📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão Final do Mundial de Rugby: a excelência de Jones ou o rigor de Erasmus?

- Advertisement -

Há quatro anos, a Inglaterra de Stuart Lancaster surpreendeu o mundo do Rugby ao ser eliminada na fase de grupos do mundial, tendo este sido disputado no próprio país. Consequentemente, Stuart Lancaster foi substituído por Eddie Jones, no cargo de selecionador. Este último, tem sido o responsável por recolocar a seleção da rosa na elite do Rugby ao conquistar por duas vezes o torneio das seis nações (2016 e 2017) e, no pior dos casos, o segundo lugar no mundial 2019. O país onde nasceu o Rugby tem, agora, uma segunda oportunidade para se sagrar campeão do mundo, após a vitória no mundial 2003 com o drop goal do lendário médio de abertura Jonny Wilkinson no prolongamento.

Do outro lado temos a África do Sul (campeã do mundo em 1995 e 2007), conhecida pela mítica conquista do mundial de 1995, em casa, retratada no filme Invictus. Para os Springboks, o Rugby é o unir de uma nação, tal como se viu no Ellis Park, quando Nelson Mandela entregou a Webb Ellis Cup a François Pienaar.

Nelson Mandela e François Pienaar na vitória do mundial de 1995
Fonte: Rugby World Cup

Pela segunda vez na história, teremos uma final do campeonato do mundo entre dois históricos rivais, não só no Rugby.

A África do Sul esteve sob a alçada de Inglaterra até 1961, ano em que se declarou uma república ao separar-se da coroa britânica.

Em 2007, no mundial de França foi a primeira vez que estas duas nações se defrontaram numa final de um mundial de Rugby. Aquela final de Paris em que a África do Sul de Victor Matfield, com as suas conquistas imperiais nos alinhamentos, e Percy Montgomery, por sua vez a mostrar-se um pontapeador exímio, derrubou a Inglaterra de Jonny Wilkinson. Um jogo que ficou marcado por não haver ensaios, decidindo-se por pontapés de penalidade, no qual Percy Montgomery e François Steyn levaram a melhor sobre Wilkinson, ditando vitória Springbok por 15-6.

John Smith ergue a Taça Webb Wllis, ao bater os ingleses
Fonte: Rugby World Cup

Passados doze anos da final de 2007 muitas coisas mudaram. O Rugby modernizou-se, tornou-se um jogo mais tático e técnico.

Prova de tal mudança tem sido o rugby implementado por Eddie Jones e Rassie Erasmus nas suas equipas. Um Rugby cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

João Pereira de saída do comando técnico do Casa Pia

João Pereira deve sair do Casa Pia nas próximas horas. O técnico de 33 anos está em processo de rescisão com os gansos.

PUB

Mais Artigos Populares

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.

Nuno Espírito Santo após triunfo frente ao Newcastle: «A vitória torna tudo mais fácil»

Nuno Espírito Santo elogiou o esforço da sua equipa, após chegar à sua primeira vitória no West Ham, este domingo, frente ao Newcastle.