou que terá uma carreira fantástica e que no final mereceu todo o reconhecimento de Tom Brady. O Patriots foram eficientes no jogo de corrida e no passe e embora tenham beneficiado de alguma sorte (um punt que foi revisto e um offside que anulou uma interseção) e do facto de Brady só ter efetuado um passe para TD tendo no entanto cometido dois turnovers. O jogo de corrida dos Patriots, com Michel novamente em destaque, manteve os Patriots no jogo até ao prolongamento.

O momento chave do prolongamento foi a moeda ao ar. Ambas as equipas dispõem de ataques que podem marcar a qualquer momento mas no caso de Tom Brady é praticamente uma certeza que os Patriots vão ganhar se a bola tiver nas suas mãos. Em termos históricos, Brady passou para 9-0 em jogos que foram a prolongamento.

Do lado dos Chiefs agora começam a apontar-se dedos. A sua defesa, embora fosse a defesa número um em termos de Sacks, conseguiu 0 contra os Patriots. No momento em que mais necessitavam de uma jogada ela acabou por não aparecer e este facto acabou por resultar no despedimento do seu coordenador defensivo. Este caso não é virgem na NFL.

Tipicamente olha-se para esta estatística e associa-se a uma boa defesa, esquecendo os analistas que quando uma equipa está a perder (o que acontece contra bons ataques como o dos Chiefs) terá de apostar mais no passe e no passe longo e isso permite à defesa ter tempo para fazer o sack. Durante muitos anos, falava-se na defesa dos Colts como sendo uma grande defesa com Freeney, Mathis, Bethea e outros mas no entanto a lesão grave de Peyton Manning na sua última época nos Colts mostrou uma defesa frágil e uni-dimensional.

Andy Reid volta a ter outra derrota na final da AFC, depois de 3 derrotas consecutivas enquanto treinador dos Eagles a sua primeira pelos Chiefs. Ninguém contesta a qualidade de Andy Reid, principalmente do ponto de vista atacante, mas a realidade é que as suas equipas acabam sempre por ficar aquém nos momentos chave.

E agora olhamos para a noite de dia 3 como o culminar de todos os treinos e jogos. Para duas equipas falta um degrau até à glória veremos quem o consegue subir.

Foto de Capa: NFL

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Daniel Felício Silva
Daniel Felício Silvahttp://www.bolanarede.pt
Quando não está a ocupar o seu lugar no Estádio da Luz o Daniel está a diambular pelos canais de televisão a devorar todo o desporto que consiga encontrar. Foi durante 2 anos coordenador do ataque da equipa de futebol americano dos Lisboa Navigators.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.