Publicidade

A Negra da Federação

André Eusébio · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

cab Snooker

Antes de fazer um breve comentário à final do Ruhr Open, quinto evento da série Euro PTC realizado na Alemanha, não poderia deixar de começar este texto para o Bola na Rede com umas luzes sobre o estado do snooker em Portugal e algumas razões para admirar este desporto.

É incontestável a ideia de que em território lusitano todos querem ver o Pauleta e comer um bom Terra Nostra. Já se sabe que “tuga que é tuga” só quer é ver uma bola a passear pelos pés de 22 jogadores. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aposta totalmente no conforto dos seus jogadores, e mandá-los para hotéis cinco estrelas é uma premissa necessária e óbvia. Enquanto isto acontece, a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) não “precisa” de apostar em técnicos e na sua formação. Não há um único juiz de mesa de snooker em Portugal. Posso pô-lo deste modo: Benfica vs Porto sem árbitros. Isto leva-me a uma questão: como é que um desporto pode evoluir pós-fronteira sem haver as condições necessárias para um jogo “limpo”?

É um cenário bastante infeliz. O número de bons jogadores portugueses ronda “os muitos” e as oportunidades para se testarem face à elite, em Inglaterra, é mínima.

Não percebo o não investimento numa modalidade em que é requerida tanta técnica e concentração. O som de uma respiração mais profunda de um membro do público pode fazer a diferença entre uma ida à final e a possibilidade de ganhar 250 mil libras e a de ganhar 4,6 mil libras. O facto de a bola branca ter restos de giz da tacada anterior, feita pelo adversário, pode levar a que o efeito pretendido pelo outro jogador não serja conseguido, consequentemente levando a bola de cor a saltar para fora da mesa. São pequenos grandes pormenores como estes que me fazem levar para a frente da televisão uma taça de cereais e passar ali horas, a ver e a aprender; a perceber o que se passa na cabeça dos jogadores e a tentar adivinhar a próxima jogada.

Com isto, gostava de ver jogadores nacionais a representarem Portugal na Eurosport, mas, sem um sério investimento, veremos sempre o Ronnie O’Sullivan a mostrar como é que se faz para ser uma lenda.

Foi a primeira vez que a cidade de Mulheim, na Alemanha, viu um campeonato de snooker. Um PTC ganho por Mark Allen. Ding Junhui viu o seu adversário ganhar 4-1 à melhor de 7. O Ruhr Open teve como surpresa o número 75 do ranking, Robbie Williams, chegar às semifinais. O próximo evento é o Kay Suzanne Memorial Cup em Gloucester, Inglaterra, que ocorrerá em Novembro do dia 7 até ao dia 10 .

André Eusébio

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

GP Estados Unidos: Kimi Antonelli a dois pontos do título

A CORRIDA: AINDA NÃO FOI DESTA, MAS KIMI ANTONELLI FEZ TUDO O QUE LHE COMPETIA NO FIM DE SEMANA DE AUSTIN Kimi Antonelli venceu este domingo o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, com o título a ser apenas uma formalidade à espera de acontecer, que será provavelmente na ronda seguinte, no México, onde um nono lugar chega para assegurar o cetro.

Bernardo Figueiredo · 2 min de leitura
Ler a crónica
Benfica

O Açor não tem medo da Águia | Santa Clara x Benfica

«A nós compete-nos olhar para nós. Não é agradável olhar para a classificação. Quem não gostar de olhar, não olhe, e quem não sentir nada pode olhar.» Foi assim, lacónico, que Marco Silva abordou a já histórica sequência do FC Porto, de começar o campeonato com nove vitórias consecutivas. O Benfica está bem e recomenda-se, como ficou patente pela segunda parte feita em Nicósia na quinta-feira passada, mas entra, à condição, a oito pontos dos Dragões, no difícil desafio desta segunda-feira. «Já disse aos jogadores que temos de olhar para nós e ganhar os nossos jogos. A partir do momento em que preparámos a temporada, não previmos estar à frente ou atrás, sabendo que iríamos jogar muitas vezes depois dos nossos adversários, porque, competindo na Liga Europa, sabemos que isso vai acontecer. Não adianta gastar energia naquilo que não controlamos.» E, realmente, o Benfica tem feito a sua parte. Os recordes ofensivos sucedem-se e obrigam às comparações com Jesus e Eriksson, a estatística aproximando a actual equipa de outras, das que conseguiram conciliar nota artística e troféus. E, à boa maneira dos dois referidos, é na crista da onda que Marco Silva aproveita para dar ar do seu perfeccionismo e exigência - ainda mais impressionantes que as dinâmicas de futebol associativo: «Também gosto de sofrer poucos golos. Gosto de incutir nos jogadores a ideia de que não há ninguém que consiga atacar bem sem ter a capacidade de não sofrer golos. Fiquei muito satisfeito com o resultado frente ao Omonia, mas furioso com o golo sofrido. Quando recuamos tantos anos na história de um clube da dimensão do Benfica, que habitualmente é dominador e que teve grandes jogadores com grande capacidade ofensiva, é sinal de que estamos a fazer as coisas bem. Sempre foi meu objetivo que as pessoas sentissem que é o Benfica que está a jogar, independentemente de não sermos perfeitos, porque estamos muito longe disso. Sou o primeiro a dizer que há um caminho muito grande para percorrermos em todos os aspetos daquilo que queremos para o Benfica, mas estou satisfeito com a abertura e a abordagem dos jogadores, que querem sempre melhorar.»

Pedro Cantoneiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.