Uma Escola de Valores

- Advertisement -

cab Rugby

Quando se fala de Rugby, é comum vir ao de cima a eterna contradição entre os valores e diferença apregoados com orgulho por quem segue a modalidade e a ideia de que há “agressividade” em campo.

Fica então a questão: o Rugby é diferente de muitos outros desportos? O que o distingue?

Para quem pratica ou conhece bem a modalidade, é natural defender que a mentalidade deste desporto é diferente, que os valores como o respeito, o companheirismo, a coragem e a ambição vêm acima de tudo. Que a vitória é importante, muito importante. Mas que será procurada de modo leal e com respeito pelo adversário. Para além disso, ninguém alcança a vitória sozinho. É um trabalho árduo mas de equipa.

No entanto, quem não conhece a modalidade terá, provavelmente, a ideia de que o Rugby é um desporto mais violento.

Nunca pratiquei Rugby nem era adepta da modalidade. Como tal, também tive essa ideia de que este seria um desporto muito violento. Cruzei-me com o Rugby profissionalmente e foi apenas aí que percebi como estava errada. O Rugby é um desporto com muito contacto físico. No entanto, percebi eu, isso não significa que esse contacto seja feito com violência. Aprendi que os atletas que se iniciavam em escolas de Rugby aprendiam que tinham de respeitar o adversário antes de aprender o que é um ensaio.

Fonte: Facebook.com/fpr.pt
A união da Selecção Nacional.
Fonte: Facebook.com/fpr.pt

Esta ideia da agressividade neste desporto é ainda alimentada pela imprensa. Quando acontece algo errado com alguém que, por acaso, está ligado ao Rugby, é comum ver títulos nos jornais que justificam o acontecimento com a ligação à modalidade. No entanto, o facto de os adeptos assistirem a jogos de grandes equipas lado a lado com os seus rivais ou o facto de, até nos maiores e mais disputados jogos, não se ouvirem jogadores ou adeptos a insultarem os árbitros não são suficientemente importantes para serem notícia.

Fico feliz por ter aprendido o que é o Rugby e por ter aprendido a valorizá-lo. No entanto, à medida que o Rugby português vai evoluindo e que a Selecção vai alcançando mais objectivos, apercebo-me de que a pressão aumenta e de que cada vez se exige mais. E, por isso, temo por vezes que a pressão em torno dos resultados coloque alguns destes valores em segundo plano.

Uma vez disseram-me que quanto melhor pessoa um atleta for, mais sucesso terá no seu percurso no desporto. Eu acredito nisso. E espero que os nossos atletas e dirigentes também. Porque, se Portugal não se esquecer dos valores que sustentam esta modalidade e que elevaram o Rugby português até este patamar, tenho a certeza de que continuará a crescer.

Sara Rodrigues da Costa
Sara Rodrigues da Costa
A Sara é apaixonada pela escrita e ligada ao desporto desde sempre. Já praticou futsal. Mais tarde, cruzou-se com o Rugby na sua vida profissional e o bichinho ficou. Gosta de assistir a um bom jogo mas tem especial queda por torneios de Sevens                                                                                                                                                 A Sara não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico..

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Marco Silva projeta duelo entre Benfica e Académico Viseu

Marco Silva realiza, a partir das 13h30, a conferência de imprensa de antevisão ao jogo entre Benfica e Académico de Viseu.

Celta de Vigo contrata Altay Bayindir

Altay Bayindir anunciado no Celta de Vigo. O guarda-redes chega por empréstimo do Manchester United até ao final da temporada.

Everton contrata Christian Norgaard

Christian Norgaard reforça o Everton. O médio-defensivo chega do Arsenal por 8,2 milhões de euros e assina um contrato válido por duas épocas.

Arouca contrata Orest Lebedenko

Orest Lebedenko anunciado no Arouca. O lateral-esquerdo troca o Vitória SC e assina um contrato válido até ao final de junho de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Jorge Messi, o pai de Lionel Messi

Jorge Messi, pai e empresário de Lionel Messi, faleceu esta madrugada, aos 68 anos, no hospital na Argentina.

Wes Burns é reforço do Leicester City

O Leicester anunciou a chegada de Wes Burns para a nova temporada. O extremo de 31 anos assina um contrato até 2029.

Portimonense anuncia a chegada de 11 reforços

O Portimonense anunciou 11 reforços para a equipa principal. O destaque vai para João Mendes, filho de Ronaldinho Gaúcho.