A história do Estoril Open até ao momento | Ténis

    modalidades cabeçalho

    Antes do começo da edição deste ano do Estoril Open, foi anunciado o calendário da ATP do próximo ano, cujo calendário não incluía o Estoril Open pela primeira vez desde a sua existência – apesar de não ter sido realizado em 2020 por causa da pandemia da COVID-19, estava estipulado que seria realizado. Um notícia que abalou os fãs portugueses da modalidade.

    O Estoril Open é o torneio de ténis mais privilegiado de Portugal e é considerado por muitos tenistas, como Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas, um dos melhores torneios da categoria ATP 250 do calendário.

    Por isso, caro leitor, vamos fazer o resumo de todas as edições realizadas da vertente masculina singular do Estoril Open desde 2015 até ao momento. O Portugal Open, o torneio que antecede ao Estoril Open, não vai estar incluído na lista.

    2015 | RICHARD GASQUET FOI O PRIMEIRO VENCEDOR

    A primeira edição do Estoril Open foi conquistada pelo tenista francês Richard Gasquet que derrotou o tenista australiano Nick Kyrgios na final por 6-3 e 6-2. No percurso até à final da competição, Gasquet derrotou Marinko Matosevic, Kenny de Schepper, Nicolás Almagro e Guillermo Garcia Lopez.

    Os dois principais cabeças-de-série da prova eram o tenista espanhol Feliciano López e o tenista da África do Sul Kevin Anderson, sendo que ambos os tenistas foram eliminados na primeira ronda por Robin Haase e Guillermo Garcia Lopez, respectivamente.

    Os quatro tenistas portugueses que participaram no quadro principal foram Frederico Ferreira Silva, Gastão Elias, João Sousa e Rui Machado, e apenas o último chegou à segunda ronda do torneio, onde foi eliminado por Borna Coric, depois de ter eliminado João Sousa num duelo de portugueses.

    2016 | NICOLÁS ALMAGRO CONSEGUIU O ÚLTIMO TÍTULO DA CARREIRA

    O tenista espanhol experiente Nicolás Almagro venceu o último título na categoria ATP na segunda edição do Estoril Open, depois de ter derrotado Pablo Carreño Busta na final por 6-7 (6); 7-6 (5); e 6-3. Para chegar à final, Almagro eliminou Frederico Ferreira Silva, João Sousa, Leonardo Mayer e Nick Kyrgios.

    Os dois principais cabeças-de-série foram Gilles Simon e Nick Kyrgios, que foram eliminados nos quartos de final e nas meias-finais, respectivamente.

    Os quatro tenistas portugueses que participaram na segunda edição da competição foram João Sousa, Gastão Elias, Pedro Sousa e Frederico Ferreira Silva. João Sousa tinha o estatuto de quarto cabeça-de-série, mas acabou por ser eliminado na segunda ronda pelo eventual vencedor do torneio.

    2017 | PABLO CARREÑO BUSTA CONSEGUIU NA SEGUNDA TENTATIVA

    Pablo Carreño Busta conseguiu a vingança do ano anterior e venceu a terceira edição do Estoril, após derrotar Gilles Muller por 6-2 e 7-6 (5). Pelo caminho, o tenista espanhol derrotou Tommy Robredo, Nicolás Almagro e David Ferrer.

    Os dois principais cabeças-de-série da prova foram Pablo Carreño Busta, que venceu o torneio, e Richard Gasquet, que foi eliminado na terceira ronda pelo Kevin Anderson.

    Os cinco tenistas portugueses que participaram foram Gastão Elias, João Sousa, Frederico Ferreira Silva, Pedro Sousa e João Domingues – João Sousa foi eliminado na primeira ronda apesar de ser o sexto cabeça-de-série; e os restantes na segunda ronda da competiçã, com destaque para a vitória de João Domingues, que tinha garantido a entrada no quadro principal através da qualificação, sobre Kevin Edmund, sétimos cabeça-de-série.

    2018 | JOÃO SOUSA TORNOU-SE NO CONQUISTADOR

    Primeira vez na história da competição, um tenista português venceu o Estoril Open.Na quarta edição da prova, João Sousa, que no ano anterior tinha sido eliminado na primeira ronda, conquistou o torneio, após derrotar Francis Tiafoe na final por um duplo 6-4. Até à final, João Sousa eliminou Daniil Medvedev, Pedro Sousa, Kevin Edmund e Stefanos Tsitsipas. Um trajeto muito sofrido.

    Os primeiros dois cabeças-de-série foram Kevin Anderson e Pablo Carreño Busta, que foram eliminados na segunda ronda e nas meias-finais, respectivamente.

    Os cinco tenistas portugueses que participaram no ano anterior voltaram a marcar presença no quadro principal de 2018. João Sousa venceu a competição, enquanto Pedro Sousa foi eliminado na segunda ronda e Frederico Ferreira Silva, João Domingues e Gastão Elias foram eliminados na primeira ronda.

