De regresso… ao passado

- Advertisement -

cab Rugby

Um ano depois de Pedro Leal ter levantado a Taça Shield na etapa de Las Vegas, António Aguilar convocou Pedro Leal, Adérito Esteves, Vasco Ribeiro, José Luís Cabral, António Vidinha, Vasco Poppe, Pedro Silvério, Diogo Ribeiro, João Belo, Tiago Fernandes, David Wallis Carvalho e Fábio Conceição para o ataque à etapa americana do circuito mundial. No entanto, os Linces viriam a desiludir e em cinco jogos, saldaram cinco derrotas e o regresso a um passado bem presente. Os Linces nunca se encontrariam em Las Vegas e o resultado foi decepcionante.

Portugal estava incluído no Grupo A, juntamente com Nova Zelândia, Quénia e Rússia. No primeiro jogo, frente aos neo-zelandeses, os Linces entrariam nervosos, com sucessivas falhas em placagens e muitas faltas cometidas e os All Blacks aproveitariam: ao intervalo contavam com quatro ensaios marcados e zero sofridos. No segundo tempo os portugueses entrariam melhor, com boas jogadas individuais e acerto defensivo, mas a reacção lusa apenas permitiria marcar um único ensaio, por Adérito Esteves (Pedro Leal na conversão). Resultado final 42-7, muito por culpa da péssima primeira parte. Seguiriam-se Quénia e Rússia e, em ambos, as exibições dos Linces foram totalmente desastrosas. No primeiro, frente ao Quénia, a selecção nacional cederia por trinta e oito pontos sem resposta e no terceiro (e último da fase-de-grupos) e com a obrigação de vencer para ambicionar outras paragens, os Linces perderiam frente aos russos por 31-0.

Chegados aos quartos-de-final da Bowl, os Linces seriam mais eficazes, mas, na prática, de nada valeria a subida de rendimento atacante: frente aos galeses estes estiveram sempre no comando e de pouco valeriam os ensaios de Vasco Ribeiro e Vasco Poppe (e uma conversão de Pedro Leal), uma vez que defensivamente seriam cometidos muitos erros que os galeses não desperdiçariam. Saldo final, 31-12 e Portugal seria relegado para as meias-finais da Taça Shield, onde encararia a Samoa.

Sem hipótese! Mais uma vez Portugal foi derrotado pelo poderio neo-zelandês Fonte:  Sky Sports
Sem hipótese! Mais uma vez Portugal foi derrotado pelo poderio neo-zelandês
Fonte: Sky Sports

Na partida frente à Samoa os portugueses até iniciariam melhor, com ensaio de Vasco Ribeiro e conversão de Pedro Leal logo a abrir. Os oceânicos, contudo, equilibrariam e sairiam para o intervalo já na liderança: 17-7. Na etapa complementar os samoanos consolidariam o resultado, com Diogo Ribeiro a marcar um ensaio (João Bello a converter) de que nada serviria, a não ser atenuar a diferença pontual. 14-29 e nova derrota para os portugueses, a quinta em cinco jogos disputados em Las Vegas.

A falta de organização colectiva, as falhas defensivas e a comunicação defeituosa entre jogadores são as causas mais evidentes de uma etapa digna de pesadelo, onde nem as excelentes exibições de João Bello conseguiram marcar a diferença.

A principal taça foi disputada por Fiji e Austrália, com os australianos a entrarem melhor e dispararem no marcador (15-0) e os fijianos a responderem da melhor forma na segunda parte, com o ensaio da vitória a ser marcado já depois da hora. Este foi o segundo título (na Cup) do ano para as Fiji.

Foto de capa: Pedro Leal

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Totti pede tempo para Rodrigo Mora e assume: «Se os valores forem esses, deve fazer a diferença no imediato»

Francesco Totti falou de Rodrigo Mora. Lenda romana garantiu que o português precisa de se adaptar, mas deixou nota de destaque.

José Mourinho traça o perfil do jogo do Real Madrid e elogia reforço mais caro da história do clube: «O seu potencial é evidente»

José Mourinho analisou a vitória do Real Madrid sobre o Rayo Vallecano. Treinador português olhou para a goleada.

Ruben Amorim explica dificuldades de Gonçalo Ramos e critica início de jogo do AC Milan: «Uma primeira parte desastrosa»

Ruben Amorim analisou o empate entre o AC Milan e a Lazio. Técnico fez o rescaldo do encontro e explicou substituições.

Francesco Farioli deixa alerta antes do Clássico contra o Benfica: «O nível dos nossos competidores subiu»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Casa Pia. O técnico foi desafiado a perspetivar Clássico contra o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli explica erros do FC Porto e volta a agradecer a Diogo Costa: «É preciso ter um guarda-redes de topo, como nós temos»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Casa Pia. O técnico explicou erros cometidos e elogiou Diogo Costa.

Francesco Farioli e os muitos golos que o FC Porto marca de canto: «Isso é motivo de orgulho»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Casa Pia. O técnico comentou golos marcados a partir de cantos.

Elena Rybakina vence US Open e ultrapassa Aryna Sabalenka para ser a 1.ª no Ranking Mundial

Elena Rybakina venceu pela primeira vez na carreira o US Open. Na final, a nova n.º 1 mundial venceu Aryna Sabalenka.