Torneio das Seis Nações: Escócia soma primeira vitória; França continua invicta

No jogo de cartaz deste sábado, a França confirmou o seu excelente momento de forma. A frieza dos gauleses nos momentos decisivos mostrou a sua superioridade sobre os galeses e foi mais uma prova de caráter e consistência desta equipa tão jovem, mas tão experiente ao mesmo tempo.

Ambas as equipas apostaram muito no jogo ao pé. Por um lado, os galeses não conseguiram tirar proveito tático e territorial dos pontapés de Halfpenny e Biggar. Do lado contrário, Ntamack procurou pressionar o três de trás galês, com pontapés para as costas destes últimos. Aliás, foi através de um pontapé do médio de abertura francês que surgiu o primeiro ensaio do jogo. Bouthier fez o seu primeiro ensaio internacional após uma falha do defesa do País de Gales, que não conseguiu captar a bola no ar, deixando o seu opositor direto de portas abertas para a área de validação contrária.

A França ia-se mostrando uma equipa muito forte defensivamente (com alguma indisciplina à mistura) e muito pragmática. Os homens de Fabien Galtier nem três minutos (menos de metade do tempo que o País de Gales passou nos 22 metros franceses) estiveram na área de 22 metros adversária e conseguiram traduzir este pouco tempo em três ensaios.

Ainda antes do intervalo, Paul Willemse deixou o seu carimbo na lista de marcadores. O segunda linha, de origem sul africana, mostrou todo o seu poderio físico, ao dar um belíssimo bump off a Nick Tompkins, ficando de caras para o ensaio. Ao intervalo, os franceses venciam por 17-9.

No início dos segundos quarenta minutos, os atuais detentores do título conseguiram equilibrar o resultado com um ensaio de Dillon Lewis, mas, quatro minutos depois, um passe falhado permitiu a Romain Ntamack intercetar a bola e fazer o seu terceiro ensaio pela França.

Romain Ntamack foi o melhor em campo
Fonte: Six Nations Rugby

Dan Biggar ainda conseguiu reacender a esperança no Principality Stadium, com um ensaio perto dos postes, mas a sua equipa não foi capaz de manter a concentração e concedeu penalidades em momentos chave do jogo, nomeadamente numa formação ordenada a cinco minutos do fim e no último lance do jogo em que o portador da bola, após quebrar a linha da vantagem, ficou agarrado à bola num ruck, dando, assim, a vitória à França (23-27).

Grande mérito para Shaun Edwards (técnico de defesa da França) que conseguiu montar uma equipa muito forte defensivamente. A França continua, assim, a poder sonhar com o Grand Slam. Já o País de Gales está, praticamente, fora da luta pelo troféu.

Foto de Capa: Six Nations Rugby

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...