A polémica Melbourne vs Adelaide | Open da Austrália

- Advertisement -

A tentativa do ATP de fazer com que, este ano, o circuito possa ter um decurso mais normal do que o ano passado levou a que se tomasse decisões um pouco ousadas e arriscadas, alguns poderão até considerá-las teimosas e muito irresponsáveis.

Uma destas decisões veio no sentido de tentar garantir a realização dos torneios calendarizados, em especial os Grand Slam.

A Tennis Australia, que organiza o primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open, fez, e está a fazer, de tudo para que o torneio decorra com o mínimo de risco possível, não só para os jogadores, mas, em particular, para os australianos que, fruto de ações e dedicação individual e coletiva, conseguiram conter a pandemia.

Sempre com o objetivo de minimizar ao máximo os riscos, foi criado um elaboradíssimo protocolo sanitário, e é aqui que começa o “problema”. Aos jogadores foi dito que teriam de fazer uma quarentena restrita de 14 dias num hotel, em Melbourne, designado pela organização e que apenas se poderiam fazer acompanhar por um membro da sua equipa técnica ou família. Nas regras para esta quarentena constava a obrigação dos jogadores permanecerem no seu quarto de hotel durante 19 horas por dia. Nas restantes cinco, os jogadores teriam de encaixar os treinos, quer seja em court ou ginásio.

A um lote muito restrito de jogadores, os mais cotados, foi dado o privilégio de poderem fazer a quarentena num hotel diferente, em Adelaide, e com um protocolo sanitário muito diferente. Os jogadores, que até teriam melhores condições no quarto, estavam muito menos limitados a este espaço e as horas de ginásio não contariam para o plafond diário de período fora do quarto. Foi-lhes permitido, também, que se pudessem fazer acompanhar por mais elementos da sua equipa técnica.

Este duplo critério causou polémica e Djokovic tentou fazer-se ouvir, num misto de crítica e sugestão, junto da organização. O sérvio que, naturalmente, foi um dos beneficiados desta dualidade de critérios mostrou-se bastante solidário com os seus colegas de Melbourne apelando à organização, nomeadamente, que aliviasse as restrições impostas. A Tennis Australia mostrou-se sempre bastante intransigente e nunca pareceu interessada a sequer discutir essa possibilidade deixando as críticas de Djokovic cair em saco roto.

A juntar a esta situação, já por si, bastante complicada, nos charters, vindos de várias partes do mundo, expressamente incumbidos de trazer os jogadores para a Austrália, houve quem testasse positivo, o que fez com que todos os passageiros dos respetivos aviões fossem obrigados a uma quarentena ainda mais restrita com a total impossibilidade de saída dos quartos durante o período de 14 dias.

Sem a possibilidade de fazer treino de court nem de ginásio, foram muitos os vídeos que circularam pelas redes sociais de treinos improvisados nos respetivos quartos de hotel. Os dois portugueses que estão na Austrália para disputar o torneio, Pedro Sousa e Frederico Silva (João Sousa, apesar de ter qualificação direta, viu-se obrigado a desistir da sua participação depois de ter testado positivo para COVID-19), sofreram na pele esta situação, num caso de uma forma direta, já que Frederico Silva estava num dos três voos que entrou em quarentena restrita, e no outro caso de forma indireta, uma vez que Pedro Sousa iria ter como parceiro de treinos o canadiano Vasek Pospisil que também estava num desses voos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Frederico Silva (@fredsilva95)

A situação foi muito complicada e, ainda que haja uma natural consciência da necessidade destas restrições, foram (e são) muitos aqueles que questionaram a forma desigual como muitos vão chegar ao primeiro torneio do Grand Slam de 2021. Agora que já passou a quarentena e esta situação está, bem ou mal, ultrapassada, seguem-se os torneios de preparação e a ATP Cup, que serão uma boa forma de avaliar um possível impacto desta dualidade de critérios.

Foto de Capa: ATP Tour

José Maria Reis
José Maria Reishttp://www.bolanarede.pt
O Zé Maria é neste momento estudante daquele que ele espera ser o último ano de Economia no ISCTE. Desde muito cedo que começou a praticar vários desportos exceto, ao contrário da regra geral, futebol porque chamar pé esquerdo ao seu pé direito é um elogio. Mais tarde percebeu que era com uma raquete de ténis na mão que mais gostava de passar o tempo e foi aí que começou a crescer a grande paixão que tem pelo ténis. Vê e acompanha muito desporto, mas o ténis e o futebol, sobretudo o seu Sporting, são a sua perdição.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Fernandes anunciado como o Wildcard do Estoril Open

Pedro Fernandes será o wildcard para a fase de qualificação do Millennium Estoril Open. O português vai começar a treinar no Rafa Nadal Academy.

Cristiano Ronaldo ‘contrata’ piloto Fermín Aldeguer para a AVA

O piloto da MotoGP, Fermín Aldeguer, é o novo membro da Advanced Recovery for Athletes (AVA), uma de várias empresas de Cristiano Ronaldo.

Futsal: Sporting marca sete no Fundão e Benfica goleia o Caxinas

O Sporting venceu por 7-1 na visita ao Fundão e o Benfica derrotou o ADCR Caxinas por 5-1, na Primeira Liga de Futsal.

PSV de olho na contratação de lateral português para a próxima temporada

O PSV quer contar com Thierry Correia para a próxima época. O lateral português é visto como um sucessor a Sergiño Dest, que está a ser apontado à saída no mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica não convence Lyon de Paulo Fonseca e pode sair da equipa no final da temporada

Roman Yaremchuk não convence em França. O Lyon, de Paulo Fonseca, tem uma clausula de opção de compra, mas está com dúvidas para avançar para a aquisição definitiva.

Governo emite comunicado no seguimento das audiências com Sporting e FC Porto

Após as audiências do Sporting e FC Porto com a Ministra do Desporto, o Governo emitiu um comunicado oficial, apelando a «atuação responsável».

Celta de Vigo anuncia renovação com Claudio Giráldez por mais uma temporada

O Celta de Vigo renovou o contrato de Claudio Giráldez. O treinador espanhol estendeu o vínculo com a equipa de Vigo por mais uma temporada.