15 derrotas depois… Vitória!

cab Rugby

Foi ao fim de quinze derrotas consecutivas – e três etapas do circuito mundial – que Portugal conquistaria as suas primeiras (duas) vitórias.

Inserido num grupo difícil, que incluía Nova Zelândia, Austrália e Canadá, Portugal iniciou a aventura de Sidney com partidas frente à equipa da casa, os Wallabies, e frente aos All Blacks.
Os jogos seriam semelhantes e Portugal perderia de forma clara em ambos – 7-24 frente à Austrália, com ensaio de Adérito Esteves e conversão de Pedro Leal, e 5-40 ante a Nova Zelândia, com ensaio de Adérito Esteves – após acumular os erros do costume: ineficácia defensiva e falta de entrosamento – o que, frente a potências do rugby mundial, se paga caro. É de destacar que Adérito Esteves atingiria o seu ensaio número 100 frente aos All Blacks – o português, nascido em São Tomé em Príncipe, já marcou mais de 500 pontos em jogos a contar para o Circuito Mundial de 7s!

A etapa ficou marcada pelo ensaio número cem de Adérito Esteves Fonte: World Rugby Sevens Series
A etapa ficou marcada pelo ensaio número 100 de Adérito Esteves
Fonte: World Rugby Sevens Series

De seguida viria a primeira vitória dos Linces nesta edição do Circuito Mundial: depois de uma pesada derrota frente ao Canadá no passado fim-de-semana – na altura Portugal perderia por uma diferença de 35 pontos – os Linces, que até sairiam para o intervalo a perder, entraram cheios de garra na etapa complementar e deram a volta ao resultado após um show de jogo à mão, para gáudio das bancadas. Para a História ficará um excelente 26-17 a favor dos portugueses, após ensaios de Tiago Fernandes (dois), Vasco Ribeiro e Miguel Lucas (e duas conversões a cargo de João Belo, e outra por Pedro Leal).

No segundo dia de competição Portugal mediria forças com o Japão, nos quartos-de-final da Bowl. A primeira parte ditaria um duelo bastante equilibrado, com Portugal a marcar através de Vasco Ribeiro e Adérito Esteves (conversão do último ensaio por Pedro Leal) e a sair para o intervalo com uma igualdade no marcador: 12-12. No segundo tempo os Linces acelerariam os processos de jogo e os nipónicos não conseguiriam acompanhar o ritmo. Primeiro, Miguel Lucas a fazer o toque de meta, com Pedro Leal a completar com uma transformação, e logo de seguida João Belo a marcar – no espaço de um minuto! – dois ensaios e a converter um deles. 31-17: estava garantida mais uma vitória lusa, a segunda na etapa.

Com a vitória frente ao Japão, Portugal garantiu as meias-finais da Taça Bowl, tendo pela frente a Samoa. Foi então que alguns erros lusos voltariam a aparecer, os Linces falhariam vários lances atacantes, perdendo oportunidades flagrantes de ensaio, e não iriam além de um 14-10 – com ensaios de Pedro Leal e Adérito Esteves – a favor dos samoanos. Samoanos esses que em nada foram superiores à equipa portuguesa, muito menos em termos de fair-play, aquela que deveria ser a maior virtude do rugby… E a qual a equipa da Samoa não soube respeitar.

A etapa ficou marcada pelas primeiras vitórias de Portugal no circuito e pelo ensaio número 100 de Adérito Esteves, mas é hora de destacar, também, o extraordinário crescimento de jovens atletas como é o caso de João Belo, Miguel Lucas, Vasco Ribeiro e Tiago Fernandes, que têm consolidado a sua qualidade com grandes exibições – um sinal de que, apesar de alguns jogos menos bem conseguidos, este deverá continuar a ser o caminho a seguir.

A Nova Zelândia venceu mais uma etapa, ao derrotar a selecção da Austrália na final da Cup numa partida frenética: os Wallabies estiveram sempre na frente do marcador, mas um ensaio de Rieko Ioane, um minuto depois do tempo de jogo, entregou a taça aos All Blacks.

 Foto de Capa: @Pedro Leal

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.