Linces na luta pela manutenção

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Sem alterações na convocatória em relação à etapa de Hong Kong, os Linces partiram para Singapura à procura de mais soluções e melhores resultados. A anterior etapa teria ficado marcada como mais um passo decepcionante em relação à manutenção no circuito, não fosse a despedida asiática ter corrido de forma satisfatória, o que veio trazer alguma esperança e alento para as duas etapas que restam.

Com Fiji, Inglaterra e Samoa na fase-de-grupos, os Linces enfrentaram, primeiramente, a selecção inglesa. Estreia auspiciosa naquela que foi a última etapa a decorrer na Ásia, com Portugal a dar trabalho aos ingleses. Ao intervalo, o ensaio de Vasco Ribeiro – convertido por Pedro Leal – marcou a igualdade entre as equipas; contudo, nos minutos finais da partida, a Inglaterra destacou-se e, ainda que por magra vantagem, conseguiu assegurar a vitória: 14-7 foi o resultado final.

Logo de seguida, ao enfrentar as Fiji (líderes do ranking), os erros na defesa e na construção de jogo pagaram-se caros, com os oceânicos a atingir, facilmente, a vitória (38-0). Contra a Samoa, a exibição de Pedro Leal – com o capitão das quinas a mostrar estar aí ”para as curvas”- não passaria despercebida: marcaria, tentaria assistir, converteria… Um autêntico polivalente dentro de campo! Mas os ensaios do capitão (dois, mais uma conversão) não chegariam para atingir a vitória final, que coube aos samoanos. Com o resultado de 28-12, Portugal despediu-se da fase-de-grupos com três derrotas em três jogos (outra vez…), mas deixou uma imagem de raça e luta pelos objectivos do grupo.

A vitória estava a adivinhar-se, e não foi preciso esperar muito mais: no segundo dia de competição, ao disputar os quartos-de-final da Taça Bowl, Portugal encarou e derrotou o Japão, em mais uma excelente exibição do capitão português. Com um ensaio e duas conversões, o atleta do GD Direito foi absolutamente fundamental, e garantiu a primeira vitória na etapa. O segundo ensaio pertenceu a António Vidinha.  Resultado final de 14-7, e passaporte assegurado para as meias-finais!

Aí, e com os Estados Unidos pela frente, os portugueses vacilaram uma vez mais na organização defensiva e na construção de jogo, algo que os norte-americanos agradeceram e aproveitaram: 26-0, com a superioridade americana a revelar-se evidente.

2
A raça e o espírito de sacrifício dos Linces foram evidentes na etapa de Singapura
Fonte: Portugal Rugby 7s

Apesar de alcançar apenas uma vitória em cinco jogos, Portugal tem razões para acreditar que a manutenção junto às principais potências de rugby mundial é possível, bastando para isso que o potencial de vários (jovens) jogadores seja consolidado. A inclusão de jogadores mais experientes não deve, no entanto, ser descartada. Nota ainda para as excelentes exibições de Pedro Leal, que na anterior etapa tinha ficado longe do que sabe (e pode) fazer. Vasco Fragoso Mendes e Vasco Ribeiro também rubricaram bons jogos.

O Quénia conquistou, pela primeira vez esta época, a Taça Cup, após bater as ilhas Fiji na final da principal competição. Quando todos esperavam uma vitória fácil por parte dos fijianos, a verdade é que foram os africanos a comandar a partida, e o ensaio de Pio Tuwai (nos últimos minutos) apenas veio atenuar a pesada derrota imposta aos oceânicos (30-7).

Foto de Capa: World Rugby Sevens Series

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.