Brazilian Storm responsável pela eliminação de todos os surfistas portugueses

O dia número dois começou com algum mau tempo e com uma ondulação fraca, porém, isso não foi um obstáculo para que os surfistas mostrassem a sua habilidade nas ondas de Peniche. Assim, houve uma segunda hipótese para aqueles que não tinham arranjado um bilhete para a Round of 32 conseguissem ainda apanhar o barco penicheiro que os levasse para a próxima ronda. 

UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE APROVEITADA PELOS PORTUGUESES

O primeiro heat começou com logo um português em disputa por um lugar. Miguel Blanco foi o primeiro a entrar em água no dia dois do Pro Portugal e esteve muito bem ao conseguir a tal qualificação que lhe tinha escapado no primeiro dia de competição. A segunda e a sétima ondas foram as suas melhores, e mais do que suficientes para ficar em segundo lugar – com um total de 9.87 – e passar no seu heat juntamente com o australiano Owen Wright, que foi líder com 10.96.

Frederico Morais foi o segundo português, e o último na Elimination Round, a mostrar que queria mais na prova do seu país e fê-lo da melhor maneira. “Kikas”, como é conhecido no mundo do Surf, conseguiu apenas na última onda (7.43) a possibilidade de prosseguir ainda em prova. Quem passou também com o português do seu heat foi o brasileiro Jesse Mendes, que fez um total de 12.76. É questão de dizer que foi na última que o português se safou, mas foi com muito estilo.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Foi uma questão de aproveitar a segunda oportunidade e foi o que Miguel Blanco e Frederico Morais fizeram. Os dois surfistas juntavam-se a Vasco Ribeiro, que já tinha assegurado um lugar no primeiro dia com um segundo lugar no seu heat. Portugal contava assim com três surfistas na Round of 32, algo que foi aplaudido pelos muitos que viam do areal a competição. Os portugueses só não acreditavam naquilo que aconteceria durante a tarde… Depois de uma manhã perfeita para as cores lusas, com o passar das horas, o pior cenário acabou por se vir a confirmar.

A BRAZILIAN STORM VOOU MAIS ALTO E DEITOU A ARMADA LUSA POR TERRA

Com o entardecer, o sol resolveu dar um ar da sua graça e abrilhantar o Round of 32 que se iniciava. No areal da praia de Supertubos, a ansiedade de ver os representantes portugueses na água era grande. Vasco Ribeiro foi o primeiro dos três a entrar em cena. Num duelo contra o atual número dois do mundo, Filipe Toledo, o português ainda se agigantou durante a primeira metade do heat e manteve a disputa em aberto, no entanto, o brasileiro acabou por elevar o nível e com os seus 14.60 pontos levar de vencido o representante luso que fez apenas 10.10 pontos.

Seguiu-se um duelo de campeões, Miguel Blanco, atual campeão nacional, mediu forças com Gabriel Medina, campeão mundial e atual líder do ranking. Com um inicio de bateria promissor, o português ainda conseguiu colocar o canarinho em sentido, mas, tal como aconteceu com o seu compatriota Filipe Toledo, também Gabriel Medina viu a sua aposta nas manobras aéreas dar frutos e carimbou assim a passagem à próxima fase da competição.

A última esperança dos portugueses recaía sobre Frederico Morais, o último dos três a entrar em prova. Depois de ser responsável pela eliminação de Ítalo Ferreira na prova brasileira, os seus destinos voltaram a cruzar-se. Se inicialmente Kikas ainda conseguiu impor o seu surf e liderar o heat, a partir do momento em que Italo começou a voar, os papéis inverteram-se. Graças a dois aéreos, o brasileiro acabou por deixar Frederico em combinação e acabar assim com as esperanças dos portugueses.

Esta foi uma ronda com poucas surpresas. Dos surfistas pertencentes ao top 10, apenas Jeremy Flores, Owen Wright e Julian Wilson foram eliminados. De destacar ainda a prestação dos surfistas brasileiros que aproveitaram bem as rampas de Peniche para carimbar o acesso à próxima ronda da competição. 

O próximo call está agendado para amanhã às sete e meia da manhã.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo de Opinião de Beatriz Marques e João Pedro Barbosa

Artigo revisto por Joana Mendes

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid luta com PSG e já tem acordo com uma das maiores promessas

O Real Madrid quer fechar a contratação de Franco Mastantuono. Merengues já têm acordo com a promessa argentina.

Brasileirão: António Oliveira despedido do Sport Recife

O Sport Recife oficializou esta quarta-feira a saída de António Oliveira do comando técnico. Português despedido.

Alemanha x Portugal já tem hora prevista para arrancar

O Alemanha x Portugal vai começar a rolar às 20h10. Seleções lutam por um lugar na final da Liga das Nações.

Ex-Lazio defende Sérgio Conceição: «Penso que merecia mais tempo [no AC Milan]»

Sérgio Conceição foi despedido pelo AC Milan no final da temporada. Néstor Sensini, ex-Lazio, contra a decisão tomada.

PUB

Mais Artigos Populares

Lourenço Henriques sobre Portugal no Euro Sub-21: «Vamos fazer um grande Europeu»

Portugal vai participar este verão no Euro Sub-21. Lourenço Henriques foi o porta voz da Seleção Nacional na última conferência de imprensa.

Pizzi está de regresso a Portugal para reforçar Estoril Praia

O Estoril Praia anunciou esta quarta-feira a contratação de Pizzi. Médio de 35 anos assinou por duas temporadas.

Portugal volta a vencer a Noruega num jogo de preparação para o Mundial Feminino de Futsal

Portugal voltou a levar de vencida a Noruega num encontro de preparação. Seleção de futsal feminino prepara Mundial.