Seis Nações: País de Gales e França na frente

- Advertisement -

Depois da previsível vitória dos ingleses frente à Itália, foi a vez do País de Gales surpreender e vencer a Escócia em Edimburgo, em jogos a contar para o Torneio das Seis Nações.

Não obstante a derrota, foram os escoceses a assumir o controlo do jogo em muitos dos seus capítulos. A velocidade e a profundidade do seu jogo levaram a que a Escócia fosse capaz de se colocar em zonas adiantadas do terreno e, consequentemente, criar múltiplas oportunidades para ensaio. Ainda assim, muitas destas não foram concretizadas, o que permitiu aos galeses continuar a disputar o resultado.

Com o País de Gales sucedeu-se precisamente o contrário. Apesar das evidentes dificuldades no jogo penetrante e no controlo da largura, os galeses aproveitaram a indisciplina do adversário na segunda parte para ganhar terreno e marcar ensaios (o País de Gales passou apenas um minuto e meio nos 22 metros adversários, conseguindo quatro ensaios; já a Escócia precisou de sete minutos e meio para garantir três chegadas à área de validação contrária).

As entradas, principalmente, de Kieran Hardy, Callum Sheedy e Ulisi Halaholo tiveram um papel primordial no desenrolar do jogo galês, na medida em que vieram trazer velocidade, dinâmica e organização a uma linha de três quartos, até ao momento, muito previsível (Gareth Davies e Dan Biggar passaram completamente ao lado do jogo).

Falemos agora da França, que, dez anos depois, voltou a vencer em Dublin, naquela foi mais uma prestação sublime da sua defesa. Velocidade, pressão e ocupação do espaço são, seguramente, vocábulos a que Shaun Edwards recorre frequentemente.

Ainda para mais, a qualidade da defesa não está só nos avançados. Prova de tal, foi o magnífico turnover de Antoine Dupont que deu a vitória aos gauleses, antecedido de 17 fases à mão da Irlanda, sem conquistar qualquer falta e sem progresso territorial.

Ainda assim, a França mostrou alguma dificuldade em manter a bola e progredir, mas quando o fez, a qualidade técnica dos seus jogadores foi decisiva. O velho ditado de que a defesa ganha jogos faz todo o sentido. A verdade é que a Irlanda, apesar de ter tido mais bola e território, teve muitas dificuldades em colocar a defesa contrária sob pressão, uma vez que a utilização da bola não se revelou profícua.

Por último, Louis Rees-Zammit e Antoine Dupont foram, a meu ver, os jogadores da jornada. O primeiro, que é o melhor marcador de ensaios da competição, garantiu a segunda vitória galesa, com um lance genial. O francês, por seu turno, dispensa apresentações. Dinâmico, técnico, inteligente e, certamente, um dos melhores jogadores do mundo.

Foto de capa: Six Nations Rugby

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Botafogo de Artur Jorge empata frente ao Atlético Mineiro com golo de Arthur Cabral perto do final

Na 15.ª jornada do Brasileirão, o Botafogo de Artur Jorge empatou a uma bola na visita ao Atlético Mineiro.

Eis os 5 destaques do Alverca x Estoril da penúltima jornada do campeonato

O Alverca defrontou o Estoril numa partida a contar para a 33.ª jornada da Liga Portuguesa. Eis os cinco destaques da partida.

Empate entre Alverca e Estoril (1-1) na penúltima jornada da Primeira Liga

O Alverca recebeu o Estoril num jogo a contar para a 33.ª jornada da primeira liga. Os ribatejanos empataram por 1-1 frente aos canarinhos.

PSG aproxima-se do título francês e Lyon de Paulo Fonseca é derrotado na visita ao Toulouse: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O PSG venceu o Brest por uma bola a zero, ficando mais próximo do título da Ligue 1, e o Lyon foi batido por 2-1 no terreno do Toulouse.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto com baixa confirmada para o jogo frente ao Santa Clara

O FC Porto não poderá contar com Dominik Prpic na última jornada da Primeira Liga. Defesa-central viu cartão vermelho.

Atalanta vence o AC Milan no San Siro e coloca ponto final na série de resultados negativos

O AC Milan foi derrotado por 3-2 na receção à Atalanta, perdendo uma oportunidade de alcançar o terceiro lugar da Serie A.

AVS SAD-Sporting: Há novidades quanto a uma possível mudança de Pedro Lima

Bruno Ramos, agente de Pedro Lima, estará esta semana em Lisboa para fechar o negócio. Médio brasileiro aproxima-se de Alvalade.