    2019 | STEFANOS TSITSIPAS MOSTRA SERVIÇO

    A última edição antes da pandemia da COVID-19 foi conquistada por Stefanos Tsitsipas, que derrotou na final Pablo Cuevas por 6-3 e 7-6 (4). Antes de ter chegado ao derradeiro jogo, Tsitsipas derrotou Guido Andreozzi, João Domingues e David Goffin.

    Os primeiros dois cabeças-de-série foram Stefanos Tsitsipas, que venceu a prova, e Fabio Fognini, que desistiu do torneio antes do início dos jogos da quadra principal.

    Os tenistas portugueses que jogaram foram João Sousa, João Domingues e Pedro Sousa. A defesa do título de João Sousa terminou na segunda ronda, enquanto João Domingues foi eliminado nos quartos-de-final e Pedro Sousa perdeu na primeira ronda.

    2021 | ALBERT RAMOS REFORÇOU HEGEMONIA ESPANHOLA NA COMPETIÇÃO

    A primeira edição após o início da COVID-19 foi conquistada por Albert Ramos, que derrotou Cameron Norrie por 4-6; 6-3; e 7-6 (3). O tenista espanhol derrotou Fernando Verdasco, Pierre Hugues Herbert, Corentin Moutet e Alejandro Davidovich Fokina para chegar à final da competição.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Denis Shapovalov, que foi eliminado logo na segunda ronda por Corentin Moutet, e Cristian Garin, que foi eliminado na terceira ronda por Cameron Norrie.

    Os tenistas portugueses nesse ano foram João Sousa, que foi eliminado na primeira ronda por Norrie, e Nuno Borges, que venceu Jordan Thompson na primeira ronda e foi eliminado de seguida por Marin Cilic.

    2022 | SEBASTIAN BÁEZ NÃO DEIXOU FRANCIS TIAFOE SER FELIZ NA SEGUNDA TENTATIVA

    Sebastian Báez conquistou a edição de 2022 do Estoril Open, após ter derrotado Francis Tiafoe, que voltou a perder na final, por 6-3 e 6-2. Até chegar à final, o tenista argentino derrotou João Sousa, Marin Cilic, Richard Gasquet e Albert Ramos.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Félix Auger Aliassime, que foi eliminado na terceira ronda por Corentin Moutet, e Diego Schwartzman, que desistiu da prova.

    Os tenistas portugueses nesse ano foram, novamente, Nuno Borges, que foi eliminado por Tiafoe na segunda ronda, e João Sousa, que perdeu na primeira ronda para o eventual vencedor do torneio.

    2023 | CASPER RUUD REFORÇOU ESTATUTO DE REI DO ATP 250

    Casper Ruud voltou a fazer das suas e venceu mais um torneio da categoria ATP 250 no ano passado em Estoril. O tenista da Noruega derrotou Miomir Kecmanovic no derradeiro jogo por 6-2 e 7-6 (3). Para chegar ao último jogo, Ruud derrotou João Sousa, Sebastian Báez e Quentin Halys.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Casper Ruud, que venceu o torneio, e Hubert Hurkacz, que foi eliminado logo na segunda ronda por Bernabe Zapata Miralles.

    No ano passado, houve quatro tenistas de Portugal, sendo eles João Sousa, Nuno Borges, Pedro Sousa e Henrique Rocha, naquela que foi a última participação neste torneio para Pedro Sousa. Apenas João Sousa chegou ao segundo jogo, onde perdeu para o eventual vencedor.

    2024 | HUBERT HURKACZ CONQUISTOU PELA PRIMEIRA VEZ UM TORNEIO EM TERRA BATIDA

    A mais recente edição do torneio foi vencida por Hubert Hurkacz que venceu o seu primeiro torneio em terra batida, após ter derrotado Pedro Martínez na final por 6-3 e 6-4. O percurso do tenista polaco até à final consistiu em derrotar Jan Choinski, Pablo Llamas Ruiz e Cristian Garin.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Casper Ruud, que foi eliminado nas meias-finais por Pedro Martínez, e Hubert Hurkacz, que venceu a prova. Quase aconteceu uma final entre os primeiros dois cabeças-de-série na história do Estoril Open.

    Os tenistas portugueses que participaram na quadra principal deste ano foram João Sousa, Nuno Borges, Jaime Faria e Henrique Rocha, naquela que foi a despedida de João Sousa da modalidade. Apenas Nuno Borges ultrapassou a primeira ronda, sendo que foi eliminado nos quartos-de-final por Cristian Garin.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    Salvio rendido a Jorge Jesus: «Se for para o Brasil, não tenho dúvidas de que vão voltar a ser muito fortes»

    Eduardo Salvio está atualmente no Lanús, da Argentina. Antigo extremo do Benfica falou sobre Jorge Jesus na Seleção do Brasil.

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.

    Milos Kerkez é um antigo alvo do Benfica e tem 3 gigantes europeus interessados

    Milos Kerkez chamou à atenção. Lateral-esquerdo do Bournemouth conta com interesse de três gigantes do futebol europeu.

    Sporting e o passaporte para o Jamor confirmado

    Não foi uma noite épica, mas também nem precisava de o ser. Em Paços de Ferreira, casa emprestada do Rio Ave, o Sporting tratou de carimbar o passaporte para o Jamor.