📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

França 24-17 Inglaterra: A festa do Rugby Champagne

- Advertisement -

A CRÓNICA: PRIMEIRA HORA DE GRANDE QUALIDADE GARANTE VITÓRIA INESPERADA FRANCESA

No grande jogo da jornada, aquele entre dois históricos rivais, a França levou a melhor sobre os ingleses. No seu primeiro quinze enquanto selecionador principal, Fabien Galtier, surpreendeu ao apostar em jogadores tão jovens e com tão pouca experiência internacional, principalmente quando do outro lado está uma equipa vice-campeã mundial como a Inglaterra.

Apesar de tanta juventude e inexperiência, os gauleses souberam controlar o jogo e dominar os pontos fortes de Inglaterra, pelo menos até aos sessenta minutos de jogo. A primeira parte ficou marcada pelos dois ensaios da França que deram vantagem aos homens da casa por 17-0 ao intervalo. O primeiro ensaio foi da autoria de Vincent Rattez, que, após um excelente passe interior de Romain Ntamack, bateu Ben Youngs e fez os primeiros pontos do jogo.

O outro foi do capitão Charles Ollivon, que soube aproveitar uma falha numa bola alta de Courtney Lawes e em que Jonny May, último defensor inglês, deixou passar o terceira linha gaulês graças ao lance dúbio numa disputa de bola no ar, dúvidas essas que o TMO veio tirar. Não houve adiantado do jogador francês, o toque no ar foi do segunda linha inglês, sendo, assim, legal.

Nos primeiros vinte minutos dos segundos quarenta minutos, o domínio da França continuou. Mais um ensaio de Ollivon após uma excelente jogada de Dupont que, ao quebrar a linha da vantagem, só teve de fazer o passe para o seu capitão. A Inglaterra mostrou muitas dificuldades em aparecer no jogo. Os dois ensaios ingleses surgiram de duas jogadas individuais de Jonny May. De resto, nos últimos vinte minutos, a França diminuiu o ritmo de jogo e começou a mostrar algumas deficiências nas fases estáticas da partida.

Os franceses apresentaram uma defesa muito forte. Charles Ollivon e Grégory Alldritt foram as peças mais importantes da defesa gaulesa. Aliada a todo este processo defensivo, estava a imprevisibilidade e a capacidade de Antoine Dupont. Uma vitória inesperada em que os comandados de Eddie Jones conseguiram garantir o ponto bónus defensivo.

A FIGURA

Fonte: France Rugby

Grégory Alldritt – O terceira linha centro francês esteve em destaque na tarde de Paris. Fez onze transportes de bola, dezoito placagens, não falhando nenhuma, um turnover e percorreu 24 metros com a bola nas mãos. Uma exibição de grande nível do jogador do La Rochelle.

O FORA DE JOGO

Fonte: England Rugby

George Furbank – Não esquecerá a sua estreia internacional, seja pela derrota sofrida, seja pela sua atuação. Apareceu poucas vezes em jogo, mas nas vezes em que apareceu concedeu duas penalidades à França e cometeu três erros de handling. A exibição do defesa dos Northampton Saints ficou muito aquém das expectativas.

ANÁLISE TÁTICA – FRANÇA

A defesa da França foi essencial para garantir o triunfo. A terceira linha teve um papel primordial na defesa. Placagens efetivas e disciplina na disputa de bola no breakdown. Já as linhas atrasadas mostraram muita imprevisibilidade, com boas linhas de corrida, como aconteceu no ensaio de Vincent Rattez.

