A história do Estoril Open até ao momento | Ténis

    modalidades cabeçalho

    Antes do começo da edição deste ano do Estoril Open, foi anunciado o calendário da ATP do próximo ano, cujo calendário não incluía o Estoril Open pela primeira vez desde a sua existência – apesar de não ter sido realizado em 2020 por causa da pandemia da COVID-19, estava estipulado que seria realizado. Um notícia que abalou os fãs portugueses da modalidade.

    O Estoril Open é o torneio de ténis mais privilegiado de Portugal e é considerado por muitos tenistas, como Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas, um dos melhores torneios da categoria ATP 250 do calendário.

    Por isso, caro leitor, vamos fazer o resumo de todas as edições realizadas da vertente masculina singular do Estoril Open desde 2015 até ao momento. O Portugal Open, o torneio que antecede ao Estoril Open, não vai estar incluído na lista.

    2015 | RICHARD GASQUET FOI O PRIMEIRO VENCEDOR

    A primeira edição do Estoril Open foi conquistada pelo tenista francês Richard Gasquet que derrotou o tenista australiano Nick Kyrgios na final por 6-3 e 6-2. No percurso até à final da competição, Gasquet derrotou Marinko Matosevic, Kenny de Schepper, Nicolás Almagro e Guillermo Garcia Lopez.

    Os dois principais cabeças-de-série da prova eram o tenista espanhol Feliciano López e o tenista da África do Sul Kevin Anderson, sendo que ambos os tenistas foram eliminados na primeira ronda por Robin Haase e Guillermo Garcia Lopez, respectivamente.

    Os quatro tenistas portugueses que participaram no quadro principal foram Frederico Ferreira Silva, Gastão Elias, João Sousa e Rui Machado, e apenas o último chegou à segunda ronda do torneio, onde foi eliminado por Borna Coric, depois de ter eliminado João Sousa num duelo de portugueses.

    2016 | NICOLÁS ALMAGRO CONSEGUIU O ÚLTIMO TÍTULO DA CARREIRA

    O tenista espanhol experiente Nicolás Almagro venceu o último título na categoria ATP na segunda edição do Estoril Open, depois de ter derrotado Pablo Carreño Busta na final por 6-7 (6); 7-6 (5); e 6-3. Para chegar à final, Almagro eliminou Frederico Ferreira Silva, João Sousa, Leonardo Mayer e Nick Kyrgios.

    Os dois principais cabeças-de-série foram Gilles Simon e Nick Kyrgios, que foram eliminados nos quartos de final e nas meias-finais, respectivamente.

    Os quatro tenistas portugueses que participaram na segunda edição da competição foram João Sousa, Gastão Elias, Pedro Sousa e Frederico Ferreira Silva. João Sousa tinha o estatuto de quarto cabeça-de-série, mas acabou por ser eliminado na segunda ronda pelo eventual vencedor do torneio.

    2017 | PABLO CARREÑO BUSTA CONSEGUIU NA SEGUNDA TENTATIVA

    Pablo Carreño Busta conseguiu a vingança do ano anterior e venceu a terceira edição do Estoril, após derrotar Gilles Muller por 6-2 e 7-6 (5). Pelo caminho, o tenista espanhol derrotou Tommy Robredo, Nicolás Almagro e David Ferrer.

    Os dois principais cabeças-de-série da prova foram Pablo Carreño Busta, que venceu o torneio, e Richard Gasquet, que foi eliminado na terceira ronda pelo Kevin Anderson.

    Os cinco tenistas portugueses que participaram foram Gastão Elias, João Sousa, Frederico Ferreira Silva, Pedro Sousa e João Domingues – João Sousa foi eliminado na primeira ronda apesar de ser o sexto cabeça-de-série; e os restantes na segunda ronda da competiçã, com destaque para a vitória de João Domingues, que tinha garantido a entrada no quadro principal através da qualificação, sobre Kevin Edmund, sétimos cabeça-de-série.

    2018 | JOÃO SOUSA TORNOU-SE NO CONQUISTADOR

    Primeira vez na história da competição, um tenista português venceu o Estoril Open.Na quarta edição da prova, João Sousa, que no ano anterior tinha sido eliminado na primeira ronda, conquistou o torneio, após derrotar Francis Tiafoe na final por um duplo 6-4. Até à final, João Sousa eliminou Daniil Medvedev, Pedro Sousa, Kevin Edmund e Stefanos Tsitsipas. Um trajeto muito sofrido.

    Os primeiros dois cabeças-de-série foram Kevin Anderson e Pablo Carreño Busta, que foram eliminados na segunda ronda e nas meias-finais, respectivamente.

