Afinal… quem foi Jonah Lomu?

- Advertisement -

cab Rugby

17 de Novembro de 2015 ficará marcado pelo desaparecimento, aos quarenta anos, de Jonah Lomu. Considerado por muitos o melhor jogador de rugby de todos os tempos, o All Black estava afastado dos relvados desde 2010, após vários problemas renais, que já o tinham, inclusive, obrigado a fazer um transplante de rim.

Nascido para o rugby antes mesmo de ser adolescente, cedo Jonah Lomu se começou a destacar na posição de asa. Em 1993 actuava na selecção nacional neo-zelandesa de sub-19, um ano mais tarde no escalão de sub-21 e, em 1995, Jonah Lomu, com apenas 19 anos, seria convocado para o Campeonato do Mundo de Rugby e logo aí começava a História a escrever-se: na altura era o jogador mais jovem de sempre a disputar um Mundial. Nessa mesma competição, Lomu iria anotar sete ensaios em cinco jogos (outro recorde à data) e, no final do torneio, seria considerado o jogador revelação.

Estava criado o mote para Lomu assinar com uma equipa de qualidade reconhecida, no caso o Auckland Blues, onde jogou por três temporadas. Em 1996, Lomu foi peça fundamental para os All Blacks conquistarem o Torneio Três Nações na sua época de estreia, sendo que a selecção da Nova Zelândia venceu todos os jogos que disputou. Nesse mesmo ano o mundo ficaria, também, a conhecer os problemas de saúde do astro neo-zelandês, que o afastaram do rugby durante algum tempo.

A garra e determinação com que encarava cada partida marcarão para sempre o rugby mundial Fonte: Phil
A garra e determinação com que encarava cada partida marcarão para sempre o rugby mundial
Fonte: Phil

Mas, e tal como se manifestava dentro de campo, Lomu teimava em tentar fintar a doença, e em 1998 aparecia em grande plano a assinar pelos Chiefs. No ano seguinte disputou-se mais um Campeonato do Mundo e o gigante All Black melhoraria a sua marca: oito ensaios, mas, uma vez mais, não conseguiria levar o troféu para casa.

Era altura de se mover para os Chiefs, onde jogaria por apenas uma época; no ano seguinte transferia-se para os Hurricanes, onde continuava a disputar o Super Rugby. Em 2001 Lomu saboreava, finalmente, um título mundial com a camisola do seu país natal, ao vencer o Campeonato do Mundo na variante de sevens.

A sua estadia nos All Blacks duraria apenas mais um ano, como consequência do agravamento do seu estado de saúde; em 2002 viu-se obrigado a parar a carreira devido ao mesmo. Mas, em 2006, reaparecia nos Cardiff Blues, na derradeira tentativa de voltar à selecção neo-zelandesa: não conseguiria, no entanto, concretizar o regresso. Dois anos depois de uma nova paragem, em 2009, surgia em França, no Marseille Vitrolles, para, em 2010, arrumar definitivamente as chuteiras.

Foto de Capa: Global Sports Forum

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting volta a olhar para o Championship e depois de Viktor Gyokeres pensa em destaque do Swansea de Vítor Matos

O Sporting está de olho na contratação de Zan Vipotnik. Avançado do Swansea também é alvo do Brighton no mercado.

André Villas-Boas mantém ligação com José Mourinho apesar da rivalidade: «De vez em quando trocamos mensagens»

André Villas-Boas concedeu uma entrevista ao diário Marca. Presidente do FC Porto revelou que de vez em quando troca mensagens com José Mourinho.

Fábio Silva fala sobre o sonho de voltar à Seleção Nacional e atira: «Sou uma pessoa muito mais madura»

Fábio Silva falou sobre o seu percurso, as críticas que enfrentou, o seu objetivo de regressar à Seleção Nacional e ainda as frustrações que sentiu ao longo da carreira.

André Villas-Boas revela que Thiago Silva foi oferecido ao FC Porto pelos seus agentes: «Mal podíamos acreditar na oportunidade que nos tinha surgido»

André Villas-Boas concedeu uma entrevista ao diário Marca. Presidente do FC Porto explicou meandros da contratação de Thiago Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas explica contratação de Borja Sainz e assume: «Representa o espírito do FC Porto»

André Villas-Boas concedeu uma entrevista ao diário Marca. Presidente do FC Porto deixou elogios a Borja Sainz.

Dário Essugo revela: «O Benfica também me queria, mas escolhi o Sporting»

Dário Essugo confessou que, durante a sua infância, escolheu o Sporting, apesar do interesse do Benfica na sua contratação.

Thiago Silva antevê Nottingham Forest x FC Porto: «Este é um campo difícil, mas precisamos de estar ao mais alto nível»

Thiago Silva realizou a conferência de antevisão do Nottingham Forest x FC Porto, relativo à segunda mão dos quartos de final da Europa League.