📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

15 derrotas depois… Vitória!

- Advertisement -

cab Rugby

Foi ao fim de quinze derrotas consecutivas – e três etapas do circuito mundial – que Portugal conquistaria as suas primeiras (duas) vitórias.

Inserido num grupo difícil, que incluía Nova Zelândia, Austrália e Canadá, Portugal iniciou a aventura de Sidney com partidas frente à equipa da casa, os Wallabies, e frente aos All Blacks.
Os jogos seriam semelhantes e Portugal perderia de forma clara em ambos – 7-24 frente à Austrália, com ensaio de Adérito Esteves e conversão de Pedro Leal, e 5-40 ante a Nova Zelândia, com ensaio de Adérito Esteves – após acumular os erros do costume: ineficácia defensiva e falta de entrosamento – o que, frente a potências do rugby mundial, se paga caro. É de destacar que Adérito Esteves atingiria o seu ensaio número 100 frente aos All Blacks – o português, nascido em São Tomé em Príncipe, já marcou mais de 500 pontos em jogos a contar para o Circuito Mundial de 7s!

A etapa ficou marcada pelo ensaio número cem de Adérito Esteves Fonte: World Rugby Sevens Series
A etapa ficou marcada pelo ensaio número 100 de Adérito Esteves
Fonte: World Rugby Sevens Series

De seguida viria a primeira vitória dos Linces nesta edição do Circuito Mundial: depois de uma pesada derrota frente ao Canadá no passado fim-de-semana – na altura Portugal perderia por uma diferença de 35 pontos – os Linces, que até sairiam para o intervalo a perder, entraram cheios de garra na etapa complementar e deram a volta ao resultado após um show de jogo à mão, para gáudio das bancadas. Para a História ficará um excelente 26-17 a favor dos portugueses, após ensaios de Tiago Fernandes (dois), Vasco Ribeiro e Miguel Lucas (e duas conversões a cargo de João Belo, e outra por Pedro Leal).

No segundo dia de competição Portugal mediria forças com o Japão, nos quartos-de-final da Bowl. A primeira parte ditaria um duelo bastante equilibrado, com Portugal a marcar através de Vasco Ribeiro e Adérito Esteves (conversão do último ensaio por Pedro Leal) e a sair para o intervalo com uma igualdade no marcador: 12-12. No segundo tempo os Linces acelerariam os processos de jogo e os nipónicos não conseguiriam acompanhar o ritmo. Primeiro, Miguel Lucas a fazer o toque de meta, com Pedro Leal a completar com uma transformação, e logo de seguida João Belo a marcar – no espaço de um minuto! – dois ensaios e a converter um deles. 31-17: estava garantida mais uma vitória lusa, a segunda na etapa.

Com a vitória frente ao Japão, Portugal garantiu as meias-finais da Taça Bowl, tendo pela frente a Samoa. Foi então que alguns erros lusos voltariam a aparecer, os Linces falhariam vários lances atacantes, perdendo oportunidades flagrantes de ensaio, e não iriam além de um 14-10 – com ensaios de Pedro Leal e Adérito Esteves – a favor dos samoanos. Samoanos esses que em nada foram superiores à equipa portuguesa, muito menos em termos de fair-play, aquela que deveria ser a maior virtude do rugby… E a qual a equipa da Samoa não soube respeitar.

A etapa ficou marcada pelas primeiras vitórias de Portugal no circuito e pelo ensaio número 100 de Adérito Esteves, mas é hora de destacar, também, o extraordinário crescimento de jovens atletas como é o caso de João Belo, Miguel Lucas, Vasco Ribeiro e Tiago Fernandes, que têm consolidado a sua qualidade com grandes exibições – um sinal de que, apesar de alguns jogos menos bem conseguidos, este deverá continuar a ser o caminho a seguir.

A Nova Zelândia venceu mais uma etapa, ao derrotar a selecção da Austrália na final da Cup numa partida frenética: os Wallabies estiveram sempre na frente do marcador, mas um ensaio de Rieko Ioane, um minuto depois do tempo de jogo, entregou a taça aos All Blacks.

 Foto de Capa: @Pedro Leal

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rubén de la Barrera (ainda te lembras?) rejeita proposta para regressar ao ativo em Espanha

Rubén de la Barrera está livre no mercado desde que deixou o Vizela. O treinador rejeitou assumir o comando do Mirandés.

Rui Borges explica Luis Suárez no banco de suplentes: «O Ioannidis tem outros comportamentos individuais sobre as linhas defensivas»

Rui Borges falou antes da partida entre o Sporting e a Juventus, encontro válido pela quarta jornada da Champions League.

O substituto de Iván Fresneda no Juventus x Sporting

O desafio entre a Juventus e o Sporting vai ser disputado na noite desta terça-feira, em jogo da quarta jornada da Champions League.

Dani Carvajal revela quando vai voltar ao ativo pelo Real Madrid

Dani Carvajal está ausente devido a lesão. O lateral-direito espanhol afirmou que só deve voltar aos relvados em 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Abel Ferreira prepara-se para renovar contrato com o Palmeiras e há uma cláusula importante

Abel Ferreira está muito perto de assinar um novo contrato com o Palmeiras e o acordo será anunciado nos próximos dias.

Confirmado: Já é conhecido o estádio onde vai ser disputado o Atlético CP x Benfica da Taça de Portugal

O Atlético CP x Benfica da quarta eliminatória da Taça de Portugal vai ser disputado no Estádio do Restelo. O Belenenses já confirmou em comunicado.

Enzo Maresca confirma Pedro Neto fora do próximo jogo do Chelsea e deixa previsão sobre o regresso de Dário Essugo

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, confirmou a ausência de Pedro Neto e alertou para as dificuldades do duelo frente ao Qarabag.