📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Linces na luta pela manutenção

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Sem alterações na convocatória em relação à etapa de Hong Kong, os Linces partiram para Singapura à procura de mais soluções e melhores resultados. A anterior etapa teria ficado marcada como mais um passo decepcionante em relação à manutenção no circuito, não fosse a despedida asiática ter corrido de forma satisfatória, o que veio trazer alguma esperança e alento para as duas etapas que restam.

Com Fiji, Inglaterra e Samoa na fase-de-grupos, os Linces enfrentaram, primeiramente, a selecção inglesa. Estreia auspiciosa naquela que foi a última etapa a decorrer na Ásia, com Portugal a dar trabalho aos ingleses. Ao intervalo, o ensaio de Vasco Ribeiro – convertido por Pedro Leal – marcou a igualdade entre as equipas; contudo, nos minutos finais da partida, a Inglaterra destacou-se e, ainda que por magra vantagem, conseguiu assegurar a vitória: 14-7 foi o resultado final.

Logo de seguida, ao enfrentar as Fiji (líderes do ranking), os erros na defesa e na construção de jogo pagaram-se caros, com os oceânicos a atingir, facilmente, a vitória (38-0). Contra a Samoa, a exibição de Pedro Leal – com o capitão das quinas a mostrar estar aí ”para as curvas”- não passaria despercebida: marcaria, tentaria assistir, converteria… Um autêntico polivalente dentro de campo! Mas os ensaios do capitão (dois, mais uma conversão) não chegariam para atingir a vitória final, que coube aos samoanos. Com o resultado de 28-12, Portugal despediu-se da fase-de-grupos com três derrotas em três jogos (outra vez…), mas deixou uma imagem de raça e luta pelos objectivos do grupo.

A vitória estava a adivinhar-se, e não foi preciso esperar muito mais: no segundo dia de competição, ao disputar os quartos-de-final da Taça Bowl, Portugal encarou e derrotou o Japão, em mais uma excelente exibição do capitão português. Com um ensaio e duas conversões, o atleta do GD Direito foi absolutamente fundamental, e garantiu a primeira vitória na etapa. O segundo ensaio pertenceu a António Vidinha.  Resultado final de 14-7, e passaporte assegurado para as meias-finais!

Aí, e com os Estados Unidos pela frente, os portugueses vacilaram uma vez mais na organização defensiva e na construção de jogo, algo que os norte-americanos agradeceram e aproveitaram: 26-0, com a superioridade americana a revelar-se evidente.

2
A raça e o espírito de sacrifício dos Linces foram evidentes na etapa de Singapura
Fonte: Portugal Rugby 7s

Apesar de alcançar apenas uma vitória em cinco jogos, Portugal tem razões para acreditar que a manutenção junto às principais potências de rugby mundial é possível, bastando para isso que o potencial de vários (jovens) jogadores seja consolidado. A inclusão de jogadores mais experientes não deve, no entanto, ser descartada. Nota ainda para as excelentes exibições de Pedro Leal, que na anterior etapa tinha ficado longe do que sabe (e pode) fazer. Vasco Fragoso Mendes e Vasco Ribeiro também rubricaram bons jogos.

O Quénia conquistou, pela primeira vez esta época, a Taça Cup, após bater as ilhas Fiji na final da principal competição. Quando todos esperavam uma vitória fácil por parte dos fijianos, a verdade é que foram os africanos a comandar a partida, e o ensaio de Pio Tuwai (nos últimos minutos) apenas veio atenuar a pesada derrota imposta aos oceânicos (30-7).

Foto de Capa: World Rugby Sevens Series

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a lista das 42 seleções apuradas diretamente para o Mundial 2026

Já são conhecidas as primeiras 42 seleções apuradas de forma direta para o Mundial 2026. Restantes só serão conhecidas em março.

Cristiano Ronaldo na Casa Branca: com selfie com Elon Musk e inclusão no discurso de Donald Trump: «O meu filho é um grande fã...

Cristiano Ronaldo jantou na Casa Branca nesta terça-feira. O avançado internacional português foi visado por Donald Trump e tirou uma selfie com algumas personalidades.

Curaçau, Panamá e Haiti fecham vagas da CONCACAF e garantem apuramento para o Mundial 2026

Há mais três seleções apuradas para o Mundial 2026. Curaçau, Panamá e Haiti carimbaram a classificação para a prova.

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

Atenção, Benfica: Lukebakio sai lesionado do jogo da Bélgica

Dodi Lukebakio saiu lesionado do Bélgica x Liechtenstein. Extremo belga do Benfica apresentou queixas na perna esquerda.