Super Rugby Aotearoa: Um retorno aos tempos «COVID Free»

Já do outro lado do país, o Eden Park foi palco de uma grande tarde de Rugby. Além do espetáculo promovido pelos 43000 espetadores presentes, assistimos à muito esperada estreia de Beauden Barrett pelos Blues, diante do clube que representou durante oito épocas, os Hurricanes.

O primeiro ensaio apareceu passados apenas onze minutos. Uma grande jogada dos três quartos dos Blues permitiu a Caleb Clarke chegar à área de validação adversária. De notar também algum demérito pela forma como Vince Aso abriu espaço nas costas da linha defensiva dos Canes.

A franquia da capital não tardou em responder. Os Hurricanes conseguiram criar uma situação de superioridade numérica no lado aberto, que veio a ser finalizada por Dane Coles. Nota para a capacidade de aceleração do talonador e para a sua excelente finalização.

Ao intervalo, o jogo contava com dois ensaios para cada lado, com o resultado em 14-13, a favor dos homens de Leon McDonald.

Na segunda parte, os Hurricanes mostraram-se indisciplinados na abordagem ao breakdown, muito também graças à ação da terceira linha contrária, permitindo, aos Blues, adiantar-se no marcador, com múltiplas penalidades aos postes de Otere Black, que, juntamente com o ensaio de Dalton Papalii, resolveram o jogo. Vitória para a equipa da casa por 30-20.

Os Blues souberam gerir o jogo de uma forma eficaz. O domínio no jogo no chão foi claro, ao conquistarem 10 turnovers e ao conter a terceira linha adversária. Aliada a esta gestão de jogo, esteve uma prestação de grande nível da linha defensiva. Caleb Clarke, Otere Black e Rieko Ioane estiveram em grande plano na tarde de Auckland.

Os Hurricanes pecaram no capítulo disciplinar e no alinhamento, tendo perdido cinco touches com introdução própria. À semelhança do que se passou em Dunedin, o jogo ficou marcado pelo elevado número de vezes em que o árbitro teve de recorrer ao apito, principalmente no breakdown e no fora de jogo.

Como jogadores da jornada, creio que o destaque vai para Mikaele-Tu’u e Hoskins Sotutu, números oito de Highlanders e Blues, respetivamente. Estavam constantemente nos rucks e muito participativos no processo ofensivo, oferecendo capacidade de transporte de bola e de ataque à linha da vantagem.

No próximo fim de semana, os Chiefs receberão os Blues e os Crusaders irão até Wellington defrontar os Hurricanes, na esperança de que haja uma melhoria na adaptação às novas leis.

Foto de Capa: All Blacks

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto pede 80 milhões de euros aos tubarões europeus por jogador

O FC Porto não quer vender Samu Aghehowa no próximo mercado. Dragões exigem 80 milhões de euros pelo avançado.

Clube da Premier League lidera corrida por Pepê

O Nottingham Forest é o clube que está na pole position para garantir a contratação de Pepê do FC Porto.

Scott McTominay deixa mensagem ao Manchester United de Ruben Amorim: «Desejo ao clube todo o sucesso do mundo»

Scott McTominay dedicou uma mensagem especial ao Manchester United. O médio escocês representou a formação e equipa principal dos red devils.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer suspender centralização dos direitos televisivos e pede investigação a ex-árbitros

O Benfica enviou uma carta à Liga a pedir a suspensão da centralização dos direitos televisivos e uma investigação a antigos árbitros.

Benfica paga 5 milhões de euros por Rafael Obrador e Real Madrid reserva cláusula de recompra: eis as novidades sobre o novo reforço encarnado

O Benfica vai investir cinco milhões de euros por Rafael Obrador. Águias ficam com 100% do passe do lateral, que deixa o Real Madrid.

Lyon arrisca descida de divisão e resultado do recurso vai ser conhecido esta tarde

O Lyon saberá esta quarta-feira, 9 de julho, o resultado do recurso. Gauleses arriscam descida à Ligue 2.