A Negra da Federação

cab Snooker

Antes de fazer um breve comentário à final do Ruhr Open, quinto evento da série Euro PTC realizado na Alemanha, não poderia deixar de começar este texto para o Bola na Rede com umas luzes sobre o estado do snooker em Portugal e algumas razões para admirar este desporto.

É incontestável a ideia de que em território lusitano todos querem ver o Pauleta e comer um bom Terra Nostra. Já se sabe que “tuga que é tuga” só quer é ver uma bola a passear pelos pés de 22 jogadores. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aposta totalmente no conforto dos seus jogadores, e mandá-los para hotéis cinco estrelas é uma premissa necessária e óbvia. Enquanto isto acontece, a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) não “precisa” de apostar em técnicos e na sua formação. Não há um único juiz de mesa de snooker em Portugal. Posso pô-lo deste modo: Benfica vs Porto sem árbitros. Isto leva-me a uma questão: como é que um desporto pode evoluir pós-fronteira sem haver as condições necessárias para um jogo “limpo”?

É um cenário bastante infeliz. O número de bons jogadores portugueses ronda “os muitos” e as oportunidades para se testarem face à elite, em Inglaterra, é mínima.

Não percebo o não investimento numa modalidade em que é requerida tanta técnica e concentração. O som de uma respiração mais profunda de um membro do público pode fazer a diferença entre uma ida à final e a possibilidade de ganhar 250 mil libras e a de ganhar 4,6 mil libras. O facto de a bola branca ter restos de giz da tacada anterior, feita pelo adversário, pode levar a que o efeito pretendido pelo outro jogador não serja conseguido, consequentemente levando a bola de cor a saltar para fora da mesa. São pequenos grandes pormenores como estes que me fazem levar para a frente da televisão uma taça de cereais e passar ali horas, a ver e a aprender; a perceber o que se passa na cabeça dos jogadores e a tentar adivinhar a próxima jogada.

Com isto, gostava de ver jogadores nacionais a representarem Portugal na Eurosport, mas, sem um sério investimento, veremos sempre o Ronnie O’Sullivan a mostrar como é que se faz para ser uma lenda.

Foi a primeira vez que a cidade de Mulheim, na Alemanha, viu um campeonato de snooker. Um PTC ganho por Mark Allen. Ding Junhui viu o seu adversário ganhar 4-1 à melhor de 7. O Ruhr Open teve como surpresa o número 75 do ranking, Robbie Williams, chegar às semifinais. O próximo evento é o Kay Suzanne Memorial Cup em Gloucester, Inglaterra, que ocorrerá em Novembro do dia 7 até ao dia 10 .

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus define posição para reforçar no Al Nassr

Jorge Jesus já se encontra a trabalhar no Al Nassr. O conjunto saudita pretende reforçar a lateral neste mercado de transferências.

FC Porto atento a jovem lateral do Flamengo

O FC Porto está ativo no mercado de verão. Dragões demonstram interesse em Daniel Sales, lateral que atua no Flamengo.

Real Bétis em negociações avançadas por antigo alvo do Benfica

O Real Bétis está em negociações adiantadas para garantir Valentín Gómez, jogador que já foi associado ao Benfica.

Manchester United quer contratar novo avançado depois de investir 156 milhões de euros em Matheus Cunha e Bryan Mbeumo

O Manchester United quer reforçar a ataque para a próxima época. Red Devils já oficializaram Matheus Cunha e fecharam Bryan Mbeumo.

PUB

Mais Artigos Populares

Adeus a Richard Ríos? AS Roma fecha médio por 25 milhões de euros

A AS Roma garantiu a contratação de Neil El Aynaoui ao Lens por pacote de 25 milhões de euros. Opção Richard Ríos pode assim cair.

Atenção, Sporting: Luis Suárez está a treinar à parte no Almería

Luis Suárez está a ser desejado pelo Sporting. O avançado encontra-se a treinar à parte no Almería, emblema da La Liga 2.

Atenção: Ruben Amorim recebe avançado por pacote de 82 milhões de euros

O Manchester United garantiu a contratação de Bryan Mbeumo ao Brentford. Red Devils acordam pacote de 82 milhões de euros.