Calcio Storico: O desporto mais perigoso do mundo?

A frase “A tradição já não é o que era” não afeta a cidade de Florença, em Itália. Todos os anos, no final do mês de junho, são jogadas três partidas de Calcio Storico, um desporto que foi enraizado na cidade italiana durante o século XVI. Apesar de algumas mudanças nas regras devido às diferentes formas de pensar que surgiram com o passar do tempo, a essência de uma mistura do futebol com o rugby nunca foi deixada de lado.

Para participar na competição, os jogadores têm de ser obrigatoriamente nascidos em Firenze. Depois, a região onde mantêm residência coloca-os numa das quatro equipas e nunca, mas nunca podem ousar trocar de cores. Os Azzurri (Santa Croce), Rossi (Santa Maria Novella), Bianchi (Santo Spirito) e Verdi (San Giovanni) representam cada um dos quatro quarteirões da cidade. O sorteio dos jogos acontece no dia de Páscoa.

O que para muitos pode parecer uma mera fronteira, para os cidadãos daquela região é um sentimento de orgulho por pertencer a cada local. Durante mais de um ano, todos os jogadores se preparam, até com amigos rivais, para nessa semana estarem o mais preparados possível para a brutalidade que é demonstrada dentro do campo.

O local dos encontros é numa das principais praças de Florença, a Piazza Santa Croce. Todo o espaço, visitado por milhares de turistas, é transformado num pequeno estádio com areia incorporada para a realização do torneio. Todos podem comprar bilhete e assistir às partidas, com o bónus de no dia da final (24 junho) poderem assistir ao desfile do dia de São João que dá cor às ruas.

As regras do jogo são simples. Cada encontro dura 50 minutos, com duas redes que se encontram à largura do recinto, quase como no nosso futebol, mas as semelhanças ficam só por aí. As duas equipas têm 27 calcianti (não são permitidas substituições) que lutam pela sobrevivência numa autêntica batalha campal.

Apesar de não parecer, existe um árbitro, seis juízes de linha e um comissário para controlar qualquer luta entre jogadores. A evolução histórica garantiu uma maior segurança aos atletas, que nos antepassados chegavam ao hospital com lesões fatais. Por isso, alguns golpes foram proibidos e há uma maior consciencialização de todos os envolvidos.

O prémio deve ser muito bom para valer a pena o esforço, deve perguntar. No entanto, quem vence o torneio recebe apenas a simbólica Chianina, um tipo de vaca que é um símbolo da cidade, jamais mal tratada. Além disso, é pago um jantar pela câmara de Florença, mas o verdadeiro troféu é a honra e a forma como dignificaram o quarteirão.

Os murros, as rasteiras e as gotas de sangue estão garantidas em todos os jogos. É rapidamente percetível o porquê de apenas se jogarem três vezes por ano, mas a tradição promete não morrer tão cedo.

Foto de capa: ACF Fiorentina

 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aaron Ramsey continua carreira no México

O Pumas anunciou a contratação de Aaron Ramsey. Médio de 34 anos assina por uma temporada com o clube mexicano.

Wolverhampton de Vítor Pereira segura Strand Larsen após fazer história

Jorgen Strand Larsen continua no Wolverhampton. Ingleses contrataram avançado a título definitivo ao Celta de Vigo.

Alanyaspor de João Pereira contrata médio que já passou pelo Benfica e Estrela Amadora

O Alanyaspor de João Pereira oficializou a contratação de Maestro. Médio angolano troca de clube na Turquia e assina até 2029.

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab. Técnico espanhol deixou esta temporada a Real Sociedad e tem agora novo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Volte-face: Nico Williams continua no Athletic e renova até 2035

Nico Williams continua no Athletic Club após ser muito associado ao Barcelona. Avançado espanhol renova até 2035.

Benfica define preço de Orkun Kokçu

O Benfica pode deixar sair Orkun Kokçu no mercado de transferências de verão. O jogador já tem o seu valor definido.

Braga recebe proposta de 1 milhão de euros por lateral

O Samsunspor está interessado numa possível contratação de Joe Mendes. Turcos oferecem 1 milhão de euros ao Braga.