Uma interferência ridícula

- Advertisement -

cab Surf

Hoje vou falar de um acontecimento no mínimo estranho. Como sabem, na semana passada realizou-se o primeiro evento do circuito mundial na Austrália, o Quiksilver Pro Gold Coast, que foi ganho pelo jovem brasileiro Gabirel Medina. Nessa mesma prova aconteceu uma situação caricata, mas já lá vamos. Como em tudo na vida, existem regras para que haja justiça e se alcancem melhores resultados. Pois bem, o surf não é excepção. Entre inúmeras regras, há uma que começa a causar alguma polémica. Para ser mais explícito, essa regra consiste em que um surfista tenha prioridade em relação ao outro, sendo que essa prioridade está sempre a mudar conforme os surfistas vão apanhando ondas. Ou seja, o surfista que está à espera há mais tempo no pico é quem tem prioridade.

Por exemplo, estão dois surfistas dentro de água: se o surfista A apanhar uma onda, o surfista B passa a ter prioridade até apanhar uma onda, pois é o que está à espera há mais tempo. Quando o surfista B apanhar uma onda, a prioridade passa para o surfista A, pois agora é este que está à espera há mais tempo. Ainda assim, o surfista sem prioridade pode apanhar ondas à vontade, desde que não apanhe a onda que o surfista com prioridade está a apanhar. Complementando esta regra há surfistas que quando têm prioridade têm o bom senso de deixar o surfista que está mais perto do pico apanhar a onda. Mas bem, esta regra serve para o free surf em qualquer lugar do mundo como também para a competição, sendo que em competição se esta regra for quebrada há uma punição para o surfista que a quebrou. E foi aqui que aconteceu o improvável.

Jeremy Flores na primeira manobra antes do impacto com Adriano de Sousa Fonte: Grindtv.com/
Jeremy Flores na primeira manobra antes do impacto com Adriano de Sousa
Fonte: Grindtv.com

No heat 8 do round 3 disputado entre Jeremy Flores e Adriano “Mineirinho” de Sousa, Jeremy “roubou” uma onda ao surfista brasileiro, ou seja: Adriano de Sousa era quem tinha prioridade, mas quem foi na onda foi o surfista francês. Mas o que é facto é que Jeremy Flores estava mais no outside e mais perto do pico, enquanto Adriano se encontrava no inside, mais longe do pico. E ainda acrescentando a isto, Jeremy Flores ainda teve tempo de fazer uma manobra e, quando se ia preparar para a segunda, o surfista brasilerio chocou contra ele, ao tentar entrar na mesma onda. Pondo todas as cartas na mesa: primeiro, Adriano de Sousa tinha prioridade; segundo, quem estava mais do outside era Jeremy Flores; e terceiro, Adriano tentou apanhar a onda que o surfista francês já tinha apanhado no pico e estava a surfar. Portanto podemos constatar aqui três factos. Se o surfista brasileiro tivesse um pouco de bom senso, não teria apanhado a onda do francês, apesar da prioridade.

Momento do choque entre os dois surfistas. Fonte: Oglobo.globo.com/
Momento do choque entre os dois surfistas.
Fonte: Oglobo.globo.com

Mas a realidade é que isto é um jogo e cada um usa os seus trunfos e vantagens para poder ganhar. Conclusão da história: o surfista francês foi punido, perdendo assim uma das suas duas melhores notas e acabando o heat com um score de 5.33 pontos em 20 possíveis. Adriano de Sousa venceu com um score total de 14 pontos. No fim, Jeremy Flores frisou ainda numa entrevista que Mineirinho teve uma atitude ridícula e de anti desportivismo por ter apanhado a onda em que ele já estava.

Jóni Matos
Jóni Matos
O Jóni é um jovem surfista que começou a praticar surf há 5 anos e, desde então, nunca mais parou. Mesmo quando as ondas estão pequenas, a "pica" é tanta que acaba sempre por entrar só para colocar a "prancha no pé".                                                                                                                                                 O Jóni não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas faz balanço à temporada: «Nada está ganho. Continuaremos a disputar tudo, contra tudo e contra todos»

Num artigo de opinião publicado na revista Dragões, André Villas-Boas analisou a primeira metade da temporada 2025/26 do FC Porto.

Real Madrid vence com golo nos descontos depois da maldição de Trubin e regressa às vitórias

O Real Madrid teve de sofrer muito para bater o Rayo Vallecano. Vitória surgiu com um penálti no período de compensação.

Matheus Reis perto de deixar o Sporting e com destino definido

Matheus Reis está muito próximo da saída do Sporting. Defesa perto de rumar à Rússia para representar o CSKA Moscovo.

FC Porto em negociações com clubes da MLS para vender jogador

O FC Porto e clubes da MLS estão em conversas por Stephen Eustáquio. Médio pode perder espaço com a chegada de Seko Fofana.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto rejeitou proposta do Atlético Madrid por titular e recusa vendas importantes em janeiro

O Atlético Madrid tentou contratar Gabri Veiga nas últimas horas. O FC Porto rejeitou vender o jogador devido à sua importância.

Francesco Farioli alerta para mês de fevereiro com menos jogos no FC Porto: «Haverá uma diferença nas rotinas»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Francesco Farioli faz revelação sobre o mercado do FC Porto: «Há coisas a acontecer nos bastidores e provavelmente haverá mais uma entrada e uma...

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.