15 INICIAL E PONTUAÇÕES

1 – Cyril Baille (6)

2 – Julien Marchand (5)

3 – Mohamed Haouas (6)

4 – Bernard Le Roux (7)

5 – Paul Willemse (6)

6 – François Cros (6)

7 – Chales Ollivon (7)

8 – Grégory Alldritt (8)

9 – Antoine Dupont (8)

10 – Romain Ntamack (7)

11 – Vincent Rattez (7)

12 – Gael Fickou (7)

13 – Virimi Vakatawa (6)

14 – Teddy Thomas (6)

15 – Anthony Bouthier (6)

SUBS UTILIZADOS

16 – Peato Mauvaka (-)

17 – Jefferson Piorot (6)

18 – Demba Bamba (5)

19 – Boris Palu (5)

20 – Cameron Woki (-)

21 – Matthieu Jalibert (-)

22 – Arthur Vincent (-)

ANÁLISE TÁTICA – INGLATERRA

A terceira linha inglesa foi completamente anulada no jogo no chão, tal como alguns jogadores da linha de três quartos. O jogo ao pé foi excessivo e não se revelou, de maneira nenhuma, profícuo. Os ingleses tiveram superioridade nas fases estáticas, mas nem isso foi suficiente para equilibrar o jogo. Nos primeiros sessenta minutos houve alguma dificuldade em alargar o jogo aos canais exteriores. Jonny May apenas teve bola por duas vezes. Das duas vezes que teve a oval nas mãos fez dois ensaios.

15 INICIAL E PONTUAÇÕES

1 – Joe Marler (5)

2 – Jamie George (5)

3 – Kyle Sinclair (5)

4 – Maro Itoje (6)

5 – Charlie Ewels (5)

6 – Courtney Lawes (6)

7 – Sam Underhill (6)

8 – Tom Curry (6)

9 – Bem Youngs (6)

10 – George Ford (5)

11 – Eliott Daly (5)

12 – Owen Farrell (5)

13 – Manu Tuilagi (-)

14 – Jonny May (7)

15 – George Furbank (5)

SUBS UTILIZADOS

16 – Luke Cowan-Dickie (5)

17 – Ellis Genge (5)

18 – Will Stuart (-)

19 – George Kruis (5)

20 – Lewis Ludlam (5)

21 – Willi Heinz (5)

22 – Ollie Devoto (-)

23 – Jonathan Joseph (5)

Foto de Capa: Six Nations Rugby

artigo revisto por: Ana Ferreira

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt destaca 2 objetivos para 2026 e ainda diz: «Há muitas coisas que eu quero realizar»

Victor Froholdt falou sobre os seus objetivos para 2026 e há dois destacados. Ir ao Mundial e ganhar o campeonato com o FC Porto.

Final dramático no Feirense x Paços de Ferreira, Portimonense regressa às vitórias e há empate em Vizela: eis os resultados da Segunda Liga

O Paços de Ferreira venceu fora de casa o Feirense por 1-0 com direito a final dramático. Eis os resultados do dia da Segunda Liga.

João Henriques acredita ser possível inverter a situação no AVS SAD: «O AVS tem um conjunto de jogadores que não está a espelhar o seu...

João Henriques prestou as primeiras declarações como treinador do AVS SAD. O técnico de 53 anos sucede a João Pedro Sousa no cargo.

Novidades: Rafa Silva volta aos convocados e começa jogo do Besiktas no banco

Rafa Silva está presente entre os convocados do Besiktas. Avançado português começa jogo do emblema turco no banco.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo derrotado por Pep Guardiola em show de Haaland: Eis os primeiros resultados do dia da Premier League

O Manchester City venceu o West Ham de Nuno Espírito Santo por 3-0 na Premier League. Eis os resultados do dia até ao momento.

Hat-trick de avançado do Wolfsburg não evita derrota frente ao Friburgo: Eis os resultados do dia da Bundesliga

O Friburgo deslocou-se ao terreno do Wolfsburg e venceu por 4-3. O hat-trick de Dzenan Pejcinovic não evitou a derrota dos Die Wölfe.

Benfica próximo de fechar a contratação de Sidny Cabral

O Benfica está muito perto de fechar a contratação de Sidny Cabral. O lateral cabo-verdiano representa o Estrela da Amadora.