Japão 30-10 Rússia: Matsushima garante vitória nipónica com três ensaios

- Advertisement -

Após quatro anos, o mundial de Rugby está de volta. Pela primeira vez este será realizado na Ásia, mais concretamente no Japão. O primeiro jogo da 9ª edição assentou no embate entre a equipa da casa e a Rússia. À entrada para o jogo, ambas as seleções tinham objetivos diferentes. Da parte dos japoneses esperava-se um jogo relativamente fácil, o que acabou por não acontecer. Já os russos tinham o objetivo de equilibrar o jogo ao máximo, sabendo da superioridade da seleção do país do sol nascente.

A primeira parte foi bastante equilibrada. A Rússia ao minuto quatro abriu o marcador através de um ensaio marcado pelo ponta esquerdo Golosnitskiy. O ensaio resultou de um erro de Tupou, que falhou uma receção de um pontapé alto.

As estratégias das duas equipas divergiam em diversos pontos. A equipa da casa apostou num jogo profundo, usando a largura do campo. A equipa do leste da Europa, apresentou um forte jogo de colisão, jogando no perímetro curto, com pouca mobilidade dos avançados. A Rússia também tentou tirar partido das fragilidades apresentadas pelo três de trás japonês no que toca à receção de pontapés altos, através do forte recurso ao jogo ao pé do experiente médio de abertura russo Kushnarev.

Ao minuto 11, o ponta nipónico Matsushima marcou o primeiro ensaio do Japão, assistido por uma excelente execução técnica a uma mão do segundo centro de origem samoana Lafaele.

O equilíbrio continuava a verificar-se no jogo até que a dois minutos do fim do primeiro tempo os japoneses dilataram a vantagem. Este surgiu após várias fases á mão dentro da área de 22 metros russa, conseguindo o Japão criar superioridade na zona dos 15 metros, onde afastou a bola até à ponta, onde, mais uma vez, estava Matsushima para marcar. Destaque também para o belo ‘offload’ de Nakamura que isolou o camisola 14 nipónico.

Ao intervalo o marcador mostrava uma vantagem nipónica de 12-7 frente à equipa russa.

Foram os russos os primeiros a marcar
Fonte: Rugby World Cup

Ao contrário dos primeiros 40 minutos, a segunda parte foi melhor gerida pela equipa da casa. Quando o relógio marcava 46 minutos, o flanqueador japonês Labuschagne quebrou a linha da vantagem, fruto de erros defensivos da Rússia, fazendo assim o que seria o terceiro ensaio da sua equipa.

A Rússia ainda teve diversas possibilidades de reduzir a desvantagem, conquistando várias penalidades das quais apenas resultaram três pontos num pontapé aos postes.

Com 68 minutos de jogo, o defesa russo Artemyev, sob pressão japonesa, despachou a bola de qualquer maneira, entregando-a à equipa adversária que aproveitou o mau posicionamento da defesa russa, garantindo assim o ponto bónus ofensivo e o quarto ensaio. O autor foi, pela terceira vez, Matsushima.

O Japão garante assim uma vitória importante, mas com muitas dificuldades perante uma equipa russa que conseguiu aproveitar os pontos fracos japoneses, mas que em momentos chave do jogo perdeu a orientação defensiva.

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Real Madrid conta com três novidades de peso antes do playoff da Champions League

O Real Madrid contou com três novidades no treino desta sexta-feira e terá um plantel praticamente completo para o embate com o Benfica na Champions League.

AO MINUTO: O sorteio dos oitavos de final da Youth League (que conta com Sporting e Benfica)

Realiza-se durante esta sexta-feira o sorteio dos oitavos de final da Youth League. Benfica e Sporting estão presentes.

Futuro do Athletic Club pode estar no… Racing Santander (mas soou um alarme esta sexta-feira)

O Athletic Club tem dois jogadores cedidos ao Racing Santander. Peio Canales e Manex Lozano prometem ser o futuro dos bascos.

FC Porto tentou contratar Nico Gaitán:  «Queriam fazer uma jogada estranha»

Nico Gaitán refletiu sobre a sua passagem pelo Benfica, deixando fortes elogios à estrutura e a Jorge Jesus, e revelou que o FC Porto tentou roubá-lo das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

André Vidigal é reforço do Wycombe Wanderers

André Vidigal deixa o Stoke City e ruma ao Wycombe Wanderers, onde inicia um novo desafio na sua carreira após ter sido anunciado como reforço no último dia do mercado de transferências.

Matías Lacava está de regresso ao Vizela

O Vizela oficializou o regresso de Matías Lacava, que assina contrato válido até junho de 2027. O avançado venezuelano reforça o plantel para a próxima temporada e meia.

Luis Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting: fim de seca e afirmação no futebol europeu

Luis Guilherme estreou-se a marcar pelo Sporting na partida contra o AVS SAD, encontro dos quartos de final da Taça de Portugal.