Super Rugby Aotearoa: Como está a luta pelo título?

- Advertisement -

Na terceira jornada do Super Rugby Aotearoa, os Blues receberam os Highlanders num jogo que só se decidiu ao minuto 78. Já na ilha sul, os Chiefs confirmaram o seu mau momento de forma, somando a terceira derrota em três jogos.

Em Auckland, os Blues conseguiram vencer muito graças à qualidade do Rugby apresentado nos primeiros quarenta minutos. Beauden Barrett e Otere Black tiveram um papel primordial na manobra ofensiva dos Blues, na medida em que, através dos seus pontapés, conseguiram colocar em constante pressão o trio defensivo dos Landers. O jogo ao pé revelou-se profícuo nos capítulos tático e territorial. Além do mais, o primeiro ensaio de Dalton Papalii resultou de um pontapé raso para o espaço de Otere Black, cuja leitura de jogo do defesa contrário, Scott Gregory, deixou muito a desejar, ao deixar-se pressionar por uma defesa agressiva, levando, assim, a uma perda de bola em cima da sua própria linha de meta.

Aliada a esta qualidade no jogo ao pé, esteve a imprevisibilidade de Caleb Clarke nas suas linhas de corrida. O jovem três quartos ponta, que antes do jogo soube do falecimento de um familiar, esteve em grande plano no Eden Park, ao marcar um ensaio e ao assistir Rieko Ioane poucos minutos depois, após dinamizar um excelente contra-ataque.

Com uma desvantagem de 22-10 ao intervalo, os Highlanders apresentaram, na segunda parte, um jogo que assentou num maior aproveitamento da largura e da profundidade do terreno de jogo, contrastando com o infrutífero jogo ao pé dos 40’ iniciais. No pack avançado, houve um maior aproveitamento da bola, com a criação de mais fases de jogo e maior paciência no processo atacante. Foi assim que os Highlanders conseguiram passar para a frente do marcador, com os ensaios de Mitch Hunt e de Shannon Frizell.

Três minutos depois, Dalton Papalii marcou o seu segundo ensaio no jogo, colocando, novamente, os Blues no comando do marcador, por 27-24. Desde então, os Highlanders tiveram várias possibilidades de igualar o marcador e de levar o jogo para o golden point, mas Mitch Hunt acabou por falhar um pontapé frontal a cerca de 40 metros dos postes e, numa penalidade bem dentro dos 22 metros dos Blues, Ash Dixon escolheu o alinhamento em vez do pontapé aos postes. Posteriormente, os Highanders apostaram no maul, tendo a defesa adversária garantido o turnover e, consequentemente, a vitória pelos mesmos 27-24.

Os Blues garantem, assim, uma vitória sofrida, sendo esta a sétima consecutiva. Os Highlanders, por sua vez, mostraram caráter e personalidade na sua exibição, mas as decisões tomadas em fases cruciais do jogo nada mais deixaram do que um ponto bónus defensivo.

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Noruega questionado sobre ausência de Cristiano Ronaldo: «Tenho um grande respeito por Portugal, equipa que está no top 2 da Europa neste...

Stale Solbakken realizou durante este sábado a antevisão ao encontro entre Portugal e a Noruega, jogo da Liga das Nações.

FC Porto: Francesco Farioli não deu folga a todo o plantel e alguns jogadores estiveram no Olival

Parte do plantel do FC Porto voltou a apresentar-se no Olival durante este sábado, depois da vitória sobre o Deportivo de A Coruña.

Vozinha fala sobre a fama: «Perdi a minha paz e a minha tranquilidade»

Vozinha passou a ser um dos jogadores mais famosos do mundo, depois de ter representado Cabo Verde no Mundial 2026.

Jornalista espanhol arrasa Jorge Jesus: «Sempre serás um medíocre e um perdedor»

Tomás Roncero teceu várias críticas a Jorge Jesus. O jornalista espanhol é um admirador confesso de Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Patrick Berg responde ao Bola na Rede: «Aursnes consegue jogar a lateral-direito ou até a extremo, como acontece às vezes no Benfica»

Patrick Berg marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Portugal e Noruega. Médio respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Stale Solbakken responde ao Bola na Rede: «Portugal pressionou muito bem e teremos de construir de uma forma um pouco diferente»

Stale Solbakken marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Portugal e Noruega. Selecionador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Ténis: Francisco Cabral e JJ Tracy eliminados nos quartos de final do torneio de pares de Pequim

Os tenistas Francisco Cabral e JJ Tracy viram este sábado a eliminação nos quartos de final do torneio de pares de Pequim.