A Negra da Federação

- Advertisement -

cab Snooker

Antes de fazer um breve comentário à final do Ruhr Open, quinto evento da série Euro PTC realizado na Alemanha, não poderia deixar de começar este texto para o Bola na Rede com umas luzes sobre o estado do snooker em Portugal e algumas razões para admirar este desporto.

É incontestável a ideia de que em território lusitano todos querem ver o Pauleta e comer um bom Terra Nostra. Já se sabe que “tuga que é tuga” só quer é ver uma bola a passear pelos pés de 22 jogadores. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aposta totalmente no conforto dos seus jogadores, e mandá-los para hotéis cinco estrelas é uma premissa necessária e óbvia. Enquanto isto acontece, a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) não “precisa” de apostar em técnicos e na sua formação. Não há um único juiz de mesa de snooker em Portugal. Posso pô-lo deste modo: Benfica vs Porto sem árbitros. Isto leva-me a uma questão: como é que um desporto pode evoluir pós-fronteira sem haver as condições necessárias para um jogo “limpo”?

É um cenário bastante infeliz. O número de bons jogadores portugueses ronda “os muitos” e as oportunidades para se testarem face à elite, em Inglaterra, é mínima.

Não percebo o não investimento numa modalidade em que é requerida tanta técnica e concentração. O som de uma respiração mais profunda de um membro do público pode fazer a diferença entre uma ida à final e a possibilidade de ganhar 250 mil libras e a de ganhar 4,6 mil libras. O facto de a bola branca ter restos de giz da tacada anterior, feita pelo adversário, pode levar a que o efeito pretendido pelo outro jogador não serja conseguido, consequentemente levando a bola de cor a saltar para fora da mesa. São pequenos grandes pormenores como estes que me fazem levar para a frente da televisão uma taça de cereais e passar ali horas, a ver e a aprender; a perceber o que se passa na cabeça dos jogadores e a tentar adivinhar a próxima jogada.

Com isto, gostava de ver jogadores nacionais a representarem Portugal na Eurosport, mas, sem um sério investimento, veremos sempre o Ronnie O’Sullivan a mostrar como é que se faz para ser uma lenda.

Foi a primeira vez que a cidade de Mulheim, na Alemanha, viu um campeonato de snooker. Um PTC ganho por Mark Allen. Ding Junhui viu o seu adversário ganhar 4-1 à melhor de 7. O Ruhr Open teve como surpresa o número 75 do ranking, Robbie Williams, chegar às semifinais. O próximo evento é o Kay Suzanne Memorial Cup em Gloucester, Inglaterra, que ocorrerá em Novembro do dia 7 até ao dia 10 .

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense empata a zero na receção ao Felgueiras

Na 16.ª jornada da Segunda Liga, o Portimonense recebeu o Felgueiras num encontro nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a zero.

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.