    Os cinco tenistas portugueses que participaram no ano anterior voltaram a marcar presença no quadro principal de 2018. João Sousa venceu a competição, enquanto Pedro Sousa foi eliminado na segunda ronda e Frederico Ferreira Silva, João Domingues e Gastão Elias foram eliminados na primeira ronda.

    2019 | STEFANOS TSITSIPAS MOSTRA SERVIÇO

    A última edição antes da pandemia da COVID-19 foi conquistada por Stefanos Tsitsipas, que derrotou na final Pablo Cuevas por 6-3 e 7-6 (4). Antes de ter chegado ao derradeiro jogo, Tsitsipas derrotou Guido Andreozzi, João Domingues e David Goffin.

    Os primeiros dois cabeças-de-série foram Stefanos Tsitsipas, que venceu a prova, e Fabio Fognini, que desistiu do torneio antes do início dos jogos da quadra principal.

    Os tenistas portugueses que jogaram foram João Sousa, João Domingues e Pedro Sousa. A defesa do título de João Sousa terminou na segunda ronda, enquanto João Domingues foi eliminado nos quartos-de-final e Pedro Sousa perdeu na primeira ronda.

    2021 | ALBERT RAMOS REFORÇOU HEGEMONIA ESPANHOLA NA COMPETIÇÃO

    A primeira edição após o início da COVID-19 foi conquistada por Albert Ramos, que derrotou Cameron Norrie por 4-6; 6-3; e 7-6 (3). O tenista espanhol derrotou Fernando Verdasco, Pierre Hugues Herbert, Corentin Moutet e Alejandro Davidovich Fokina para chegar à final da competição.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Denis Shapovalov, que foi eliminado logo na segunda ronda por Corentin Moutet, e Cristian Garin, que foi eliminado na terceira ronda por Cameron Norrie.

    Os tenistas portugueses nesse ano foram João Sousa, que foi eliminado na primeira ronda por Norrie, e Nuno Borges, que venceu Jordan Thompson na primeira ronda e foi eliminado de seguida por Marin Cilic.

    2022 | SEBASTIAN BÁEZ NÃO DEIXOU FRANCIS TIAFOE SER FELIZ NA SEGUNDA TENTATIVA

    Sebastian Báez conquistou a edição de 2022 do Estoril Open, após ter derrotado Francis Tiafoe, que voltou a perder na final, por 6-3 e 6-2. Até chegar à final, o tenista argentino derrotou João Sousa, Marin Cilic, Richard Gasquet e Albert Ramos.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Félix Auger Aliassime, que foi eliminado na terceira ronda por Corentin Moutet, e Diego Schwartzman, que desistiu da prova.

    Os tenistas portugueses nesse ano foram, novamente, Nuno Borges, que foi eliminado por Tiafoe na segunda ronda, e João Sousa, que perdeu na primeira ronda para o eventual vencedor do torneio.

    2023 | CASPER RUUD REFORÇOU ESTATUTO DE REI DO ATP 250

    Casper Ruud voltou a fazer das suas e venceu mais um torneio da categoria ATP 250 no ano passado em Estoril. O tenista da Noruega derrotou Miomir Kecmanovic no derradeiro jogo por 6-2 e 7-6 (3). Para chegar ao último jogo, Ruud derrotou João Sousa, Sebastian Báez e Quentin Halys.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Casper Ruud, que venceu o torneio, e Hubert Hurkacz, que foi eliminado logo na segunda ronda por Bernabe Zapata Miralles.

    No ano passado, houve quatro tenistas de Portugal, sendo eles João Sousa, Nuno Borges, Pedro Sousa e Henrique Rocha, naquela que foi a última participação neste torneio para Pedro Sousa. Apenas João Sousa chegou ao segundo jogo, onde perdeu para o eventual vencedor.

    2024 | HUBERT HURKACZ CONQUISTOU PELA PRIMEIRA VEZ UM TORNEIO EM TERRA BATIDA

    A mais recente edição do torneio foi vencida por Hubert Hurkacz que venceu o seu primeiro torneio em terra batida, após ter derrotado Pedro Martínez na final por 6-3 e 6-4. O percurso do tenista polaco até à final consistiu em derrotar Jan Choinski, Pablo Llamas Ruiz e Cristian Garin.

    Os dois primeiros cabeças-de-série desta edição foram Casper Ruud, que foi eliminado nas meias-finais por Pedro Martínez, e Hubert Hurkacz, que venceu a prova. Quase aconteceu uma final entre os primeiros dois cabeças-de-série na história do Estoril Open.

    Os tenistas portugueses que participaram na quadra principal deste ano foram João Sousa, Nuno Borges, Jaime Faria e Henrique Rocha, naquela que foi a despedida de João Sousa da modalidade. Apenas Nuno Borges ultrapassou a primeira ronda, sendo que foi eliminado nos quartos-de-final por Cristian Garin.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.