Publicidade

Afinal… quem foi Jonah Lomu?

Ana Cristina Silvério · 2 min

Afinal… quem foi Jonah Lomu?

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

cab Rugby

17 de Novembro de 2015 ficará marcado pelo desaparecimento, aos quarenta anos, de Jonah Lomu. Considerado por muitos o melhor jogador de rugby de todos os tempos, o All Black estava afastado dos relvados desde 2010, após vários problemas renais, que já o tinham, inclusive, obrigado a fazer um transplante de rim.

Nascido para o rugby antes mesmo de ser adolescente, cedo Jonah Lomu se começou a destacar na posição de asa. Em 1993 actuava na selecção nacional neo-zelandesa de sub-19, um ano mais tarde no escalão de sub-21 e, em 1995, Jonah Lomu, com apenas 19 anos, seria convocado para o Campeonato do Mundo de Rugby e logo aí começava a História a escrever-se: na altura era o jogador mais jovem de sempre a disputar um Mundial. Nessa mesma competição, Lomu iria anotar sete ensaios em cinco jogos (outro recorde à data) e, no final do torneio, seria considerado o jogador revelação.

Estava criado o mote para Lomu assinar com uma equipa de qualidade reconhecida, no caso o Auckland Blues, onde jogou por três temporadas. Em 1996, Lomu foi peça fundamental para os All Blacks conquistarem o Torneio Três Nações na sua época de estreia, sendo que a selecção da Nova Zelândia venceu todos os jogos que disputou. Nesse mesmo ano o mundo ficaria, também, a conhecer os problemas de saúde do astro neo-zelandês, que o afastaram do rugby durante algum tempo.

A garra e determinação com que encarava cada partida marcarão para sempre o rugby mundial Fonte: Phil
A garra e determinação com que encarava cada partida marcarão para sempre o rugby mundial
Fonte: Phil

Mas, e tal como se manifestava dentro de campo, Lomu teimava em tentar fintar a doença, e em 1998 aparecia em grande plano a assinar pelos Chiefs. No ano seguinte disputou-se mais um Campeonato do Mundo e o gigante All Black melhoraria a sua marca: oito ensaios, mas, uma vez mais, não conseguiria levar o troféu para casa.

Era altura de se mover para os Chiefs, onde jogaria por apenas uma época; no ano seguinte transferia-se para os Hurricanes, onde continuava a disputar o Super Rugby. Em 2001 Lomu saboreava, finalmente, um título mundial com a camisola do seu país natal, ao vencer o Campeonato do Mundo na variante de sevens.

A sua estadia nos All Blacks duraria apenas mais um ano, como consequência do agravamento do seu estado de saúde; em 2002 viu-se obrigado a parar a carreira devido ao mesmo. Mas, em 2006, reaparecia nos Cardiff Blues, na derradeira tentativa de voltar à selecção neo-zelandesa: não conseguiria, no entanto, concretizar o regresso. Dois anos depois de uma nova paragem, em 2009, surgia em França, no Marseille Vitrolles, para, em 2010, arrumar definitivamente as chuteiras.

Foto de Capa: Global Sports Forum

Ana Cristina Silvério

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

GP Estados Unidos: Kimi Antonelli a dois pontos do título

A CORRIDA: AINDA NÃO FOI DESTA, MAS KIMI ANTONELLI FEZ TUDO O QUE LHE COMPETIA NO FIM DE SEMANA DE AUSTIN Kimi Antonelli venceu este domingo o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, com o título a ser apenas uma formalidade à espera de acontecer, que será provavelmente na ronda seguinte, no México, onde um nono lugar chega para assegurar o cetro.

Bernardo Figueiredo · 2 min de leitura
Ler a crónica
Benfica

O Açor não tem medo da Águia | Santa Clara x Benfica

«A nós compete-nos olhar para nós. Não é agradável olhar para a classificação. Quem não gostar de olhar, não olhe, e quem não sentir nada pode olhar.» Foi assim, lacónico, que Marco Silva abordou a já histórica sequência do FC Porto, de começar o campeonato com nove vitórias consecutivas. O Benfica está bem e recomenda-se, como ficou patente pela segunda parte feita em Nicósia na quinta-feira passada, mas entra, à condição, a oito pontos dos Dragões, no difícil desafio desta segunda-feira. «Já disse aos jogadores que temos de olhar para nós e ganhar os nossos jogos. A partir do momento em que preparámos a temporada, não previmos estar à frente ou atrás, sabendo que iríamos jogar muitas vezes depois dos nossos adversários, porque, competindo na Liga Europa, sabemos que isso vai acontecer. Não adianta gastar energia naquilo que não controlamos.» E, realmente, o Benfica tem feito a sua parte. Os recordes ofensivos sucedem-se e obrigam às comparações com Jesus e Eriksson, a estatística aproximando a actual equipa de outras, das que conseguiram conciliar nota artística e troféus. E, à boa maneira dos dois referidos, é na crista da onda que Marco Silva aproveita para dar ar do seu perfeccionismo e exigência - ainda mais impressionantes que as dinâmicas de futebol associativo: «Também gosto de sofrer poucos golos. Gosto de incutir nos jogadores a ideia de que não há ninguém que consiga atacar bem sem ter a capacidade de não sofrer golos. Fiquei muito satisfeito com o resultado frente ao Omonia, mas furioso com o golo sofrido. Quando recuamos tantos anos na história de um clube da dimensão do Benfica, que habitualmente é dominador e que teve grandes jogadores com grande capacidade ofensiva, é sinal de que estamos a fazer as coisas bem. Sempre foi meu objetivo que as pessoas sentissem que é o Benfica que está a jogar, independentemente de não sermos perfeitos, porque estamos muito longe disso. Sou o primeiro a dizer que há um caminho muito grande para percorrermos em todos os aspetos daquilo que queremos para o Benfica, mas estou satisfeito com a abertura e a abordagem dos jogadores, que querem sempre melhorar.»

Pedro Cantoneiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.