📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NFL: Muito mais do que o jogo

- Advertisement -

O desporto é um espetáculo e nos Estados Unidos isso é levado a outro patamar. Os americanos orgulham-se em tornar grandes eventos, maiores. Veja-se a NFL, onde todos os jogos são tratados como se de uma final da Liga dos Campeões se tratasse.

Tive a oportunidade de assistir ao jogo entre Cincinnati Bengals e LA Rams, que se realizou no passado domingo no Estádio de Wembley, e fiquei verdadeiramente perplexo com a dimensão que um simples jogo da fase regular toma.

Aquando da apresentação, os jogadores entram dentro de campo vindos de um túnel. Fumo e fogo não faltam e assim se percebe: esta é a equipa da casa. 50 pessoas correm através de um corredor formado pelas cheerleaders motivando-se a si próprios e, acima de tudo, aos adeptos.

Antes do apito inicial, as duas equipas alinham nas margens do campo e uma bandeira dos Estados Unidos é levantada enquanto o hino é cantado por uma membro das forças armadas americanas. Como a partida se realiza em Inglaterra o mesmo é feito com a bandeira do Reino Unido enquanto o “God Save the Queen” ecoa pelo estádio ao ser cantado ao vivo.

Depois é hora da partida começar. O árbitro principal chama os capitães de ambas as equipas ao centro do terreno para a moeda ao ar que irá determinar bola ou campo. Sempre de microfone ligado, a conversa entre jogadores e árbitro é reproduzida nos dois ecrãs gigantes existentes de modo a que cada um dos quase 90.000 adeptos presentes possa ver e ouvir o que se passa.

O árbitro apita, o jogo começa, e aí o verdadeiro espetáculo tem início. Enquanto que no relvado ambas as equipas lutam pela vitória, fora dele existe uma luta contra a monotonia.

Pausa no jogo? Ouve-se de imediato o speaker a pedir que o público faça barulho, acompanhado por um vídeo que passa nos ecrãs com as palavras “TURN UP” escritas. Terceiro down na defesa? Lá vem de novo o speaker pedir palmas e assobios enquanto as cheerleaders abanam as mãos para motivar os adeptos.

Isto acontece durante três horas seguidas. Sem falhas ou percalços, cada momento em que a bola não está em jogo, a animação de uma forma ou outra está garantida.

Na NFL, tudo é feito de forma a que o espetador esteja entretido e imerso na ação. Cada decisão do árbitro é explicada ao microfone de forma a que todo o estádio ouça e, ao contrário do que se vê no futebol, as repetições dos lances capitais vão sendo passadas nos ecrãs de modo a que tudo seja visível e transparente.

O desporto torna-se mais do que a ação em si, transforma-se num espetáculo com música, fogo, fumo, passatempos, tudo para que o consumidor final esteja feliz. E assim, independentemente do resultado ou da exibição, o preço do bilhete vale sempre a pena.

Foto de Capa: Leonardo Costa Bordonhos/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.