A época de Frederico Silva

- Advertisement -

Frederico Silva concluiu mais uma temporada tenística subindo 300 lugares no ranking mundial masculino. Aquela que é a maior esperança do ténis nacional subiu mais uns degraus de forma consistente, sem “embandeirar em arco” e dando mostras de que as Caldas da Raínha continuam a ter estofo para o seu crescimento.

O jovem tenista das Caldas da Raínha disputou 148 encontros, jogando 99 em singulares e 49 em pares e conseguindo jogar seis finais onde saiu como segundo classificado e duas vitórias. De referir ainda que em eventos Future Frederico Silva perdeu apenas duas vezes na ronda inaugural.

Com 19 anos, Frederico Silva é já o quarto melhor português no ranking mundial, a cinco anos de Gastão Elias (segundo melhor português), a seis de João Sousa (melhor português) e a onze anos de Rui Machado (terceiro melhor português). Face a estes dados pede-se um futuro brilhante ao pupilo de Pedro Felner, mas “nem tudo são rosas”.

Frederico Silva atravessa a fase da transição a 100% para tenista sénior e profissional e este ano demonstrou já ter estofo para tal, disputando torneios séniores em todo o mundo, alguns da categoria Challenger (o equivalente à segunda divisão) com resultados surpreendentes neste nível. É importante manter os pés assentes na terra e seguir a mesma linha desta temporada.

As Caldas da Rainha, campeãs nacionais por equipas em masculinos e femininos, continuam assim a provar ser a casa ideal para Frederico Silva, que, sob a direcção técnica de Pedro Felner, volta a provar que muitas das vezes o pecado capital é deixar o treinador com quem se nasceu para a modalidade. Frederico Silva é um produto de Pedro Felner e não há melhor do que o técnico caldense para o acompanhar até uma fase de grande maturidade profissional.

Certa vez, um amigo ligado a outra área de negócio disse-me que muitas das vezes o erro é deixarem cedo de mais quem “os criou”, e no ténis – no desporto em geral – a história é a mesma.

Muitos atletas deixam os técnicos que os “criaram” e que os levaram ao profissionalismo, obtendo depois dessa quebra de ligação maus resultados e voltando muitas das vezes com a palavra atrás. Frederico Silva parece estar a gerir bem a sua carreira, mantendo-se fiel às suas origens, treinando-se com os mesmos técnicos – embora fazendo algumas experiências no estrangeiro de forma a obter outras vivências, mas sabendo que as Caldas da Raínha continuam a ser a sua casa.

Sem tirar mérito a todos os que triunfaram recorrendo ao estrangeiro, e seja um tenista, um músico ou outra qualquer pessoa, os que triunfam “made in” Portugal têm mais mérito do que os que triunfam recorrendo ao estrangeiro, isto porque, por norma, triunfar cá dentro exige sempre o dobro do esforço.

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tem nome de sucesso com Francesco Farioli referenciado para reforçar o plantel em janeiro

O FC Porto tem uma shortlist definida para o ataque. Entre as opções do clube está o nome de Terem Moffi, avançado do Nice.

Besiktas aciona cláusula de compra de Tammy Abraham antes de o enviar para o Aston Villa

Tammy Abraham está perto de assinar pelo Aston Villa, mas antes disso o Besiktas acionou a cláusula de compra de 13 milhões de euros.

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

Ivan Baptista revolta-se com relvado: «É triste para o futebol feminino. Tínhamos a guarda-redes dentro de um lago»

O Benfica goleou o Racing Power na Primeira Liga Feminina. Ivan Baptista deixou críticas ao relvado do Complexo Municipal de Setúbal.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.