Calcio Storico: O desporto mais perigoso do mundo?

- Advertisement -

A frase “A tradição já não é o que era” não afeta a cidade de Florença, em Itália. Todos os anos, no final do mês de junho, são jogadas três partidas de Calcio Storico, um desporto que foi enraizado na cidade italiana durante o século XVI. Apesar de algumas mudanças nas regras devido às diferentes formas de pensar que surgiram com o passar do tempo, a essência de uma mistura do futebol com o rugby nunca foi deixada de lado.

Para participar na competição, os jogadores têm de ser obrigatoriamente nascidos em Firenze. Depois, a região onde mantêm residência coloca-os numa das quatro equipas e nunca, mas nunca podem ousar trocar de cores. Os Azzurri (Santa Croce), Rossi (Santa Maria Novella), Bianchi (Santo Spirito) e Verdi (San Giovanni) representam cada um dos quatro quarteirões da cidade. O sorteio dos jogos acontece no dia de Páscoa.

O que para muitos pode parecer uma mera fronteira, para os cidadãos daquela região é um sentimento de orgulho por pertencer a cada local. Durante mais de um ano, todos os jogadores se preparam, até com amigos rivais, para nessa semana estarem o mais preparados possível para a brutalidade que é demonstrada dentro do campo.

O local dos encontros é numa das principais praças de Florença, a Piazza Santa Croce. Todo o espaço, visitado por milhares de turistas, é transformado num pequeno estádio com areia incorporada para a realização do torneio. Todos podem comprar bilhete e assistir às partidas, com o bónus de no dia da final (24 junho) poderem assistir ao desfile do dia de São João que dá cor às ruas.

As regras do jogo são simples. Cada encontro dura 50 minutos, com duas redes que se encontram à largura do recinto, quase como no nosso futebol, mas as semelhanças ficam só por aí. As duas equipas têm 27 calcianti (não são permitidas substituições) que lutam pela sobrevivência numa autêntica batalha campal.

Apesar de não parecer, existe um árbitro, seis juízes de linha e um comissário para controlar qualquer luta entre jogadores. A evolução histórica garantiu uma maior segurança aos atletas, que nos antepassados chegavam ao hospital com lesões fatais. Por isso, alguns golpes foram proibidos e há uma maior consciencialização de todos os envolvidos.

O prémio deve ser muito bom para valer a pena o esforço, deve perguntar. No entanto, quem vence o torneio recebe apenas a simbólica Chianina, um tipo de vaca que é um símbolo da cidade, jamais mal tratada. Além disso, é pago um jantar pela câmara de Florença, mas o verdadeiro troféu é a honra e a forma como dignificaram o quarteirão.

Os murros, as rasteiras e as gotas de sangue estão garantidas em todos os jogos. É rapidamente percetível o porquê de apenas se jogarem três vezes por ano, mas a tradição promete não morrer tão cedo.

Foto de capa: ACF Fiorentina

 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Desentendimento em campo: Vídeo capta troca de palavras azedas entre Jhon Durán e Alexander Bah

Após uma falta cometida por Jhon Durán, Alexander Bah comentou a ação do colombiano, iniciando um desentendimento que teve de ser terminado por colegas de equipa.

Para afetar o futuro de Rafael Leão? Galatasaray ataca avançado do Arsenal

O Galatasaray iniciou conversações para garantir Gabriel Martinelli, extremo que pertence aos quadros do Arsenal.

Famalicão arranca a temporada esta sexta-feira: minhotos com novo patrão na defesa

O Famalicão arranca esta temporada contra o Estoril Praia, num encontro da primeira jornada da Primeira Liga.

Tomás Araújo deixa apelo aos adeptos: «Mesmo separados, vamos estar juntos e mostrar a força do Benfica»

Tomás Araújo apelou à presença de todos os sócios e adeptos na Pepsi Fan Zone do Estádio da Luz para o Benfica x Académico de Viseu, que será disputado à porta fechada.

PUB

Mais Artigos Populares

A arte de dominar sem esmagar | Braga 1-0 Dínamo Minsk

A margem mínima de 1-0 ficou longe de traduzir a disparidade de argumentos entre as duas equipas e a hegemonia absoluta que o Braga impôs do início ao fim.

Braga entra na corrida com o Manchester City por médio do Barcelona

Tommy Marqués pode trocar o Barcelona por outro clube neste mercado. O Braga está na corrida pelo médio espanhol.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Tínhamos gente por dentro que os deixava compactos e encontrámos a vantagem por fora»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga por 1-0 frente ao Dínamo Minsk na Europa League. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.