Antevisão Final do Mundial de Rugby: a excelência de Jones ou o rigor de Erasmus?

- Advertisement -

Há quatro anos, a Inglaterra de Stuart Lancaster surpreendeu o mundo do Rugby ao ser eliminada na fase de grupos do mundial, tendo este sido disputado no próprio país. Consequentemente, Stuart Lancaster foi substituído por Eddie Jones, no cargo de selecionador. Este último, tem sido o responsável por recolocar a seleção da rosa na elite do Rugby ao conquistar por duas vezes o torneio das seis nações (2016 e 2017) e, no pior dos casos, o segundo lugar no mundial 2019. O país onde nasceu o Rugby tem, agora, uma segunda oportunidade para se sagrar campeão do mundo, após a vitória no mundial 2003 com o drop goal do lendário médio de abertura Jonny Wilkinson no prolongamento.

Do outro lado temos a África do Sul (campeã do mundo em 1995 e 2007), conhecida pela mítica conquista do mundial de 1995, em casa, retratada no filme Invictus. Para os Springboks, o Rugby é o unir de uma nação, tal como se viu no Ellis Park, quando Nelson Mandela entregou a Webb Ellis Cup a François Pienaar.

Nelson Mandela e François Pienaar na vitória do mundial de 1995
Fonte: Rugby World Cup

Pela segunda vez na história, teremos uma final do campeonato do mundo entre dois históricos rivais, não só no Rugby.

A África do Sul esteve sob a alçada de Inglaterra até 1961, ano em que se declarou uma república ao separar-se da coroa britânica.

Em 2007, no mundial de França foi a primeira vez que estas duas nações se defrontaram numa final de um mundial de Rugby. Aquela final de Paris em que a África do Sul de Victor Matfield, com as suas conquistas imperiais nos alinhamentos, e Percy Montgomery, por sua vez a mostrar-se um pontapeador exímio, derrubou a Inglaterra de Jonny Wilkinson. Um jogo que ficou marcado por não haver ensaios, decidindo-se por pontapés de penalidade, no qual Percy Montgomery e François Steyn levaram a melhor sobre Wilkinson, ditando vitória Springbok por 15-6.

John Smith ergue a Taça Webb Wllis, ao bater os ingleses
Fonte: Rugby World Cup

Passados doze anos da final de 2007 muitas coisas mudaram. O Rugby modernizou-se, tornou-se um jogo mais tático e técnico.

Prova de tal mudança tem sido o rugby implementado por Eddie Jones e Rassie Erasmus nas suas equipas. Um Rugby cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Académico de Viseu fecha ponta de lança vindo de Espanha e com experiência na Primeira Liga

Mohamed Bouldini tem tudo fechado para ser jogador do Académico de Viseu. O avançado terminou o seu ciclo no Deportivo de A Coruña.

Joga em Portugal e deixa vários elogios a José Mourinho: «É um dos melhores treinadores do mundo»

Óscar Aranda elogiou José Mourinho. Avançado do Famalicão foi formado no Real Madrid e deu entrevista ao jornal Marca.

Nuno Borges avança para a 2ª ronda do Masters 1000 de Montreal e já conhece próximo adversário

Nuno Borges venceu o norte-americano Aleksandar Kovacevic em três sets e qualificou-se para a segunda ronda do Masters 1.000 de Montreal.

A Odisseia de Um Mero (Clube)

Não o levou a tempestade muito menos a ira de Poseidon, pois Rui Costa é abençoado pelos Deuses. Simplesmente adormeceu de manhã, enevoado pelo Bruma na janela (à espera de quem o leve), e quando acordou, o barco da Champions já era um ponto longínquo no horizonte.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: imprensa italiana revela que ‘rival’ de Francesco Farioli foi oferecido para a posição de ponta de lança

O FC Porto está no mercado em busca de um ponta de lança. Santiago Giménez foi oferecido ao emblema do Dragão.

Ruben Amorim: «Abram o YouTube, vejam os vídeos e perceberão porque escolheria sempre o Milan»

Ruben Amorim prestou declarações em conferência de imprensa antes do AC Milan x Inter Milão. Eis o que disse.

Benfica mostra interesse em Moussa Diaby: eis a situação

O Benfica está a acompanhar de perto a situação de Moussa Diaby. Bayer Leverkusen e Inter Milão já avançaram com propostas.