📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma interferência ridícula

- Advertisement -

cab Surf

Hoje vou falar de um acontecimento no mínimo estranho. Como sabem, na semana passada realizou-se o primeiro evento do circuito mundial na Austrália, o Quiksilver Pro Gold Coast, que foi ganho pelo jovem brasileiro Gabirel Medina. Nessa mesma prova aconteceu uma situação caricata, mas já lá vamos. Como em tudo na vida, existem regras para que haja justiça e se alcancem melhores resultados. Pois bem, o surf não é excepção. Entre inúmeras regras, há uma que começa a causar alguma polémica. Para ser mais explícito, essa regra consiste em que um surfista tenha prioridade em relação ao outro, sendo que essa prioridade está sempre a mudar conforme os surfistas vão apanhando ondas. Ou seja, o surfista que está à espera há mais tempo no pico é quem tem prioridade.

Por exemplo, estão dois surfistas dentro de água: se o surfista A apanhar uma onda, o surfista B passa a ter prioridade até apanhar uma onda, pois é o que está à espera há mais tempo. Quando o surfista B apanhar uma onda, a prioridade passa para o surfista A, pois agora é este que está à espera há mais tempo. Ainda assim, o surfista sem prioridade pode apanhar ondas à vontade, desde que não apanhe a onda que o surfista com prioridade está a apanhar. Complementando esta regra há surfistas que quando têm prioridade têm o bom senso de deixar o surfista que está mais perto do pico apanhar a onda. Mas bem, esta regra serve para o free surf em qualquer lugar do mundo como também para a competição, sendo que em competição se esta regra for quebrada há uma punição para o surfista que a quebrou. E foi aqui que aconteceu o improvável.

Jeremy Flores na primeira manobra antes do impacto com Adriano de Sousa Fonte: Grindtv.com/
Jeremy Flores na primeira manobra antes do impacto com Adriano de Sousa
Fonte: Grindtv.com

No heat 8 do round 3 disputado entre Jeremy Flores e Adriano “Mineirinho” de Sousa, Jeremy “roubou” uma onda ao surfista brasileiro, ou seja: Adriano de Sousa era quem tinha prioridade, mas quem foi na onda foi o surfista francês. Mas o que é facto é que Jeremy Flores estava mais no outside e mais perto do pico, enquanto Adriano se encontrava no inside, mais longe do pico. E ainda acrescentando a isto, Jeremy Flores ainda teve tempo de fazer uma manobra e, quando se ia preparar para a segunda, o surfista brasilerio chocou contra ele, ao tentar entrar na mesma onda. Pondo todas as cartas na mesa: primeiro, Adriano de Sousa tinha prioridade; segundo, quem estava mais do outside era Jeremy Flores; e terceiro, Adriano tentou apanhar a onda que o surfista francês já tinha apanhado no pico e estava a surfar. Portanto podemos constatar aqui três factos. Se o surfista brasileiro tivesse um pouco de bom senso, não teria apanhado a onda do francês, apesar da prioridade.

Momento do choque entre os dois surfistas. Fonte: Oglobo.globo.com/
Momento do choque entre os dois surfistas.
Fonte: Oglobo.globo.com

Mas a realidade é que isto é um jogo e cada um usa os seus trunfos e vantagens para poder ganhar. Conclusão da história: o surfista francês foi punido, perdendo assim uma das suas duas melhores notas e acabando o heat com um score de 5.33 pontos em 20 possíveis. Adriano de Sousa venceu com um score total de 14 pontos. No fim, Jeremy Flores frisou ainda numa entrevista que Mineirinho teve uma atitude ridícula e de anti desportivismo por ter apanhado a onda em que ele já estava.

Jóni Matos
Jóni Matos
O Jóni é um jovem surfista que começou a praticar surf há 5 anos e, desde então, nunca mais parou. Mesmo quando as ondas estão pequenas, a "pica" é tanta que acaba sempre por entrar só para colocar a "prancha no pé".                                                                                                                                                 O Jóni não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Nápoles: eis os onzes prováveis de mais um jogo na Champions League

O Benfica enfrenta esta noite o Nápoles na sexta jornada da Champions League. Fica com os onzes prováveis.

Rui Borges aborda bolas paradas: «Claramente frustrado por causa disso»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.

Rui Borges explica decisão de não utilizar Gonçalo Inácio: «Achei que era um risco enorme pô-lo em jogo»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.

Rui Borges explicou irritação durante o Bayern Munique x Sporting

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Ronald Araújo viaja até Israel à procura de paz interior e pausa competitiva e desfalca Barcelona

Ronald Araújo, defesa do Barcelona, afasta-se temporariamente dos relvados para recuperar mentalmente, após o impacto provocado pela expulsão na Champions League.

Agente de Benjamin Sesko revela conversa com o jogador e elogia Ruben Amorim: «Ele tem a sua própria visão e sabe como levar o...

Elvis Basanovic, agente de Benjamin Sesko, garante que o avançado não tem dúvidas sobre a escolha pelo Manchester United e destaca o perfil humano e profissional de Ruben Amorim.

Artur Jorge elogia o trabalho de Filipe Luís no Flamengo: «É um treinador que eu aprecio»

Artur Jorge relembra a sua curta experiência na Taça Intercontinental, aponta o descanso como o principal trunfo do Flamengo e destaca a competência de Filipe Luís no comando do campeão do Brasileirão e da Libertadores.