📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Calcio Storico: O desporto mais perigoso do mundo?

- Advertisement -

A frase “A tradição já não é o que era” não afeta a cidade de Florença, em Itália. Todos os anos, no final do mês de junho, são jogadas três partidas de Calcio Storico, um desporto que foi enraizado na cidade italiana durante o século XVI. Apesar de algumas mudanças nas regras devido às diferentes formas de pensar que surgiram com o passar do tempo, a essência de uma mistura do futebol com o rugby nunca foi deixada de lado.

Para participar na competição, os jogadores têm de ser obrigatoriamente nascidos em Firenze. Depois, a região onde mantêm residência coloca-os numa das quatro equipas e nunca, mas nunca podem ousar trocar de cores. Os Azzurri (Santa Croce), Rossi (Santa Maria Novella), Bianchi (Santo Spirito) e Verdi (San Giovanni) representam cada um dos quatro quarteirões da cidade. O sorteio dos jogos acontece no dia de Páscoa.

O que para muitos pode parecer uma mera fronteira, para os cidadãos daquela região é um sentimento de orgulho por pertencer a cada local. Durante mais de um ano, todos os jogadores se preparam, até com amigos rivais, para nessa semana estarem o mais preparados possível para a brutalidade que é demonstrada dentro do campo.

O local dos encontros é numa das principais praças de Florença, a Piazza Santa Croce. Todo o espaço, visitado por milhares de turistas, é transformado num pequeno estádio com areia incorporada para a realização do torneio. Todos podem comprar bilhete e assistir às partidas, com o bónus de no dia da final (24 junho) poderem assistir ao desfile do dia de São João que dá cor às ruas.

As regras do jogo são simples. Cada encontro dura 50 minutos, com duas redes que se encontram à largura do recinto, quase como no nosso futebol, mas as semelhanças ficam só por aí. As duas equipas têm 27 calcianti (não são permitidas substituições) que lutam pela sobrevivência numa autêntica batalha campal.

Apesar de não parecer, existe um árbitro, seis juízes de linha e um comissário para controlar qualquer luta entre jogadores. A evolução histórica garantiu uma maior segurança aos atletas, que nos antepassados chegavam ao hospital com lesões fatais. Por isso, alguns golpes foram proibidos e há uma maior consciencialização de todos os envolvidos.

O prémio deve ser muito bom para valer a pena o esforço, deve perguntar. No entanto, quem vence o torneio recebe apenas a simbólica Chianina, um tipo de vaca que é um símbolo da cidade, jamais mal tratada. Além disso, é pago um jantar pela câmara de Florença, mas o verdadeiro troféu é a honra e a forma como dignificaram o quarteirão.

Os murros, as rasteiras e as gotas de sangue estão garantidas em todos os jogos. É rapidamente percetível o porquê de apenas se jogarem três vezes por ano, mas a tradição promete não morrer tão cedo.

Foto de capa: ACF Fiorentina

 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno e o FC Porto x Estrela da Amadora: «Temos muito pouco a perder e muito a ganhar»

João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, revelou estar «motivado» para o duelo frente ao FC Porto. A partida irá ser jogada no Estádio do Dragão.

Xabi Alonso diz que ficou por assinalar penálti no Alavés x Real Madrid e afirma: «Temos de dar continuidade às coisas boas que fizemos»

O Real Madrid venceu fora de casa o Alavés por 2-1 na La Liga. Lê algumas das declarações do treinador Xabi Alonso.

Diogo Leite atinge marca redonda na Bundesliga: «Tenho a certeza de que fiz a escolha certa»

Diogo Leite atingiu os 100 jogos na Bundesliga. Defesa-central do Union Berlin garante estar «feliz e orgulhoso» pela marca.

AC Milan: Allegri atualiza boletim clínico incluindo Rafael Leão

Rafael Leão falhou o último jogo do AC Milan devido a lesão. Massimiliano Allegri falou sobre alguns jogadores do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers ruma à Arábia Saudita e já tem novo clube depois da demissão do Celtic

Brendan Rodgers vai ser o novo treinador do Al Qadsiah. Treinador da Irlanda do Norte prepara-se para rumar à Arábia Saudita.

Mohamed Salah muito apreciado dentro do Liverpool: «Nos momentos mais difíceis que passei no clube, ele estava sempre presente»

Curtis Jones falou sobre a relação com Mohamed Salah. Palavras de apreço para com o avançado egípcio do Liverpool.

Viktor Gyokeres muito criticado pela imprensa inglesa: «Ainda a tentar provar o seu valor»

Viktor Gyokeres recebeu algumas críticas da imprensa inglesa. Exibição diante do Wolverhampton no centro da negatividade.