Olheiro BnR: Nick Tompkins

O Torneio das Seis Nações do presente ano trouxe várias surpresas ao mundo do Rugby. A mais sonante delas é, a meu ver, Nick Tompkins. Aos 25 anos teve a sua primeira chamada internacional e já se tornou num jogador fundamental para o País de Gales.

Tompkins, que atua nas posições de segundo centro e três quartos ponta, começou a sua carreira a jogar a flanqueador. Mais tarde, no escalão de sub-16, mudou-se para as linhas atrasadas onde se mantém até hoje. Em 2012, foi contratado pelos Saracens FC, clube pelo qual já conquistou quatro campeonatos ingleses, uma Taça de Inglaterra e três Taças dos Campeões Europeus.

Natural de Sidcup (Inglaterra), Nick Tompkins representou o seu país natal no escalão de sub-20, tendo ganho o Campeonato do Mundo em 2014. Apesar da sua naturalidade, este optou por representar a seleção principal do País de Gales, país que viu nascer uma ascendente do jogador, mais concretamente, a sua avó.

Com a maior competição europeia de seleções à porta e com o lugar de segundo centro disponível graças à lesão do habitual titular Jonathan Davies, Wayne Pivac decidiu apostar em Tompkins e este não tem desiludido. Com quatro jogos realizados, o centro dos Sarries é o terceiro jogador com mais transportes de bola, totalizando 43 carries, e também se encontra na terceira posição no que toca aos metros percorridos, somando 296 metros com a bola nas mãos.

Tompkins atua nos Saracens, clube que vai descer de divisão por ter quebrado o teto salarial
Fonte: Saracens FC

Tompkins é um jogador rápido, imprevisível (tem um sidestep muito bom) e muito agressivo no ataque à linha da vantagem. Nas primeiras quatro jornadas, fez sete line breaks, um ensaio e uma assistência. Defensivamente e taticamente tem-se revelado uma peça cada vez mais importante na manobra galesa.

É um facto que a campanha do País de Gales está a ser desastrosa, uma vez que, ainda com uma jornada por disputar (a competição está suspensa devido ao surto de Coronavírus), já está afastado da luta pelo título, mas este segundo centro será, certamente, um dos fortes candidatos à conquista do prémio de jogador da prova.

De acrescentar ainda que, ao que tudo indica, Nick Tompkins vai deixar os Saracens FC para se juntar aos Cardiff Blues já na próxima época.

Foto de Capa: Six Nations Rugby

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Benfica Carlos Vinícius é reforço do Grémio

O Grémio apresentou a contratação de Carlos Vinícius. O avançado brasileiro assinou um contrato até ao final de 2026.

Sporting apresenta camisola alternativa para 2025/26

O Sporting já deu a conhecer a nova camisola alternativa para a próxima temporada. Preto é o tom dominante.

Negociações para a transferência de Renato Veiga para o Atlético Madrid paradas: eis o que sabe o Bola na Rede

Renato Veiga era alvo do Atlético Madrid para este mercado, mas o negócio complicou-se. Exigências do Chelsea travaram negociações.

Los Angeles FC inicia negociações para contratação de destaque do Tottenham

O Los Angeles FC está interessado em garantir a contratação de Son Heung-min neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o valor que o Vitória SC vai receber com a transferência de Alberto Costa para o FC Porto

O Vitória SC vai voltar a encher os cofres com a transferência de Alberto Costa. Lateral rende mais de 700 mil euros.

José Mourinho aprova Xabi Alonso no Real Madrid e fala das ambições europeias do Fenerbahçe: «A nível desportivo, é uma equipa da Liga Europa»

José Mourinho falou à imprensa espanhola sobre Xabi Alonso e elogiou o seu antigo pupilo. O treinador português falou também das ambições do Fenerbahçe.

Real Madrid prepara 115 milhões de euros para contratar novo médio e voltar a ter vencedor da Bola de Ouro no plantel

Rodri é alvo do Real Madrid para a próxima temporada. Merengues preparam proposta de três dígitos pelo médio do Manchester City.