A polémica Melbourne vs Adelaide | Open da Austrália

- Advertisement -

A tentativa do ATP de fazer com que, este ano, o circuito possa ter um decurso mais normal do que o ano passado levou a que se tomasse decisões um pouco ousadas e arriscadas, alguns poderão até considerá-las teimosas e muito irresponsáveis.

Uma destas decisões veio no sentido de tentar garantir a realização dos torneios calendarizados, em especial os Grand Slam.

A Tennis Australia, que organiza o primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open, fez, e está a fazer, de tudo para que o torneio decorra com o mínimo de risco possível, não só para os jogadores, mas, em particular, para os australianos que, fruto de ações e dedicação individual e coletiva, conseguiram conter a pandemia.

Sempre com o objetivo de minimizar ao máximo os riscos, foi criado um elaboradíssimo protocolo sanitário, e é aqui que começa o “problema”. Aos jogadores foi dito que teriam de fazer uma quarentena restrita de 14 dias num hotel, em Melbourne, designado pela organização e que apenas se poderiam fazer acompanhar por um membro da sua equipa técnica ou família. Nas regras para esta quarentena constava a obrigação dos jogadores permanecerem no seu quarto de hotel durante 19 horas por dia. Nas restantes cinco, os jogadores teriam de encaixar os treinos, quer seja em court ou ginásio.

A um lote muito restrito de jogadores, os mais cotados, foi dado o privilégio de poderem fazer a quarentena num hotel diferente, em Adelaide, e com um protocolo sanitário muito diferente. Os jogadores, que até teriam melhores condições no quarto, estavam muito menos limitados a este espaço e as horas de ginásio não contariam para o plafond diário de período fora do quarto. Foi-lhes permitido, também, que se pudessem fazer acompanhar por mais elementos da sua equipa técnica.

Este duplo critério causou polémica e Djokovic tentou fazer-se ouvir, num misto de crítica e sugestão, junto da organização. O sérvio que, naturalmente, foi um dos beneficiados desta dualidade de critérios mostrou-se bastante solidário com os seus colegas de Melbourne apelando à organização, nomeadamente, que aliviasse as restrições impostas. A Tennis Australia mostrou-se sempre bastante intransigente e nunca pareceu interessada a sequer discutir essa possibilidade deixando as críticas de Djokovic cair em saco roto.

A juntar a esta situação, já por si, bastante complicada, nos charters, vindos de várias partes do mundo, expressamente incumbidos de trazer os jogadores para a Austrália, houve quem testasse positivo, o que fez com que todos os passageiros dos respetivos aviões fossem obrigados a uma quarentena ainda mais restrita com a total impossibilidade de saída dos quartos durante o período de 14 dias.

Sem a possibilidade de fazer treino de court nem de ginásio, foram muitos os vídeos que circularam pelas redes sociais de treinos improvisados nos respetivos quartos de hotel. Os dois portugueses que estão na Austrália para disputar o torneio, Pedro Sousa e Frederico Silva (João Sousa, apesar de ter qualificação direta, viu-se obrigado a desistir da sua participação depois de ter testado positivo para COVID-19), sofreram na pele esta situação, num caso de uma forma direta, já que Frederico Silva estava num dos três voos que entrou em quarentena restrita, e no outro caso de forma indireta, uma vez que Pedro Sousa iria ter como parceiro de treinos o canadiano Vasek Pospisil que também estava num desses voos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Frederico Silva (@fredsilva95)

A situação foi muito complicada e, ainda que haja uma natural consciência da necessidade destas restrições, foram (e são) muitos aqueles que questionaram a forma desigual como muitos vão chegar ao primeiro torneio do Grand Slam de 2021. Agora que já passou a quarentena e esta situação está, bem ou mal, ultrapassada, seguem-se os torneios de preparação e a ATP Cup, que serão uma boa forma de avaliar um possível impacto desta dualidade de critérios.

Foto de Capa: ATP Tour

José Maria Reis
José Maria Reishttp://www.bolanarede.pt
O Zé Maria é neste momento estudante daquele que ele espera ser o último ano de Economia no ISCTE. Desde muito cedo que começou a praticar vários desportos exceto, ao contrário da regra geral, futebol porque chamar pé esquerdo ao seu pé direito é um elogio. Mais tarde percebeu que era com uma raquete de ténis na mão que mais gostava de passar o tempo e foi aí que começou a crescer a grande paixão que tem pelo ténis. Vê e acompanha muito desporto, mas o ténis e o futebol, sobretudo o seu Sporting, são a sua perdição.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nelson Évora: «Dava todas as minhas medalhas, para poder voltar atrás e poder repetir tudo com o Pedro Pichardo»

Em entrevista ao Expresso, Nelson Évora abordou a "traição" do Benfica e do treinador João Ganso. O atleta do triplo salto também falou sobre a sua polémica com Pedro Pichardo.

Vincent Kompany admite quem foi o adversário mais difícil que enfrentou: «Messi e Ronaldo são fenómenos, mas…»

Vincent Kompany em entrevista ao clube de fãs do Bayern Munique falou abertamente sobre a sua carreira tanto de treinador como de jogador.

Philippe Coutinho assume cansaço e finaliza ligação com o Vasco da Gama

Philippe Coutinho anunciou nas redes sociais que vai deixar o Vasco da Gama, clube que representa desde o verão passado na sua segunda passagem.

Edenílson confirmado como reforço do Botafogo

O Botafogo anunciou a contratação de Edenílson, que rescindiu com o Grémio. O médio de 36 anos assinou até ao final de 2026, e esteve ao serviço do Grémio quase dois anos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Gomes confirmado como reforço do Columbus Crew da MLS

André Gomes deixa o Lille e prossegue a carreira na Columbus Crew, clube da MLS, após disputar apenas dois jogos na presente temporada.

Gustavo Guerra assina primeiro contrato profissional com o FC Porto

Gustavo Guerra assinou o primeiro contrato profissional da carreira e prolongou a ligação ao FC Porto, clube que representa desde 2016.

Borussia Dortmund confima contratação de Kauã Prates

O Borussia Dortmund assegurou a contratação de Kauã Prates junto do Cruzeiro. O defesa-esquerdo de 17 anos integra o emblema alemão em agosto, quando completar 18 anos.