A queda de um grande: O que aconteceu a Michael Smith?

Michael Smith, foi desde muito pequeno considerado um talento nato para o desporto, tendo ganho múltiplos torneios juvenis, incluindo o World Youth Championship. O seu talento para os Dardos sempre foi inegável, tendo-se batido de frente com os melhores de sempre do desporto, desde uma tenra idade.

Mas, nestes últimos dois anos algo mudou. Em 2023, Michael “Bully Boy” Smith, após chegar a duas finais do World Darts Championship, consegue finalmente conquistar o título que lhe fugia desde 2019, após ganhar por 7-4 a Michael Van Gerwen.

Desde esse dia, que foi sem dúvida o ponto alto na sua carreira, o “Bully Boy” nunca mais ganhou um torneio de televisão (TV Tournament), caiu da primeira posição do ranking para a (à data do artigo) 21ª posição.

Algo se passou a Michael Smith, sem dúvida alguma. Neste artigo vou dar a minha opinião sobre as possíveis causas.

Os Dardos

Após a conquista do mundial em 2023, Michael Smith toma a chocante decisão de trocar os dardos Unicorn pelos da empresa rival Shot. Desde esse momento, o seu jogo começou a perder muita qualidade.

Mas, por alguma estranha razão (provavelmente monetária), o inglês recusa-se a trocar para os seus antigos dardos, os mesmos que o ajudaram a dominar todo o ano de 2022.

Michael Smith: A lesão

Em janeiro deste ano, Michael Smith assumiu todos os seus problemas com lesões, problemas com os quais tem lutado toda a sua vida, mas que estão finalmente a danificar o seu jogo.

O mesmo assumiu à imprensa inglesa que tem artrite na sua mão direita e que já está a ser acompanhado por um especialista para poder voltar a competir o mais rapidamente possível.

“Parti os meus dois pulsos quando tinha 19 anos e isso está a danificar o meu jogo. Tenho artrite na minha mão direita.”, refere o Bully Boy após a sua eliminação no World Master.

A (Auto) Confiança

Micahel Smith, durante muito tempo, foi sinónimo de arrogância e de alguém arrojado, mas agora toda essa mística por volta dele parece que dissipou.

Michael, não parece de todo o mesmo jogador. A sua postura corporal não é a melhor, quando começa a perder a mão do jogo começa a jogar muito, mas muito mal, não conseguiu aguentar a pressão de ser campeão e falhou múltiplos torneios de extrema importância.

Neste momento, está desde dia 19/06/2025 sem vencer uma única partida, sendo que a sua última vitória foi contra Ian White, número 48 do ranking mundial da PDC. Ter em conta também que desde essa data perdeu três jogos seguidos, todos contra jogadores (muito) abaixo do seu ranking: Bradley Brooks, 73º (6-4); Kim Huybrechts, 50º (4-6) e Thibault Tricole, 64º (4-6).

Claro que o fator da lesão não ajuda no ganho de confiança, mas Michael Smith não parece sequer o mesmo jogador. Está muito suave, sereno e incompleto, o que me leva a acreditar que o próprio está a passar por um mau momento em termos de confiar em si, nos seus dardos e no seu jogo.

A minha opinião sobre Michael Smith

Na minha opinião, isto é claramente um ponto baixo na ilustre carreira de Michael Smith e muito provavelmente o mesmo vai conseguir voltar a ter algum tipo de performance após o seu acompanhamento (se bem que me parece que o seu bem físico não é a única razão pela qual o mesmo teme tido estes resultados).

Dito isto, vai ser claramente um longo caminho a percorrer, sendo este um caminho que quanto mais tempo o mesmo demorar, mais complicada irá ficar a sua entrada em torneios de relevo e etc.

Neste momento, o Bully Boy encontra-se em 21º lugar no ranking da PDC e tem apenas um título de duplas conquistado desde 2023, será que poderemos ver isto a mudar ainda este ano? Parece-me que não, mas sem dúvida de que vamos voltar a ver Michael Smith nos maiores palcos do desporto, mais cedo ou mais tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.