📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Torneio das Seis Nações: Escócia impõe primeira derrota à França

- Advertisement -

À entrada para a penúltima jornada do Torneio das Seis Nações, a França era a única seleção invicta, ou seja, das seis equipas que disputam a prova, os franceses eram os únicos que ainda podiam sonhar com o Grand Slam. Sonho esse que caiu por terra, após uma exibição que deixou muito a desejar e que ficou condicionada pelo episódio do minuto 36, momento em que os visitantes se viram a jogar com 14, graças à expulsão de Mohamed Haouas.

Desde 2011, ano em que França se sagrou vice-campeã mundial, ao perder a final contra os All Blacks por 8-7, que os Bleus têm demonstrado uma grande inconstância exibicional. Após o mundial do Japão, Fabien Galthié assumiu o comando técnico dos gauleses. Começou por renovar a equipa. Chamou muitos jogadores sem internacionalizações e apostou muito na juventude (convocou vários jogadores da seleção sub 20, que é bicampeã mundial). O resultado desta mudança de paradigma está a ser bastante positivo. Em quatro jogos, três vitórias, duas delas contra Inglaterra e País de Gales, e uma derrota.

Até ao jogo de Murrayfield tínhamos visto uma França muito forte defensivamente e com uma linha de três quartos muito imprevisível. Na minha opinião, Grégory Alldritt tem sido o jogador chave no pack avançado francês, uma vez que é muito forte no contacto e no jogo no chão. Já na linha atrasada, o destaque vai para a dupla de médios composta por Dupont e Ntamack, que são os responsáveis pela organização do jogo da sua equipa. Apesar de toda esta qualidade, creio que na linha defensiva falta alguma fisicalidade, visto que o único jogador com grande capacidade física é o segundo centro Virimi Vakatawa.

Ontem, a formação gaulesa mostrou-se muito indisciplinada, concedendo onze penalidades aos escoceses durante o jogo. Alguns destes problemas foram causados pelos flanqueadores escoceses Jamie Ritchie e Hamish Watson. Estes souberam atrasar a manobra ofensiva gaulesa de forma inteligente e foram duas peças essenciais no breakdown, garantindo vários turnovers para a Escócia.

Apesar da derrota, foi a França a marcar o primeiro ensaio do jogo. Um pontapé monumental de Dupont fez com que Penaud se isolasse à ponta e fizesse o ensaio. Seis minutos depois, num desentendimento entre os jogadores, o pilar Mohamed Haouas deu um soco a Jamie Ritchie, o acabou por lhe valer a expulsão e condicionou fortemente a estratégia montada pela sua equipa técnica. A partir da expulsão a seleção da casa soube gerir o jogo com naturalidade, marcando três ensaios, por Sean Maitland (2) e Stuart McInally. Segunda vitória (28-17) para os comandados de Gregor Townsesnd, que os coloca na terceira posição da tabela classificativa.

Para Haouas, o jogo só durou 36 minutos
Fonte: Six Nations Rugby

Na última jornada, Galthié (caso o calendário seja cumprido) não terá à sua disposição o habitual par de médios. Dupont e Ntamack saíram lesionados e deverão ficar afastados da competição por um mês. Indisponível também estará Haouas, por expulsão. No seu lugar deverá estar Demba Bamba, jogador que traz, no meu ponto de vista, estabilidade à formação ordenada francesa, ao contrário do pilar do Montpellier, que mostrou algumas dificuldades neste capítulo.

De acrescentar ainda que está em causa a realização da última jornada da competição graças ao coronavírus. O jogo entre Itália e Inglaterra já foi adiado, ficando em dúvida também os dois outros jogos, sendo estes França x Irlanda e País de Gales x Escócia.

Foto de Capa: Six Nations Rugby

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Richard Ríos atento ao universo Benfica: médio no pavilhão para ver o futsal

Richard Ríos continua atento aos jogos do Benfica. Médio presente no pavilhão para assistir ao Benfica x Braga da Primeira Liga de Futsal.

Rui Borges promoveu 1 estreia na Champions League na derrota do Sporting em casa do Bayern Munique

Ricardo Mangas estreou-se na Champions League na carreira. Estreia do lateral na derrota do Sporting contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany e saída de Raphael Guerreiro para o Benfica: «Não presto atenção aos rumores. É uma parte importante da nossa equipa»

Vincent Kompany analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Matheus Reis iguala Rui Patrício em registo importante pelo Sporting na Champions League

Matheus Reis atingiu os 26 jogos na Champions League, tornando-se o jogador do Sporting com mais presenças na competição, ao lado de Rui Patrício.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez triste com o resultado: «Despistámo-nos nalguns detalhes na bola parada e isso custou-nos o jogo»

Luis Suárez analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Luis Enrique revela que Nuno Mendes falhou treino do PSG: «Vamos fazer o que fazemos sempre quando há um lesionado»

Luis Enrique já fez a antevisão ao Athletic Club x PSG para a Champions League. Técnico abordou situação de Nuno Mendes.

Rui Borges analisa derrota do Sporting e atira: «Às vezes, queixamo-nos tanto dos nossos árbitros em Portugal e se calhar somos melhores»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Leões perderam por 3-1 na sexta jornada da Champions League.